Grupo Ageas Portugal: Um passo à frente no sector segurador
O Grupo Ageas Portugal assume, desde 2005, o seu papel como um dos principais players no mercado segurador nacional. No entanto, alargou recentemente o seu posicionamento à prestação de serviços, através das diferentes marcas que lançou, “Para além dos seguros”. Hoje, assume-se como um grupo sólido e relevante no tecido empresarial português, o que lhe conferiu em 2020 a distinção de “Melhor Grupo Segurador”, pela Capital Finance International (CFI.co).
A aposta faz parte de uma estratégia de diversificação e de complementaridade centrada na apresentação de produtos, mas também na prevenção, protecção e assistência, com propostas de valor acrescentado para os seus clientes, com o objectivo final de proporcionar uma experiência emocional e relevante nas suas vidas.
O universo Ageas é composto, assim, por dez marcas, divididas por duas grandes áreas. A dos Seguros, onde se incluem as marcas Ocidental, Médis, Seguro Directo, Ageas Pensões e Ageas Seguros; e a área “Para além dos seguros”, da qual fazem parte a Go Far e a Clínica Médis – que resultam de duas fortes parcerias -, a Ageas Repara, o Mundo Ageas e a Kleya.
Adicionalmente, o grupo agrega a Fundação Ageas, uma IPSS que visa a prossecução de fins de solidariedade social na comunidade. Actua essencialmente em três eixos: o voluntariado corporativo, em que são apoiadas instituições de solidariedade social através do contributo de colaboradores do grupo, mediadores e familiares, onde se insere o projecto “Chamada Amiga”, para fazer face ao isolamento dos nossos seniores; o empreendedorismo e inovação social, que consiste na capacitação e promoção da inclusão de pessoas socialmente fragilizadas através de acções como o programa “Relança-te – Escola de Impacto Online”; e o impacto social sustentável, a pensar num futuro melhor nas áreas da saúde, educação e inclusão.
Para o Grupo Ageas Portugal, o território da cultura e das artes, mais do que uma aposta estratégica, é uma escolha óbvia, precisamente por ver na cultura um encaixe perfeito com a sua actividade central: o mundo dos seguros – que nada mais é do que um mundo de protecção e de prevenção. Por isto, as pessoas são o centro da sua actividade: os seus clientes, os seus parceiros e todos os seus stakeholders. E isto tem tudo a ver com emoções, com momentos-chave da vida das pessoas onde pode fazer a diferença. O mundo da cultura e das artes é também um mundo de emoções, de experiências, de criação e de expressão. Estes dois mundos estão ligados e, para o Grupo Ageas Portugal, funcionam de forma complementar.
Marcas de seguros
Uma das marcas mais antigas do Grupo Ageas Portugal é a Ocidental, fundada em 1987, assumindo-se como a maior operadora de venda de seguros no canal bancário em Portugal, disponibilizando os seus produtos através de uma forte parceria com o Millennium bcp. A sua oferta é composta por um vasto leque de soluções Vida e Não Vida, visando a protecção de empresas e particulares, tanto no plano pessoal como patrimonial.
Respondendo às diferentes fases e necessidades dos seus clientes, a carteira de soluções Ocidental inclui a protecção da casa, saúde e acidentes pessoais, bem como produtos de reforma e outras soluções de poupança e investimento. A outra marca fundada em 1987 é a Ocidental Pensões, agora designada Ageas Pensões, após o processo de rebranding. Esta marca é líder nacional no mercado de fundos de pensões, ao gerir cerca de seis mil milhões de euros em activos, o que se traduz numa quota de mercado de 27,4%.
No âmbito da actividade de gestão de benefícios de reforma, analisa e propõe às empresas e aos seus colaboradores soluções flexíveis e com valor acrescentado, que lhes asseguram qualidade de vida e protecção para o futuro. O Investimento Responsável/ /ESG tem sido um foco da Ageas Pensões, seguindo desde há muito estes princípios nos seus investimentos.
A Médis, que este ano assinala 25 anos, afirmou-se ao longo do tempo como uma referência no sistema de saúde privado, criando um Serviço Pessoal de Saúde. Assume-se como pioneira e inovadora na oferta de diversos serviços, tendo sido a primeira a criar uma linha de triagem (disponível 24 horas, sete dias por semana), que esteve na génese da actual linha da Saúde 24.
Paralelamente, o investimento na digitalização, através da criação de uma app, com possibilidade de submeter despesas médicas de forma rápida, ter acesso directo a consultas por videochamada e aceder ao historial, tornou a gestão da saúde dos clientes muito mais simples, eficaz e personalizada. A criação de novos seguros, como o Médis Dental, o estabelecimento de parcerias e o reforço da protecção oncológica foram fundamentais para o crescimento da marca. Desde o aparecimento da pandemia de Covid-19, em 2020, que houve uma adaptação ao contexto, com a comparticipação de testes, o reforço da linha de atendimento médico online (que permite a realização de consultas à distância), a entrega gratuita de medicamentos e um avaliador de sintomas Covid-19, disponível para todos (clientes e não clientes) no site da Médis.
Já este ano, lançou o Programa Bebé Médis e uma plataforma que pretende contribuir para o debate alargado da saúde em Portugal denominada por “A Saúde dos Portugueses: um BI em nome próprio”.
