Filorga: Quem resiste a uma oferta Filorga?
O Cartão Clube Prestígio Filorga é uma ferramenta de fidelidade da Filorga, exclusiva para o mercado português, que pretende recompensar os consumidores mais fiéis dos produtos Filorga em Portugal.
Trata-se de uma ferramenta que foi lançada em 2011, com o objectivo de promover a venda de produtos nas farmácias, ajudando ao sell out. Este programa surgiu um ano após a marca francesa ter chegado ao mercado nacional, nomeadamente ao canal farmácia, com um portefólio de produtos bastante reduzido à época, não se comparando com a amplitude e oferta da marca actualmente.
Este cartão, em formato físico, apresentava uma mecânica simples. Na compra de quatro produtos, o consumidor recebia um produto da marca de oferta e à sua escolha.
Vamos aos pormenores: este programa exclusivo de Portugal consistia em colar no cartão os selos com código CNP, aplicado apenas e somente nos produtos vendidos no País. O produto de oferta era escolhido pela consumidora, tendo em conta o valor médio dos quatro produtos adquiridos.
Ao longo dos anos este cartão tornou-se numa prova de valor aos olhos dos consumidores, que cada vez mais aderiam à marca, criando uma rotina 100% ou quase à base de produtos Filorga.
Quando a marca chegou a Portugal, em 2010, o mercado ainda estava fragilizado economicamente pela crise, e a Filorga surge com um preço elevado comparativamente a outras marcas presentes no canal de farmácia. No entanto, teve de imediato um óptimo reconhecimento da sua qualidade neste canal e também junto dos médicos que a prescreviam e continuam actualmente a prescrever.
Cartão Clube Prestígio Filorga em 2020
Desde o lançamento do programa, os cartões eram processados directamente pela marca, que por sua vez providenciava o produto de oferta ao consumidor, após recepção do cartão devidamente preenchido. O programa foi-se tornando mais exigente e actualmente obedece à compra de sete produtos, oferecendo um produto.
Mas não foi apenas isso que mudou. Em 2019, com as leis sobre a protecção de dados, foi necessária uma adaptação deste programa para garantir uma recolha legítima dos dados dos consumidores e foi também um momento que levou a pensar e repensar a forma como a marca comunica com os seus consumidores. Estes factos deram origem a novas acções neste campo.
Em 2020 este programa veio dar às consumidoras uma vantagem: a possibilidade de trocar o cartão preenchido por um produto de forma imediata na farmácia, libertando- -os assim de algum período de espera entre o envio do cartão preenchido e a recepção do seu produto de oferta.
Em 2020, este programa trouxe um benefício adicional: todos os consumidores que pertencem ao Clube Prestígio Filorga recebem um produto de oferta no seu aniversário.
Em matéria de comunicação, através de uma newsletter regular, os consumidores estão também a par de todas as novidades do universo Filorga em primeira mão, bem como campanhas, edições especiais, entre outras vantagens.
De futuro a marca pretende que este programa reúna mais vantagens e benefícios , com forma de agradecer e premiar a fidelidade dos consumidores.
Esta foi desde sempre uma ferramenta com grande adesão e recentemente a marca desenvolveu uma estratégia de comunicação desta ferramenta como easy-guide, para conhecer melhor o programa e como aderir ao mesmo. Existe inclusive um vídeo no YouTube onde é possível ver, passo a passo, os detalhes sobre o programa de fidelização.
A adesão pode ser feita nas farmácias e parafarmácias. Depois basta retirar as etiquetas em português coladas no celofane dos produtos adquiridos em Portugal e colá-las no cartão pessoal. De seguida há que coleccionar sete etiquetas de sete produtos adquiridos, preencher os respectivos preços das compras Filorga no cartão. No final, deve calcular a média dos preços dos produtos que adquiriu e preencher o respectivo espaço no referido cartão. E chega o desejado momento em que o consumidor pode escolher um produto de oferta de valor igual ou inferior ao preço médio dos produtos adquiridos. Para finalizar há que preencher todos os dados pessoais na secção “Os meus contactos”, autorizar o tratamento dos dados pessoais pela Filorga e entregar o cartão correctamente preenchido no ponto de venda onde adquiriu os produtos, levando, de imediato, o produto Filorga de oferta. Uma acção, de resto, que foi amplificada nas redes sociais da marca, nomeadamente no Instagram e Facebook, para uma forte visibilidade junto dos seus seguidores.
Em 2019 e 2020 foram mais de 7200 as consumidoras que enviaram cartões completos ao abrigo do programa Clube Prestígio Filorga, num total de mais de 10 500 cartões. Em 2020, o Top 3 dos produtos mais escolhidos como oferta do cartão Clube Prestígio foram o Time-Filler Eyes creme de correçcão absoluta para olhos (PVPR 52 euros – 15 ml), o NCEF Essence loção hidratante e regeneradora (PVPR 47 euros – 150 ml) e o NCEF Reverse Eyes cuidado de olhos multicorrector (PVPR 71 euros – 15 ml).
Mais de quatro décadas de experiência
A Filorga, fundada em 1978 como o 1.º laboratório francês de medicina estética, começou por criar, desenvolver e fabricar injectáveis utilizados pelos maiores especialistas da medicina à escala mundial. Michel Tordjman, médico estético francês, apaixonado pela biologia celular, foi o fundador dos Laboratórios Filorga. As suas pesquisas sobre o envelhecimento cutâneo levaram-no a aprofundar a revitalização das células através da mesoterapia. Muito antes da explosão do botox, desenvolve, para o mundo médico, produtos injectáveis com ácido hialurónico e cria uma solução única de revitalização antienvelhecimento, que actua nos seis parâmetros- -chave de qualidade da pele: hidratação, rugas, firmeza, luminosidade, uniformidade e poros. Inicialmente injectada em mesoterapia antienvelhecimento nos consultórios médicos, esta solução única levará mais tarde ao aparecimento do NCEF, o complexo encapsulado utilizado na gama cosmética para permitir uma verdadeira penetração na pele.
Em 2007 a marca passa a disponibilizar ao público em geral a sua perícia em medicina estética, criando uma gama de cuidados antienvelhecimento revolucionários. Os Laboratórios Filorga lançam a sua gama de cosmética Medi-Cosmetique, inspirada na medicina estética. Produtos como Optim-Eyes e Meso- -Mask tornam-se best-sellers icónicos.
Ao longo dos últimos anos foram cerca de cinquenta referências, com um princípio nunca negado: conjugar uma eficiência óptima, clinicamente comprovada e visível, com texturas sensoriais e embalagens premium.
Hoje, a Filorga está em mais de 70 países.