Dreamia: 25 anos de cinema e séries
Em Portugal, o Canal Hollywood foi fundado em 1996. Tratou-se de um lançamento revolucionário, «pois representou a chegada, pela primeira vez no nosso País, de um canal 100% dedicado ao cinema», lembra Paulo Benard Guedes, director do canal desde 2011. Aliás, salienta, «a entrada da televisão por cabo em Portugal foi, por si só, uma ou talvez a maior revolução no panorama do audiovisual em Portugal e trouxe consigo uma especialização dos canais.
O Canal Hollywood cresceu com o seu público, entrou nas suas casas e tornou-se, aos poucos, o sinónimo do Cinema em Casa. Ao longo do tempo, neste percurso que leva já 25 anos, foi modernizando a imagem e melhorando os conteúdos.
Entre os momentos mais determinantes desta história de um quarto de século, Paulo Benard Guedes destaca aquele em que tomaram a decisão de produzir o canal no nosso País, aproveitando pessoas locais com um enorme conhecimento do mercado e com uma ligação muito mais próxima do público. «Tratou-se de um enorme salto quantitativo que se fez sentir nas audiências. Aos poucos, tornámo-nos o canal de entretenimento mais visto na TV por subscrição.»
Aliás, segundo dados da empresa de estudos de mercado GfK, em 2020, o Canal Hollywood foi líder absoluto do segmento de cinema e séries com uma média de 2,3 pontos percentuais de share, tendo sido o 4.º canal mais visto da televisão por subscrição, com CMTV, Globo e SIC Notícias à sua frente.
Em Abril de 2020, o Canal Hollywood bateu o recorde de audiência com a emissão de “Esquadrão Suicida” (“Suicide Squad”). Este tornava-se, assim, o filme mais visto de sempre no Canal Hollywood, conquistando a atenção de 282.400 espectadores e um share de 6,6%. O canal atingiu ainda o seu recorde histórico em audiência média, já que, nesse mesmo dia, contou com mais de 109 mil espectadores por filme e exibiu sete longa- -metragens que foram vistas por mais de um milhão de espectadores, segundo dados MediaMonitor/ CAEM/GfK.
Em 2021, tanto em Janeiro como em Fevereiro, continua a ser líder do segmento cinema e séries.
Paulo Benard Guedes não tem dúvidas de que, hoje, o Canal Hollywood é sinónimo de cinema em casa. «A nossa grande aposta é continuar nessa linha, ou seja, quando as pessoas pensam em cinema, quando pensam em “ver um filme” a sua primeira opção, a sua opção instintiva é ver o Canal Hollywood», confessa. Um posicionamento que, lembra, «foi construído ao longo dos 25 anos do Canal Hollywood». O canal tem crescido juntamente com o seu público, adaptando-se a ele e tentando sempre ir ao seu encontro. «Essa relação é única e sabemos que frágil, por isso, terá que ser continuamente alimentada.»
Daí que a aposta do canal seja a do Melhor Cinema para toda a família. «O nosso target é a família e a nossa oferta o mais abrangente possível, isto é, no canal Hollywood podem ver-se os filmes que marcaram gerações, os blockbusters mais recentes e os filmes mais premiados», detalha.
Este profissional olha para as plataformas de streaming como uma realidade com a qual têm de viver. «A concorrência é sempre saudável e dá-nos uma motivação extra», assume. Segundo Paulo Benard Guedes, «é uma nova forma de consumo que inegavelmente causa algum impacto na televisão tradicional mas, apesar de tudo, o Canal Hollywood continua a liderar o seu segmento e a ser a primeira escolha dos portugueses no cinema».
Comportamentos dos portugueses
E se é verdade que, durante o confinamento, os portugueses estão a passar mais tempo em casa a ver televisão, também o é que o comportamento de consumo se alterou entre o primeiro confinamento, em Março de 2020, e este mais recente, em 2021. «Este ano os canais de notícias continuam fortes, mas não tanto como no ano passado, provavelmente devido ao cansaço em torno do tema da pandemia», justifica Paulo Benard Guedes. O Canal Hollywood tem tentado adaptar a sua programação aos tempos que estão a ser vividos e o seu director confessa-se «contente com os resultados alcançados nos últimos meses».
Comemorar aniversário
E no ano em que o canal comemora os seus 25 anos, a efeméride não passará em branco. «Temos efectivamente muitas iniciativas previstas que iremos revelando, ao longo deste ano de comemoração», assume o director do canal.
Para já, arranca a 31 de Março, prolongando- se até 13 Abril uma campanha comemorativa de aniversário, com presença em mupis, digital, rádio e imprensa, da responsabilidade da agência The Hotel.
E sendo o 25.º aniversário do canal – e como tal um ano especial – foi feito um esforço suplementar para conseguir ter filmes inéditos (que nunca passaram na televisão por subscrição). «Não podemos ainda revelar, por isso, terão de ficar atentos.»
Certo é que o objectivo para este ano passa por manter a liderança no seu segmento, cimentá-la e continuar a ser a primeira opção dos portugueses para o cinema em casa.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema em Casa”, publicado na edição de Março (n.º 296) da Marketeer.