Também prestes a celebrar 25 anos está a Seguro Directo, a operar desde 1996 no sector automóvel português. Foi pioneira na comercialização de seguros para automóveis através de telefone e internet, com uma linguagem simples e clara. Recentemente, renovou a sua identidade visual com o mote “mais simples do que pensa”, posicionando-se como a seguradora que está sempre presente na vida dos seus clientes, que os acompanha e protege, através de uma forte presença digital e de uma linha de atendimento que dá fácil resposta a todas as necessidades. Este ano, associou-se ao prémio anual “Seguro Directo Carro do Ano” como patrocinador oficial, o mais antigo e prestigiado galardão da indústria automóvel em Portugal. O objectivo é demonstrar o seu foco na inovação e na segurança na condução. Além disso, continuará a promover o Turismo dentro do nosso País com a iniciativa “Directo à Escapadinha”.
A marca mais nova do Grupo Ageas Portugal, dentro do segmento de seguros, é a Ageas Seguros, que em 2021 completa cinco anos, apesar da sua longa história dedicada ao mundo da protecção e dos seguros. Para comemorar o 5.º aniversário e agradecer a confiança de milhares de clientes, de parceiros e de colaboradores, a marca proporcionou um concerto digital com a artista Aurea.
Desde 2016 que a marca disponibiliza produtos e serviços adaptados às necessidades dos seus clientes, através de uma alargada rede de distribuição de mediadores de norte a sul e ilhas.
A seguradora desenvolve, segue e implementa uma estratégia com foco na protecção dos seus clientes, tendo por base a assinatura “Um mundo para proteger o seu”. Tem- -se afirmado ainda nas áreas de consultoria, análise de negócios e no apoio às PME, no sentido de promover boas práticas ao nível da prevenção, como são exemplo o serviço Prevenção e Análise de Risco e o Prémio Inovação em Prevenção. Para além disso, aposta na preservação de uma relação próxima e duradoura com Ordens Profissionais.
Está ainda em curso a renovação das lojas Ageas Seguros de norte a sul, reforçando o posicionamento estratégico da marca, apostando num conceito de loja premium, mais próximo das pessoas e colorindo o mundo dos seguros.
Marcas “Para além dos seguros”
A ambição crescente do grupo em ser relevante na vida diária das pessoas, fortalecendo relações que vão mais longe do que a simples venda de um seguro ou a gestão de um acidente, fez com que fossem criadas soluções que respondem às necessidades mais prementes dos clientes.
A Go Far foi a primeira marca “além dos seguros”, criada em 2018, resultando de uma parceria entre a Médis e a Associação Nacional de Farmácias (ANF). Esta permite que cada cidadão monitorize o seu estado de saúde ao longo da vida, com acesso a serviços farmacêuticos e de bem-estar. Desde o seu lançamento, os clientes Médis ficaram, de imediato, com acesso a uma série alargada de serviços prestados nas farmácias, em condições preferenciais, entre os quais: avaliação do índice de massa corporal, administração de vacinas e injectáveis ou medição de pressão arterial e da frequência cardíaca, prestados por farmacêuticos e outros profissionais de saúde, como nutricionistas. Por outro lado, os portugueses detentores do cartão Saúda, das Farmácias Portuguesas, têm condições especiais de adesão aos seguros de saúde Médis Saúda. A rede de farmácias prestadoras da Médis possibilita que os clientes Médis tenham o reembolso automático dos serviços financiados. Durante este ano, foi lançado o serviço de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica de Cardiologia, permitindo a realização de exames de cardiologia nas Farmácias Portuguesas.
No mesmo ano foi lançada a Clínica Médis, que democratizou o acesso à saúde oral, de norte a sul do País, acessível a todos os portugueses, mesmo os que não têm seguro de saúde Médis. Depois da abertura da primeira clínica nas Amoreiras, seguiu-se o plano de expansão em Lisboa, Almada, Aveiro, Porto e Oeiras, contando neste momento com um total de 10 clínicas. Destaca-se o elevado nível de satisfação e de fidelização dos pacientes, devido à implementação de uma experiência de cliente diferente e inovadora.
Em 2019, surgiu a Ageas Repara, uma empresa que se dedica à detecção e diagnóstico de fugas e humidades, através de métodos não destrutivos. Mas a Ageas Repara não se limita a dar resposta a problemas reportados, efectuando ainda recomendações de prevenção e manutenção, de modo a mitigar problemas futuros.
Durante 2020, a empresa realizou cerca de 2000 missões, tendo uma taxa de satisfação de 4,8 em 5. Este ano, está previsto o alargamento deste serviço para a região centro, destinado a clientes fora do mercado segurador, individuais ou empresariais.
No ano passado, em pleno confinamento devido à pandemia por Covid-19, ficou online o Mundo Ageas, uma plataforma de serviços que coloca, em contacto directo, clientes com a necessidade de realização de serviços correntes do dia-a-dia e prestadores de serviços, que oferecem várias soluções. Tem actualmente disponível um conjunto de mais de 800 serviços e conta com uma rede de mais de 15 mil profissionais preparados para dar resposta às necessidades dos clientes.
Ainda em 2020 o Grupo Ageas Portugal adquiriu a Kleya, uma empresa que presta um serviço global e facilitador do processo de estabelecimento de residentes estrangeiros em Portugal. Uma one-stop shop que presta consultoria independente, oferecendo soluções integradas e adaptadas às necessidades abrangentes de clientes estrangeiros (reformados, trabalhadores realocados ou estudantes), que desejam viver ou investir em Portugal, bem como o mais recente fenómeno de teletrabalho.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.