Fidelidade: Depois da saúde, é tempo de cuidar da economia
Um ano volvido e dois severos confinamentos depois, o nosso País prepara-se para se reerguer. Com o retomar, aos poucos, das actividades diárias, renasce a força, a vontade de continuar. Levamos connosco uma histórica lição, mas também a coragem de quem, de alguma forma, superou e (re) aprendeu – o valor da saúde e da vida.
Agora, é tempo de olhar o futuro. É tempo de (re)dinamizar e de retomar o caminho que estavámos a construir antes da pandemia. Com coragem e cientes dos muitos desafios que teremos pela frente, temos de avançar e agir. Dos produtores nacionais ao turismo; da restauração à cultura; das maiores empresas nacionais aos pequenos empreendedores portugueses. É indispensável olhar para todos estes sectores e apoiá-los, trazendo um novo fôlego a Portugal. Porque deste (re)nascimento dependemos nós. Cada um de nós.
Ao lado de cada empresa, para que a economia não pare
Na Fidelidade, as mais de 300 mil empresas nossas clientes têm merecido a nossa especial atenção e continuamos a aplicar grande esforço de análise e operacionalização para garantir, na medida do que nos é possível, o equilíbrio financeiro das mesmas e a sua sustentabilidade futura. Foram várias as medidas de mitigação que adoptámos, desde o início da pandemia de Covid-19, relacionadas, sobretudo, com o alargamento do prazo para pagamento de prémios e a suspensão automática das anulações. Mas estamos preparados para analisar cada caso, com a ajuda dos nossos parceiros especializados neste segmento, para poder apoiar este sector e encontrar a protecção adequada e ajustada à realidade de cada negócio.
As previsões macroeconómicas são conhecidas e, com o progressivo término do lay-off e moratórias, o apoio às empresas e produtores nacionais é uma prioridade. A Fidelidade terá aqui um papel a cumprir, do qual estamos bem cientes, e esse é o caminho que estamos a fazer desde já. A nossa dimensão e solidez, reconhecidas há muito no mercado, e a actuação contínua com base em políticas de gestão de risco prudentes e níveis de provisionamento acima do mercado, permitem-nos, de forma sustentável, proteger adequadamente os nossos clientes, sobretudo nos momentos em que estes mais precisam.
Desde o primeiro estado de emergência decretado no País, quando a actividade seguradora foi considerada sector estratégico, que temos desenvolvido todas as diligências para honrar, mais do que nunca, o dever de assegurar a sustentabilidade dos nossos clientes que, para além das questões da saúde, estão a sentir os impactos económicos e financeiros resultantes da paralisação ou diminuição da sua actividade profissional. Este é o papel que nos cumpre.
Protecção dos colaboradores das empresas – prevenção, segurança e saúde
O contexto pandémico reforçou a importância da prevenção. Os negócios bem preparados e com investimentos sustentados em serviços de segurança e saúde no trabalho são os que estão na linha da frente em termos de retoma e sustentabilidade da sua actividade e da geração de confiança junto dos trabalhadores e consumidores.
Por isso mesmo, analisar, avaliar e mitigar riscos, para promover uma cultura de prevenção e de segurança nas empresas e organizações, é, assim, um dos focos da actuação do Grupo Fidelidade, através dos serviços da Safemode, nomeadamente. Assim, em conjunto com cada empresa, estamos preparados para elaborar recomendações e planos de acção com o objectivo de contribuir para a gestão e mitigação dos riscos patrimonial, de trabalho e ambientais.
Desde logo, avaliando e controlando os riscos associados ao local de trabalho, de forma a prevenir acidentes e contribuir para a valorização dos recursos humanos e para o aumento da produtividade, mas também acompanhando a saúde dos trabalhadores de cada empresa, desenvolvendo programas para a promoção da saúde e bem-estar.
Aliás, é isto que fazemos na nossa casa, trabalho esse que tem sido bem visível neste tempo marcado pela pandemia. A salvaguarda da saúde dos colaboradores foi prioridade máxima e a gestão da saúde foi tratada quase caso a caso. Ao longo de todo este tempo, temos tido acesso a serviços de apoio a nível de medicina no trabalho, mas também através do seguro de saúde Multicare e da sua cobertura de Medicina Online.
Mesmo durante o confinamento e o período de teletrabalho, a Fidelidade tem estado a acompanhar de perto a saúde de cada colaborador, disponibilizando apoio médico quando necessário. E tomou uma série de medidas relacionadas com o bem-estar das pessoas, para que o teletrabalho possa ser vivenciado da melhor forma possível e que, mesmo em casa, possamos manter hábitos de vida saudáveis, praticar exercício e manter um bom equilíbrio físico e psicológico.
É um pouco este espírito e a preocupação com a prevenção do bem-estar e da saúde dos colaboradores de cada empresa que queremos incutir nas várias empresas. Até porque estes são obviamente factores essenciais para a produtividade e geradores, eles próprios, de maior motivação do activo mais importante de cada empresa.
