Fidelidade: Proteger as famílias passa também pelos animais de estimação

Em Outubro de 2018, a Fidelidade inovou no mercado nacional com o lançamento do seguro Fidelidade Pets. Foi pioneira nos seguros para animais de companhia em Portugal, mas, lembra Sérgio Carvalho, da Direcção de Marketing e Clientes, «já tinha no seu portefólio de produtos planos que, em separado, cobriam a responsabilidade civil por danos provocados por animais e as suas despesas de saúde».

Com o Fidelidade Pets, a Fidelidade reúne, numa nova geração de planos para animais de companhia, um seguro integrado que disponibiliza coberturas de responsabilidade civil (para danos materiais ou corporais que o animal possa causar a terceiros), coberturas de saúde (por exemplo, consultas, exames, tratamentos, cirurgias…), assim como coberturas de assistência (por exemplo, envio de veterinário e medicamentos ao domicílio, transporte de urgência…) e protecção jurídica.

«Enquanto líder de mercado, a Fidelidade está focada no que é mais importante para a vida das pessoas e das suas famílias, pelo que procura garantir a protecção da sua saúde, da sua casa, do seu carro, das suas finanças e agora também dos seus animais de companhia», salienta o mesmo responsável.

De acordo com os estudos de mercado que serviram de fundamento ao Fidelidade Pets e que a empresa continua a acompanhar, os animais de companhia em Portugal têm vindo a ser gradualmente valorizados como membros das famílias, pelo que a preocupação com a sua saúde e bem-estar, assim como a disponibilidade financeira dos donos para o efeito, são cada vez mais efectivas.


DIFERENTES NÍVEIS

O Fidelidade Pets apresenta quatro planos desenhados para satisfazerem diferentes níveis de preocupação dos donos com os seus animais, assim como diversos graus de disponibilidade financeira para o efeito.

O Pet 1 destina-se a quem tem uma exclusiva preocupação com os danos corporais ou materiais que o animal possa causar a terceiros (e pode ser feito para animais com mais de 8 anos); o Pet 2 permite estender essa preocupação às despesas de saúde de rotina do animal; o Pet 3 eleva a protecção a níveis de cobertura e capital que podem cobrir situações imprevistas de acidentes ou doenças graves; sendo o Pet Vital o plano mais completo, pelo que disponibiliza toda a protecção, assim como todos os cuidados de saúde e bem-estar que o Fidelidade Pets pode garantir aos animais de companhia.

Seja com o plano que for, a verdade é que o Fidelidade Pets é um produto cada vez mais procurado. «Os cães e gatos são considerados como membros da família e assim os cuidados com a sua saúde são essenciais e devem ser salvaguardados», sublinha o responsável da Fidelidade.


CAPTAR NOVOS PÚBLICOS

Sérgio Carvalho confessa que para a Fidelidade este produto representa uma oportunidade de diversificação da oferta tradicional de seguros, uma forma adicional de chegar junto de outros públicos-alvo – nomeadamente os mais jovens, já que, segundo as informações da Fidelidade, os compradores deste produto têm uma média de idades mais baixa do que os clientes da empresa em geral – e de atrair novos clientes.

Aliás, sublinha, «58% dos clientes Fidelidade Pets são novos clientes na companhia, o que traduz bem a extraordinária oportunidade que este produto aporta na construção de uma relação de futuro, quer com a Fidelidade em si, quer com os nossos agentes».

O Fidelidade Pets foi desenvolvido de acordo com as necessidades de cães e gatos, do seu ciclo de vida, local onde vivem e cuidados de saúde que exigem. Disponibiliza uma oferta integrada de serviços de saúde para os animais de companhia, com particular foco na medicina preventiva – check-up periódico oferecido e reembolso de despesas com vacinas e esterilização. Para além disto disponibiliza um conjunto de serviços, a pensar na saúde e bem-estar dos animais de companhia.


RESPOSTA A VÁRIAS NECESSIDADES

A cobertura Telepet garante o acesso a um serviço telefónico que dá apoio para adopção de medidas que visam a melhoria da saúde e bem-estar do animal. Este serviço é prestado por uma equipa de enfermeiros veterinários e está preparado para responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública, encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou hospital veterinário mais próximo.

A realização de exames de rotina é essencial para prevenir eventuais problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida do animal de companhia. Por esse motivo, a Fidelidade disponibiliza a realização de um check-up periódico, de dois em dois anos, sem custos adicionais nos planos PET 2, PET 3 e PET Vital.

As coberturas Vetcare, Vacinas, Cirurgia e Esterilização funcionam por reembolso das despesas suportadas directamente pelo cliente do prestador. Assim, sempre que necessário, o cliente pode levar o seu animal de companhia a um profissional da sua preferência.

Com o Pet Assistência a Fidelidade disponibiliza serviços de assistência como envio de veterinário ou de medicamentos ao domicílio, transporte de urgência dos animais ou organização do serviço fúnebre do animal. Entre os serviços o segurado pode ainda requerer a organização e pagamento das despesas com o funeral do animal.

