Dom Pedro Hotels & Golf Collection: Uma referência no mundo do golfe
O Grupo Dom Pedro é uma das principais referências no segmento do golfe em Portugal, detendo cinco campos em Vilamoura, no Algarve, o principal destino nacional de golfe. Dom Pedro Victoria, Dom Pedro Old Course, Dom Pedro Millennium, Dom Pedro Pinhal e Dom Pedro Laguna são os cinco campos que integram o portefólio do grupo hoteleiro português, perfazendo uma das maiores carteiras de campos de golfe da Europa e representando uma mais-valia do grupo no sector dos eventos.
Neste âmbito, o destaque vai para a realização do Portugal Masters, a única prova nacional que integra o circuito europeu de golfe (PGA European Tour), que desde 2007 decorre nos campos do Grupo Dom Pedro. Trata-se de um evento com «uma larga cobertura mediática a nível mundial, o que contribui muito para a consolidação do destino Vilamoura e para a promoção de Portugal como destino de golfe», sublinha Pedro Ribeiro, director Comercial do Dom Pedro Hotels & Golf Collection.
A última edição do torneio decorreu em Novembro de 2021 no Dom Pedro Victoria Golf Course e consagrou o golfista belga Thomas Pieters como vencedor. O evento contou com 24 114 espectadores durante os quatro dias, mas foi também transmitido em cerca de 130 países e registou mais de 12 milhões de impressões nas redes sociais. No total, foi distribuído mais de 1,5 milhão de euros em prémios monetários. «Foi um sucesso, com o regresso do público. Desportivamente foi uma prova bastante competitiva e o número de espectadores foi crescendo ao longo dos dias, culminando com um dia final de campo lotado e de grande audiência televisiva», comenta Pedro Ribeiro.
Além do Portugal Masters, o Dom Pedro Hotels & Golf Collection recebe inúmeros tipos de torneios de golfe, quer de profissionais, quer de amadores, organizados pelo grupo ou por outras entidades parceiras, que são marcantes no panorama nacional e atraem muitos jogadores internacionais.
Em termos de torneios de amadores, destacam-se: o Grande Troféu de Vilamoura, que recebe anualmente uma média de 400 jogadores e cuja próxima edição está já agendada para o primeiro fim-de-semana de Dezembro (veja caixa para consultar o calendário completo); o Dom Pedro International, que envolve cerca de 130 jogadores em cada edição; e o Dom Pedro Trade Golf Circuit, um circuito dedicado a profissionais do sector do Turismo, que ao longo de cinco torneios já contou com a participação de cerca de 90 profissionais.
UMA OFERTA INTEGRADA
O Grupo Dom Pedro detém assim uma oferta ampla direccionada ao segmento de eventos, desde os hotéis aos restaurantes, passando pelos próprios campos de golfe. No que respeita ao golfe, em particular, estas condições dão ao grupo a possibilidade de organizar eventos completos que permitem a iniciação a este desporto, complementando com actividades de networking, mais direccionadas para o segmento corporate. De resto, todos os meses a cadeia hoteleira recebe eventos ligados a esta modalidade, muitos deles promovidos por parceiros que organizam torneios e pro-ams (competições que juntam participantes profissionais e amadores), regularmente, nos seus cinco campos em Vilamoura.
«Em Vilamoura, por exemplo, podemos apresentar um evento completo com alojamento, restaurantes fora dos hotéis e ainda actividades de networking ligadas ao golfe, englobando um torneio para quem já jogue e aulas ou clínica de golfe na Dom Pedro Golf Academy. Tudo isto direccionado para um grupo corporate», explana Pedro Ribeiro. «Dispomos igualmente de uma vasta infra-estrutura de salas de reuniões em várias das nossas unidades», acrescenta.
Neste segmento dos eventos, o Grupo Dom Pedro conta com vários mercados importantes, «começando logo pelo nacional, que é transversal a todo o grupo e muito importante em eventos no Algarve», adianta o director Comercial do Dom Pedro Hotels & Golf Collection. Depois, e no caso particular de Lisboa, destacam-se dois mercados de “longa distância”, nomeadamente o Brasil e os Estados Unidos da América (EUA), sendo de realçar que, antes da pandemia, verificava-se uma «diversificação de mercados, desde o asiático até ao americano – estávamos em crescimento em todos», revela Pedro Ribeiro.