Se há algo que este tempo nos ensinou foi a cuidar da saúde e do bem-estar dos nossos. E isso reflecte-se também no dia-a-dia de cada empresa, razão pela qual temos, aliás, colocado grande empenho na comunicação das medidas de saúde que proporcionamos aos nossos clientes empresa e aos seus colaboradores: o Avaliador de Sintomas, a Medicina Online com as consultas de medicina geral e familiar e de especialidade, o apoio à realização dos testes de diagnóstico à Covid-19 e ao seu tratamento e agora a oferta de check-up pós-Covid-19.
Para além disso, todos os que estão em casa, em regime de teletrabalho, e que têm um seguro de acidentes de trabalho Fidelidade, continuam protegidos se um acidente ocorrer. E porque o crime cibernético é uma realidade crescente nesta altura, com muitos a utilizar as vulnerabilidades dos nossos computadores para praticar Phishing ou ataques de Ransomware, alargámos também o âmbito do seguro Fidelidade Cyber Safety. Esta medida visa que os computadores particulares dos colaboradores, durante o período em que estão a ser utilizados para teletrabalho, também fiquem protegidos. Sem qualquer custo adicional.
Protecção dos parceiros e fornecedores, para que os seus negócios continuem
O apoio às empresas e aos seus colaboradores é essencial, especialmente quando falamos dos nossos parceiros de negócio, que tiveram, ao longo deste ano, provavelmente, um dos seus maiores desafios e que, mesmo assim, nunca desistiram e se mantiveram no terreno, ainda que à distância, a apoiar os nossos clientes. Foram eles que nos permitiram também continuar. E, desde logo, muitas das medidas que adoptámos tiveram como foco a continuidade e sustentabilidade da sua actividade.
Procedemos à alavancagem de ferramentas digitais, reforçámos a comunicação com as redes comerciais, disponibilizámos material de protecção, melhorámos processos internos para que pudessem continuar a proteger os clientes à distância. Também revimos, obviamente, objectivos e metas comerciais para adaptá-los ao tempo que se vivia e o certo é que conseguimos, conseguiram eles, superar muitas das dificuldades. Mas sabemos que temos de continuar a olhar para eles como prioridade estratégica e a apoiá-los todos os dias, pois são eles a nossa grande força motriz que nos permite, diariamente, chegar a cada cliente.
Da mesma forma, fizemos o possível para proteger os negócios dos nossos fornecedores regulares e parceiros, também eles, de tantos anos. Desta forma, conseguimos mitigar eventuais efeitos adversos da pandemia e mantivemos os contratos existentes, tentando antecipar, por vezes, o pagamento para ajudar à liquidez e essa continuará a ser a nossa linha de actuação.
Escolher Portugal, para que o nosso País não pare
Além da preocupação com cada empresa nossa cliente, com os nossos parceiros de negócio e com os nossos fornecedores, nós, Fidelidade, temos mesmo o dever de ir mais além, pela responsabilidade activa que temos para com o nosso País, até pela posição de liderança que temos no mercado. Continuamos, por isso, a apostar na economia portuguesa e a pensar na sua redinamização.
À semelhança do que aconteceu em 2020, vamos lançar um novo produto, Investimento Portugal Maio 2021, que é composto por uma carteira de activos com o mínimo de 50% em obrigações de entidades emitentes públicas e/ou privadas maioritariamente portuguesas, de referência.
Isto é uma prova da confiança clara no nosso País. Pode parecer uma contradição nesta altura, mas a verdade é que há necessidade de promover poupança em Portugal, sobretudo porque os níveis desta desceram para mínimos históricos nos últimos anos. E a Fidelidade, como líder do mercado segurador nacional, tem essa responsabilidade, até porque tem o necessário know-how técnico e financeiro para o desenvolvimento de soluções e produtos seguros e competitivos no mercado. E, depois, porque dispõe de uma rede de distribuidores com vocação e capacitação para comercializar esses mesmos produtos financeiros.
O turismo português terá a nossa preferência, assim que for seguro retomarmos os nossos team-buildings e a realização de acções de incentivo com as nossas redes comerciais. Estivemos um ano parados e mal podemos esperar por este momento, mas certamente iremos privilegiar a hotelaria e, com ela, a restauração e os produtores e fornecedores locais ao longo de todo o País. E haverá, certamente, mais medidas neste âmbito, porque já estamos a trabalhar nelas, e que muito irão contribuir para de novo fazer ecoar o nome do nosso País pelo mundo, como destino turístico seguro, confiável e sobretudo imperdível.
Da mesma forma, vamos continuar também a apoiar a cultura portuguesa. Apoiámos a plataforma criada “Portugal entra em Cena” e, através desta parceria, pusemos “Lisboa à Janela”, a ver e a ouvir Cuca Roseta; apoiámos recentemente o projecto “Tiago na Toca” e estamos prontos, ou melhor, ansiosos por retomar, com ainda maior força, a activação da nossa marca em eventos culturais e desportivos, alavancando todo o sector dos espectáculos, do entretenimento, da cultura e do desporto em Portugal.
Vamos ter novidades muito em breve e prometo que, na medida em que nos for possível, vamos estar lá, com as nossas marcas Fidelidade e Multicare, a contribuir para a revitalização de todos estes sectores, também eles de importância primordial e absolutamente indispensáveis.
Que este seja um ano para pensar e reerguer o nosso País.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.