Galp: O segredo da felicidade

A crescente imprevisibilidade do mundo em que vivemos fez aumentar a importância das relações que dão estabilidade às nossas vidas e se isso é verdade nas nossas vidas pessoais, não o é menos no quotidiano das marcas. E mais ainda se essas relações nos ajudarem a adaptarmo-nos às necessidades dos novos tempos.

É essa, cada vez mais, a filosofia das diversas ferramentas através das quais a Galp e os seus clientes aprofundam e intensificam o seu relacionamento.

O mecanismo mais popular de fidelização de clientes particulares da Galp, através do programa de fidelização Cartão Continente, abrange um universo de quase dois milhões de pessoas, tendo atribuído descontos de mais de 25 milhões de euros desde o início do ano – o que elevou o total de descontos acumulados desde o início do programa, em 2013, para cerca de 280 milhões de euros.

Esta parceria é, ela própria, fruto de um relacionamento de entrega e compromisso de longo prazo com outra grande marca nacional, o Continente. Através desta parceria, os clientes acumulam saldo em cartão que podem descontar posteriormente nas compras numa rede alargada de parceiros (Well’s, MO, Meu Super, Zippy, Bagga, note!, supermercados Go Natural, ZU, Pizza Hut, Pans & Company, KFC, Ó’Kilo, Pasta Caffé, Taco Bell, Miit e Sol).

Se forem clientes de gás e electricidade da Galp, acedem a descontos ainda maiores na sua factura de energia, no combustível e em garrafas de gás.

Em termos de clientes empresariais, a oferta de cartões da Galp centra-se em duas grandes famílias: os Cartões Frota Corporate e Professional (cartões de crédito), que representam cerca de sete mil clientes aos quais correspondem cerca de 350 mil cartões emitidos no território continental; e os Cartões Business (cartão de desconto) para pequenas e médias empresas, adoptados por cerca de 30 mil clientes, que agregam cerca de 700 mil cartões activos.

Os cartões Frota são cartões de crédito, os Business são apenas de desconto.

A principal mais-valia da Galp no relacionamento com os seus clientes é, sem qualquer dúvida, oferecer a maior rede de abastecimento em território nacional e a terceira maior da Península Ibérica, abrangendo uma rede na ordem das 1400 estações de serviço.

A oferta de produtos na rede Galp é cada vez mais alargada, respondendo à evolução das necessidades dos clientes, nomeadamente dos clientes frota, incluindo não apenas os combustíveis tradicionais – gasóleo e gasolina – como também alternativas energéticas mais sustentáveis, como o GPL, o GNV e a electricidade.

A evolução desta oferta é, cada vez mais, um sinal dos tempos e de como o futuro da Galp e o dos seus clientes se encontram ligados de forma quase umbilical. A resposta às preocupações climáticas é o principal catalisador de mudança no mundo em que vivemos. Todos temos que adoptar novas formas de gerir as nossas necessidades energéticas e essa mudança só será bem sucedida se a Galp for capaz de oferecer os mecanismos que permitam que os seus clientes façam a transição para um modelo energético mais sustentável, reforçando a sua competitividade. Por outro lado, esta nova transformação da Galp só será conseguida se os seus clientes abraçarem igualmente este compromisso com as gerações futuras.

Os esforços da Galp nessa matéria têm sido inequívocos, mesmo quando comparados com os de empresas de maior dimensão.

A Galp foi a primeira empresa a disponibilizar um tarifário para a mobilidade eléctrica e hoje a electricidade faz parte da oferta básica de mobilidade da Galp, incluindo para a adopção de modelos de mobilidade mais sustentáveis por parte das empresas na gestão e transformação das suas frotas, disponibilizando as ferramentas para a sua electrificação, bem como para a introdução de conceitos como o das frotas partilhadas e conceitos como o fleet management, energy and electrification guidance, e Mobility as a Service.

Estes serviços contam com o suporte da Flow, uma empresa nascida no universo do CEiiA, que foi responsável pelo lançamento da plataforma Mobi.e, que gere todo o sistema de mobilidade eléctrica nacional, pela plataforma de mobilidade e transportes públicos do concelho de Cascais – a MobiCascais – e por diversas redes de meios partilhados que mudaram a forma como hoje vemos a mobilidade urbana.

A Flow está focada na entrega de aplicações comerciais da sua solução de gestão de mobilidade sustentável, ajudando as empresas a planear, a aplicar e a gerirem todos os aspectos relacionados com a electrificação das suas frotas. Este tipo de ferramentas já se encontra disponível para as frotas auto, integrada na oferta Galp.

Em termos concretos, para além do fornecimento de energia para a mobilidade, a Galp, através da Flow, disponibiliza e instala soluções de carregamento em áreas privadas, tanto integradas na rede Mobi.e como com gestão privada.

A Galp quer ser uma parceira de confiança das empresas portuguesas neste processo de transformação e opera uma rede que já ultrapassa os 500 pontos de carregamento eléctrico em postos de abastecimento, centros comerciais, parques de estacionamento e na via pública.

Desde a colocação do primeiro ponto de carregamento rápido num posto de combustível em 2011, foram sendo adicionados novos pontos de carregamento rápido nas auto- -estradas e, no último ano, a rede acabou por registar uma maior aceleração do seu crescimento. Assim, estão actualmente em operação 46 pontos de carregamento rápido nos postos Galp das principais auto-estradas e centros urbanos do País.

A capacidade de sobrevivência de qualquer relação depende apenas da aplicação quotidiana da fórmula da felicidade. A boa notícia é que o segredo é simples… basta existir alinhamento de objectivos; entreajuda e complementaridade na ultrapassagem das dificuldades que surjam no caminho; boa comunicação; empenho de cada um dos parceiros em reinventar e tornar sempre nova a relação.

Na Galp, procuram aplicar esta receita todos os dias. Porque só são felizes enquanto são capazes de fazer os seus clientes felizes.

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