Purina: Tirar partido da vida com os animais de companhia

Uma vasta gama de produtos, para cães e para gatos, que procuram responder às necessidades específicas dos animais, personalizando a oferta com produtos adaptados às suas características. É esta a proposta da Purina para o mercado português. Num ano em que os consumidores passaram mais tempo em casa, o que para 47% das famílias portuguesas significou conviver com um animal de companhia, foi reforçada a importância que estes assumem na vida e na felicidade das pessoas, sendo cada vez mais considerados como um membro da família. «A maior preocupação com o bem-estar dos animais reflecte-se numa maior procura por alimentos de elevada qualidade adaptados às suas necessidades específicas», diz João Castanheira, Business Executive Officer Purina Portugal.

Mas, apesar dos desafios colocados pela pandemia de Covid- 19, a Purina registou progressos assinaláveis na concretização dos seus compromissos para com a sociedade. A confirmá-lo está o relatório “Purina in Society”, o terceiro que a empresa publica desde que há seis anos anunciou dez compromissos que visam ter um impacto positivo real na sociedade e que estão distribuídos por três grandes áreas: Animais (inovar para melhorar a saúde e bem-estar dos pets, promover a transparência em todo o portefólio de produtos, remover corantes artificiais e ajudar a reduzir o risco de obesidade em pets); Pessoas (incentivar a adopção de pets através de parcerias, promover a presença de animais de companhia no local de trabalho, desenvolver programas com crianças sobre como ser um tutor responsável e criar oportunidades de trabalho na Purina para jovens em toda a Europa); e Planeta (melhorar a performance ambiental das embalagens e implementar fontes de abastecimento sustentáveis).

Face às dificuldades de implementar acções presenciais devido à pandemia, a Purina adaptou os seus programas a plataformas virtuais. O site Purina.pt assumiu um papel central, disponibilizando, para além da informação de produto, conselhos sobre como cuidar dos animais de companhia, «bem como informação sobre projectos acarinhados por nós como a plataforma Petsharing.pt ou o programa para crianças PetSchool», sublinha.

João Castanheira explica que o «PetSchool é um projecto educativo, que visa a promoção de acções com crianças sobre como ser um tutor responsável». Até final de 2020, mais de 1,8 milhões de crianças participaram nestes programas na Europa, sendo o objectivo abranger 2 milhões até 2023. Desde 2020, os materiais didácticos são disponibilizados também online.

Pensada para o mesmo público, em Dezembro de 2019 abria a clínica veterinária Pet School na KidZania, que registou 8500 visitas até Março de 2020. Encerrada devido à pandemia, retomou actividade no final de 2021, mantendo o objectivo de impactar 25 mil crianças por ano. Nesse mês, foi iniciada também uma parceria com a produtora Plano 6, patrocinando a peça “O Meu Melhor Amigo”, que deverá alcançar cerca de 30 mil crianças, até Março. «A Kidzania e o teatro permitem-nos contactar com famílias e escolas. Esperamos atingir milhares de crianças, promovendo o conhecimento e o respeito pelos animais de companhia», explica. O objectivo em 2022 passa por continuar a promover PetSchool através da clínica veterinária na KidZania, do site Purina.pt e do apoio a iniciativas destinadas a crianças.


ASSOCIAÇÕES DE PROTECÇÃO ANIMAL

A Purina preocupa-se igualmente com as comunidades mais vulneráveis, dando suporte a associações de protecção animal e famílias carenciadas através da doação de toneladas de alimentos. «Apoiamos várias entidades que fazem um trabalho incrível na promoção do papel dos animais na sociedade e promovemos a adopção e o apoio a este tipo de associações através da plataforma www.petsharing.pt», sublinha João Castanheira. Exemplos desse trabalho são: a Associação Kokua, que promove terapia assistida com animais junto de crianças com deficiência e idosos; a Associação Pata d’Açúcar, que prepara cães de assistência para pessoas com diabetes; e o projecto Mão Amiga, que promove sessões de leitura junto de crianças invisuais ou com défice de visão. A marca tem ainda um relacionamento próximo com a Animalife e com a startup MAD Panda. «Desenvolvem um trabalho fantástico de apoio às associações no terreno, ajudando tanto os abrigos para animais como famílias que se encontrem em dificuldades, de forma a termos uma atitude preventiva face ao risco de abandono.»


