Fidelidade: O que fazemos nada mais é do que o reflexo da nossa forma de estar
Os mais de 200 anos de experiência na protecção das famílias e das empresas sustentam a credibilidade do Grupo Fidelidade, que tem provado a sua solidez ao estar sempre presente quando as pessoas mais precisam. A proximidade, a superação e a inovação têm sido peças fundamentais para reinventar o passado com o futuro – criámos estratégias de sustentabilidade nas áreas de negócio, para poder dar resposta a questões sociais, ambientais e profissionais e fundir tudo isto no nosso universo. E focamo-nos nos grandes desafios: inclusão social, prevenção em saúde, envelhecimento da população, alterações climáticas e cultura.
Tendo bem presentes os compromissos com as pessoas, temos construído o nosso percurso de dentro para fora, de uma forma sustentada e sustentável.
Porque queremos que cada colaborador Fidelidade seja um embaixador de boas causas, promovemos internamente, através de um site próprio, o espírito de entreajuda e o enriquecimento pessoal, trazendo para dentro de casa vários temas do interesse de todos: saúde, família, literacia financeira e cultura, sem esquecer o voluntariado. E temos ainda um braço muito importante na nossa estratégia de responsabilidade interna – NOS, um Programa de Apoio Social para ajudar a responder às necessidades sociais e financeiras dos nossos colaboradores, em situações de carência ou necessidade.
Externamente e dirigido às instituições da economia social mantemos um prémio anual no valor de 500.000 euros, financiando projectos e apoiando na sua capacitação.
Na área da cultura cumprimos também a nossa responsabilidade social corporativa através da Fidelidade Arte – um espaço de exposições de arte contemporânea aberto ao público gratuitamente, onde têm exposto conceituados nomes da arte contemporânea.
E é desta forma, com o envolvimento de todos, que crescemos enquanto grupo, tentando ajudar o mundo à nossa volta, passo a passo, com a consciência de que ser sustentável é pensar o futuro actuando no presente.
A resposta à pandemia
Neste ano tão atípico de 2020 percebemos que as nossas pessoas precisaram ainda mais da Fidelidade e respondemos de imediato.
Em tempo recorde, 3200 pessoas ficaram em teletrabalho com todas as ferramentas necessárias ao seu conforto para trabalhar remotamente, foram criados horários realistas para aqueles que têm crianças em casa, e houve um acompanhamento diário dos mais afectados e dos mais ansiosos.
Ajudar a nossa comunidade (colaboradores, clientes, parceiros de negócio e entidades da economia social) a enfrentar a crise sanitária colocada pela Covid-19 tornou-se na primeira prioridade da Fidelidade, logo desde que as notícias que nos iam chegando nos alertavam para a gravidade da situação e para a necessidade de adoptar medidas de forma imediata.
Foram tomadas todas as medidas para salvaguardar a saúde dos colaboradores, mas também de todo o universo de pessoas com as quais estamos em contacto diariamente: clientes, mediadores, sinistrados.
Agora, mais do que nunca, precisamos que a resiliência que nos trouxe até aqui nos ajude a ultrapassar mais uma etapa deste desafio.
A vida não será a mesma pós-Covid
A crescente incerteza quanto às consequências económicas e sociais da actual pandemia questiona-nos.
Há que adoptar, de uma forma duradoura, uma atitude mais prudente no que respeita à poupança, e mais consciente no que respeita à solidariedade, ao ambiente, à nossa relação com o planeta.
Enquanto indivíduos e consumidores assistiremos, muito provavelmente, a uma grande alteração de comportamentos.
E é neste contexto de incertezas que o nosso lema, “para que a vida não pare”, assente na nossa visão humanista do mundo, ganha ainda mais sentido.
Fidelidade Comunidade
Em 2007 o Grupo Fidelidade desenvolveu, em conjunto com os seus colaboradores, uma política de envolvimento com a comunidade, focada em áreas relacionadas com as preocupações de negócio – prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas, assumindo como prioridade absoluta praticar um negócio responsável através do melhor serviço a clientes e lesados, parceiros e fornecedores. E foi criado o Fidelidade Comunidade, o Programa de Responsabilidade Social da Fidelidade, desenvolvido em duas vertentes, uma interna centrada no bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, e outra externa, cujo foco é o apoio à comunidade.