Todas as nuances do contrato podem ser consultadas e subscritas online de forma fácil e rápida, sendo ainda permitido o acesso a simulador web com conversão em contrato e aceitação das condições e pagamentos na área de cliente.

Para complementar as necessidades de bem-estar do animal de companhia, o Fidelidade Pets disponibiliza ainda o acesso a vários serviços na Rede de Parcerias: Hotéis, Centros de Dia, Banhos e Tosquias, Treino Canino, Lojas de Animais, Alimentação, Dog-Walking e Pet-Sitting.


FIDELIDADE MYPETS

Na aplicação gratuita Fidelidade MyPets os donos de animais de companhia podem registar os dados dos animais e o histórico de saúde. Têm, também, conteúdos úteis produzidos por especialistas, assim como dicas para a gestão da alimentação, dados de clínicas veterinárias, entre outras funcionalidades.

«A par do crescimento da carteira Fidelidade Pets procuramos desenvolver, ao mesmo nível, uma Rede de Prestadores e uma Rede de Parcerias que se distingam pela qualidade e que acompanhem a localização dos nossos clientes, promovendo uma relação de confiança e proximidade com a Fidelidade», explica Sérgio Carvalho.

A Rede de Prestadores (Rede de Medicina Veterinária), apesar de actualmente estar focada na exclusividade para a realização do check-up ao animal de companhia e, adicionalmente, permitir que o cliente possa usufruir de preços convencionados mais vantajosos noutros actos médicos, pretende-se que, muito em breve, esteja disponível na modalidade de co-pagamentos.

Neste momento a Rede de Prestadores é constituída por 132 prestadores (consultórios/clínicas/hospitais), abrangendo todos os distritos do continente assim como as ilhas da Madeira e dos Açores. O responsável assegura que «registou um novo crescimento no último trimestre de 2021, depois de um período longo de estagnação, fruto das dificuldades de contacto inerentes à pandemia».

E tendo como objectivo complementar a oferta do Fidelidade Pets no eixo do Bem-Estar, a Rede de Parcerias permite aos clientes usufruírem de descontos em serviços, como alimentação, alojamento, banhos e tosquias, centros de treino, creche, fotografia, eventos, entre outros. Actualmente tem à disposição 117 parceiros, tendo-se registado um significativo crescimento no último trimestre de 2021.


COMUNICAÇÃO INTENSIVA

O efeito da pandemia no ano 2020, mesmo não afectando o ritmo de vendas, alterou a intenção e a vontade de implementar uma comunicação mais intensiva e abrangente do Fidelidade Pets, tendo em atenção que, numa primeira fase, a mesma tem incidido essencialmente nos meios digitais. Também a participação em feiras e eventos de dimensão nacional e local, que em 2019 foi significativa e «com resultados muito animadores», sofreu com os efeitos pandémicos durante o ano 2020, admite o responsável da Direcção de Marketing.

Em 2021, a Fidelidade retomou muitas iniciativas e o Fidelidade Pets está actualmente em campanha. Sérgio Carvalho explica: «A campanha de comunicação pretende assim reforçar o nosso posicionamento neste segmento de mercado, tendo como ambição que o Fidelidade Pets seja reconhecido como a solução de referência por todos os que têm cães e gatos. Para isso desenvolvemos uma campanha descontraída, jovem e divertida, com o objectivo de despertar a atenção de todos, muito concretamente do público mais jovem; uma campanha com presença constante nos meios, potenciando o goodwill que o produto acrescenta, e com forte presença nos meios digitais.»

A empresa seguradora não tem dúvidas das suas ambições para o futuro: «Queremos posicionar a Fidelidade como líder indiscutível no mercado de seguros de animais de estimação, acelerando o crescimento do negócio e assumindo um papel relevante no ecossistema Pets, expandindo a rede de fornecedores veterinários e estabelecendo uma ampla rede de parcerias com distribuidores, fornecedores de alimentos, etc.», assegura o mesmo responsável da Fidelidade. Um trabalho de construção que os tutores dos pets seguramente agradecem.


ESTAR AO LADO DOS CLIENTES

O ano passado, a Fidelidade disponibilizou, até 31 de Dezembro, o serviço Telepet a todos os seus clientes que tivessem cães ou gatos. Sérgio Carvalho conta que este serviço foi disponibilizado num contexto de pandemia, para evitar a deslocação desnecessária ao veterinário. Esta cobertura, normalmente disponível, apenas, para os clientes com seguros Fidelidade Pets com planos de saúde, inclui serviços de saúde e dá acesso a uma linha telefónica de aconselhamento e orientação veterinária, assegurada por enfermeiros veterinários. Estes prestam o seu apoio, tendo em vista a adopção de medidas que visem a melhoria da saúde dos animais, podendo também accionar os meios de socorro disponíveis, sempre que se justificar, ou indicar a necessidade de recurso a cuidados veterinários presenciais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Animais de Estimação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 307) da Marketeer.

Artigos relacionados