PRESCRIÇÃO POR QUEM SABE

Na categoria de PetCare os prescritores desempenham um papel fundamental na educação do consumidor e no aconselhamento da nutrição adequada à condição dos animais de companhia. «A Purina estabelece uma relação de parceria e proximidade com a classe de médicos veterinários, canicultores e felinicultores, bem como donos e membros do staff de lojas da especialidade.» Para isso conta com uma equipa comercial e de marketing de mais de 20 profissionais, incluindo 10 médicos veterinários.

Em 2021, a Purina reforçou a sua relação com os prescritores e continuará a fazê-lo em 2022. Na actividade junto da classe veterinária, a empresa tem contribuído para a comunicação entre a classe médica humana e a médico-veterinária, numa abordagem “One Health”, através da discussão sobre novas abordagens ao maneio dos alergénios felinos, com impacto positivo na melhoria da qualidade de vida de tutores sensíveis aos alergénios felinos e dos seus gatos, promovendo a permanência do gato no lar. A par disso tem promovido o acesso a informação, de base científica (sem referência a marcas), na área da nutrição dos animais de companhia, para ajudar os veterinários e as suas equipas a esclarecerem dúvidas e abordarem temas actuais sobre alimentação junto dos tutores, através do Purina Institute.

A organização de eventos digitais, com especialistas, para a partilha de conhecimento com a classe médica veterinária, tem sido outra das vertentes de actuação. Sem esquecer a realização de eventos de formação junto de Universidades de Medicina Veterinária, para docentes e estudantes.


INOVAÇÃO PARA MELHORAR VIDAS

Pro Plan é a marca dedicada ao canal especializado e a Purina tem evoluído na forma como desenvolve conceitos nutricionais diferenciadores e que têm um impacto significativo na relação entre os animais de companhia e as suas famílias. É o caso de Pro Plan LiveClear, que tem a capacidade de reduzir o efeito dos alergénios no pêlo do gato, com melhorias no bem-estar e relação.

Outro grande lançamento de 2021 foi em alimentação húmida para gato, com Gourmet Revelations, que se apresenta como uma mousse delicada e suave combinada com uma cascata de molho, numa forma de pirâmide, fácil de servir, sem talheres. Em 2022, serão lançados cerca de 20 novos produtos nos diversos segmentos, sempre com o objectivo de continuar a contribuir para a saúde e o bem-estar de cães e gatos. «É fundamental ter parceiros satisfeitos e a desafiar-nos para, em conjunto, continuarmos a valorizar este canal onde o efeito emotivo da relação entre os Pets e os seus tutores atinge o seu expoente máximo.»


TENDÊNCIAS EM CRESCIMENTO

A pandemia veio trazer um crescente foco no bem-estar e saúde dos animais de companhia. Uma tendência que passa pela oferta super premium, cada vez mais personalizada e adequada às características do animal, e mais natural, com uma preocupação com a transparência dos ingredientes. Verifica-se, por isso, uma opção consciente por marcas que oferecem qualidade, segurança e confiança. Adicionalmente, é esperado impacto no mercado, fruto de tendências relacionadas com o número de animais de companhia, os hábitos e rotinas das famílias (como alterações no futuro do trabalho), comportamentos de compra (com o crescimento do canal e-Commerce), bem como um consumidor cada vez mais exigente, que toma decisões mais conscientes e que procura ingredientes alternativos e alimentos mais naturais, ao mesmo tempo que pretende reduzir o impacto social e ambiental do seu consumo, exigindo mais de si próprio e das empresas.

O papel dos animais de companhia no seio familiar e na sociedade continuará também a evoluir, com uma procura crescente de produtos e serviços personalizados, que ajudem as famílias a tirar o máximo partido da vida com os seus animais de companhia, promovendo a sua saúde e bem-estar.


PETS AT WORK

A iniciativa “Pets at Work propôs-se a criar 200 alianças para apoiar o projecto em toda a Europa no horizonte 2015-2020, tendo sido estabelecidas até ao final do ano passado 209 parcerias com empresas e organizações. «O nosso país deu um contributo significativo para a superação deste objectivo», assegura João Castanheira, Business Executive Officer Purina Portugal. Para 2022 não foram definidos objectivos concretos, mas a empresa continua a apoiar outras empresas a tornarem-se pet-friendly. «Com o regresso à normalidade, a autorização de animais no local de trabalho será ainda mais valorizada e estamos já a apoiar empresas a tornar isto uma realidade.»


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Animais de Estimação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 307) da Marketeer.

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