Foi em 2016 que revimos a nossa estratégia de actuação junto do 3.º sector e reorganizámos o Programa de Responsabilidade Social já existente.
Dessa reorganização, a nível externo surgiu o Prémio Fidelidade Comunidade – é o core, o mais mediático, e é com ele que damos corpo ao nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da sociedade, através do fortalecimento do sector social.
Mas mais do que falar do prémio, que já vai para a sua 4.ª edição, estamos agradavelmente surpreendidos pelo trabalho e resiliência das organizações sociais e pela sua capacidade de inovação.
Importa realçar o trabalho inestimável que fazem diariamente, que temos tido o privilégio de acompanhar, e que tem um contributo determinante para a sociedade em geral e para o sector social em particular.
Seja nos locais mais recônditos do Portugal distante, ou dentro dos grandes centros urbanos, há muitas necessidades que a sociedade civil e as empresas do sector privado podem ajudar a colmatar.
E por isso é um enorme privilégio saber que, por via do Prémio Fidelidade Comunidade, conseguimos contribuir para que as instituições nossas parceiras conseguissem fazer mais, fazer diferente, fazer melhor, chegar a mais beneficiários.
E, em resultado de tudo isto, reconhecer que, na verdade, recebemos muito mais do que aquilo que damos.
Foi logo em 2017, altura de lançamento do prémio que, de uma forma espontânea, começou a ser desenhado o conceito de Comunidade Fidelidade.
Esta ligação próxima às organizações da economia social, apoiadas pela Fidelidade, sempre existiu, mas a ideia de comunidade surge agora mais forte e com o peso de mais de cem entidades sociais, a que acrescentamos os colaboradores e parceiros de negócio da Fidelidade – um universo de milhares de pessoas com valências diferentes, mas com um único propósito: contribuir para uma vida mais igual.
Estamos muito atentos às necessidades das instituições que fazem parte da nossa Comunidade e actuamos sempre que possível, quer através da promoção de sinergias, entre si próprias ou entre si e a Fidelidade, quer através da doação de bens diversos, como, por ex., milhares de equipamentos de protecção individual de saúde, produtos de apoio e materiais hospitalares, mobiliário, material informático, etc., como aconteceu ao longo de todo o ano de 2020.
Em suma, com a Comunidade Fidelidade queremos construir pontes com todos os actores da economia social que, de uma forma ou de outra, se relacionam com a Fidelidade. Cruzar conhecimentos e experiências e tirar partido das suas competências, num modelo onde todos ficam a ganhar.
Por isso, em 2020, auscultámos a Comunidade Fidelidade para saber das suas preocupações e iniciámos um Ciclo de Webinars, que aborda os temas que nos chegaram, vindos das próprias instituições – por exemplo, a saúde mental ou a avaliação de impacto social.
O grande objectivo destas sessões é partilhar experiências entre as organizações e contribuir para levar soluções para os seus problemas, oferecendo uma proposta de valor nas temáticas abordadas.
Comunidade Fidelidade é isto: um grupo de gente preocupada com os outros, formado pela Fidelidade, pelos seus parceiros e todas as Organizações da Economia Social que se cruzam connosco. Hoje são uma centena, amanhã serão muitas mais.
E porque a expansão internacional do nosso grupo nos permite já estar presentes em quatro continentes, 10 países e servir uma população alvo de 240 milhões de pessoas, ainda há um mundo de coisas por fazer, nomeadamente na área da responsabilidade social e no apoio à comunidade.
Independentemente da geografia, independentemente da língua que falamos, actuamos fiéis aos nossos princípios, à nossa forma de estar e de ser uma empresa socialmente responsável, num abraço solidário que atravessa vários continentes.
E para dar o primeiro passo vamos replicar aquilo que já sabemos fazer e avançar com a internacionalização do Prémio Fidelidade Comunidade no primeiro país escolhido – Cabo Verde.
Em Cabo Verde o prémio tem a designação Prémio Garantia Fidelidade, destina-se a organizações da sociedade civil, organizações não-governamentais e outras instituições sem fins lucrativos, e tem como missão alavancar o 3.º sector naquele território. E mais países se seguirão na implementação deste projecto ou de outros que façam sentido, sempre ajustados à realidade de cada país.
Também aqui,
Para que a vida não pare.