Igualmente transversais a todas as unidades do grupo são os principais mercados europeus, com o Reino Unido, em primeiro lugar do ranking de emissores, seguindo-se Espanha, Alemanha, França, Itália e Escandinávia. «Desde o início da pandemia nota-se um decréscimo de mercados como o asiático e uma maior importância do mercado nacional, mas com os países europeus a começarem a reagir e com bons níveis de procura do mercado brasileiro», salienta o responsável.
Recorde-se que, além dos eventos físicos, em Outubro de 2020 e como resposta ao contexto pandémico, o grupo lançou o serviço Dom Pedro Digital Meetings no hotel Dom Pedro Lisboa, que permite a realização de reuniões virtuais ou híbridas. Este serviço veio complementar a oferta do grupo no segmento dos eventos, num contexto muito específico de fortes restrições e, embora se mantenha activo, a tendência e o foco do grupo hoteleiro neste momento passam pela retoma dos eventos presenciais, nomeadamente de golfe, mas não só. «É nesse sentido que trabalhamos e desenvolvemos a nossa estratégia. Estamos já com uma procura muito positiva, quer para o Algarve, quer para Lisboa, e dentro do nosso planeamento», frisa Pedro Ribeiro.
ESPERANÇA NA RETOMA
Para o Dom Pedro Hotels & Golf Collection, o ano de 2021, em termos de eventos, ficou marcado por um início «muito condicionado» pela pandemia de Covid-19 e pelo confinamento decretado pelo Governo, bem como pelas regras de viagem impostas por muitos mercados emissores. Porém, a partir da segunda metade do ano, o levantamento das regras nalguns mercados permitiu uma reacção e o grupo acabou por registar «três excelentes meses (Setembro a Novembro) de procura no segmento do golfe».
Quanto a 2022, de um modo geral, as expectativas do Grupo Dom Pedro para o segmento dos eventos são positivas, ainda que seja de esperar uma retoma mais tardia do mercado internacional. Ou não fosse o segmento dos eventos corporate (MICE) o «mais afectado e volátil de todos» desde o início da pandemia e aquele que tem sido mais afectado pelas regras sanitárias, não havendo praticamente, até ao momento, eventos internacionais agendados para os primeiros quatro meses do ano. «Contamos com uma recuperação do mercado nacional a partir de Março e dos mercados internacionais a partir de Maio – nalguns mercados e em eventos de menor dimensão podemos ter algum movimento a partir de Março, mas os grandes eventos corporativos somente a partir de Maio. A partir do segundo semestre, contamos ter uma grande procura e com elevadas ocupações nos hotéis e campos de golfe», antevê Pedro Ribeiro.
Não obstante, o Grupo Dom Pedro tem sido muito activo no segmento MICE em termos de promoção internacional. Nesta área, a estratégia tem passado pela realização de acções próprias de promoção, de acções de parceiros e organizadas pelo Turismo de Portugal ou pelas Associações Regionais de Promoção Turística. Destaca-se a «participação em workshops ou sales calls com reuniões one-on-one, onde podemos desenvolver o nosso nível de networking, apresentar produtos e captar leads», revela o director Comercial do Dom Pedro Hotels & Golf Collection, acrescentando que «reiniciámos, no primeiro semestre de 2021, as nossas acções de promoção nos vários segmentos e em vários mercados».
«Achamos que o ano será muito superior a 2021, mas ainda sem atingirmos os valores de 2019», vaticina Pedro Ribeiro.
CALENDÁRIO DE TORNEIOS
2022
- 15/02 > Dom Pedro Subscribers Tournament (Localização: Dom Pedro Victoria);
- Junho (TBC) > Vilamoura Boat Show Golf Trophy (Dom Pedro Old Course);
- 29/07 a 31/07 > Dom Pedro Junior Masters (Dom Pedro Victoria);
- 26/10 > Dom Pedro Subscribers Tournament (Dom Pedro Old Course);
- 7/12 a 10/12 > Grande Troféu de Vilamoura (Dom Pedro Victoria/Old Course & Pinhal).
2023
- 14/01 a 21/01 > Dom Pedro International Classic (Dom Pedro Golf Courses);
- Fevereiro (TBC) > 1.º Solverde & Dom Pedro Golf Trophy (Dom Pedro Victoria e Old Course);
- Julho (TBC) > Dom Pedro Junior Masters (Dom Pedro Victoria).
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 307) da Marketeer.