Verallia: Investir no vidro pela saúde do Planeta

Num mundo marcado pela pandemia de Covid-19 e pelas limitações decorrentes da crise sanitária, 2021 tem sido um ano complicado para a Verallia. A procura por vidro explodiu a nível ibérico, na sequência da reabertura do canal Horeca, levando a um pico a que é difícil dar resposta. Tudo porque o vidro continua a ser muito apetecível junto dos consumidores. Com uma longa história, este material mantém um lugar de destaque à mesa, até porque tem uma forte ligação à sustentabilidade. Muito maior do que o sistema Bag-in-Box (BIB), de acordo com um estudo da Wine Intelligence.

O consumidor de vinho procura um produto sustentável e natural e este néctar, por si só, já apresenta essas características. Contudo, a busca por sustentabilidade não se fica pelo líquido no interior da garrafa. Segundo o mesmo estudo, quando os consumidores olham para uma garrafa de vinho, 55% vê um produto sustentável. O mesmo não acontece com o BIB, uma vez que não deixa de ser uma bolsa plástica. Por isso, apenas 35% dos inquiridos associa o BIB à sustentabilidade, apesar da sua leveza.

«O maior atributo do vidro é a sua reciclabilidade: 100% infinitas vezes», sublinha Angel Mario Hierro Corral, director Comercial da Verallia Portugal. As restantes opções disponíveis, incluindo o BIB mas também as chamadas garrafas de papel – essencialmente, um sistema BIB com a forma de garrafa – apresentam um problema em termos de reciclabilidade, já que são produzidas com recurso a diferentes materiais, o que complica o processo de separação e a reciclagem. No caso das garrafas de papel, porém, o problema é mais reduzido porque, se não forem recicladas (como acontece em 76% da Europa), a alternativa não é tão drástica como acontece com recipientes de plástico, uma vez que não emitem gases nem são prejudiciais para os oceanos.

Ainda assim, o vidro afigura-se a melhor opção para o ambiente e não só. Segundo o director Comercial, «o vidro é o melhor companheiro do vinho por ser um material inerte», ou seja, o vinho envelhece sem que a garrafa interferira na sua evolução.

«O debate que permanece é se podemos reutilizar garrafas de vinho nos mercados locais, sempre e quando faça sentido», alerta o director Comercial da Verallia Portugal, lembrando que a reciclabilidade não é o único desafio quando se fala de sustentabilidade. «Na Verallia, acreditamos que a reutilização é a opção mais sustentável, mas para isso é necessário um consenso ao nível da denominação da origem para utilizar a mesma garrafa no mercado local», explica.

Nesse sentido, a empresa definiu, no ano passado, o propósito “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável”, que reflecte o compromisso da Verallia com a economia circular e com a redução da pegada de carbono em 46% (entre 2019 e 2030). Entre as várias acções delineadas para cumprir a meta traçada, estão: aumento da incorporação de vidro reciclado no processo de fabrico; utilização de 100% de energia eléctrica em todas as fábricas na Península Ibérica; criação de uma central fotovoltaica na unidade fabril Verallia Portugal; redução gradual dos combustíveis fósseis a favor da energia proveniente de fontes renováveis; utilização de transportes de baixa emissão, como demonstra a aquisição de um camião a gás natural liquefeito.

DE OLHOS POSTOS NO FUTURO

Em relação às tendências de mercado, a Verallia está a investir no lançamento de garrafas cada vez mais leves com o objectivo de reduzir a pegada de carbono, tanto no fabrico como no transporte. A garrafa Eficiente, com 313 mm de altura e com 400 gramas, ou a garrafa Cónica, com 395 gramas, são exemplos de mudanças que a empresa descreve como sendo inovadoras no mercado, tendo permitido aligeirar estes formatos. «Ambas fazem parte da nossa gama Ecova, que engloba embalagens mais leves e sustentáveis», afiança Angel Mario Hierro Corral.

As garrafas desta gama são produzidas em diversas cores, que vão desde o branco, branco azulado, extra branco, até à cor mais utilizada no mundo dos vinhos: a canela. Segundo o mesmo responsável, esta cor impõe-se ao mercado dos vinhos pela sua versatilidade, visto que se adapta tanto aos vinhos brancos como tintos. Também pode ser usada para vinhos jovens ou para reservas e grandes reservas. Além disso, apresenta um lado amigo do ambiente: ao produzir esta cor, a Verallia está a incorporar quase 80% de vidro reciclado nos seus fornos.

Outra tendência verificada no mercado é a das embalagens premium e diferenciadoras, que ganham destaque nas prateleiras. Em Portugal, uma das grandes apostas é a gama Asia, composta por garrafas premium para vinho, em cores de vidro escuro, gravadas com o sol nascente na picadura e com gargalos também de qualidade superior. A gama Asia conta com oito garrafas – quatro bordalesas e quatro borgonha de gama alta, principalmente nas cores canela e negro.

Já no que ao tipo de fecho diz respeito, a Verallia possui garrafas tanto para rolhas de cortiça como para roscas ou BVS. No entanto, Angel Mario Hierro Corral realça o facto de a indústria da cortiça ter uma pegada de carbono negativa e «este feito está a ser fundamental para o crescimento do sector perante a oferta de tampas plásticas ou metálicas».

TENDÊNCIAS 2022

Há uma década que a Selective Line, marca premium da Verallia, publica um Livro de Tendências e este ano não é excepção. Karim Boussabah, director de Marketing do Grupo Verallia, explica que se trata de um projecto que «analisa os hábitos sócio-culturais internacionais para transferi-los para novos formatos de garrafas e técnicas de decoração». O grande objectivo, conta, «passa por reimaginar os padrões tradicionais do vidro e inspirar as criações futuras dos clientes».

Para 2022, estão identificadas duas grandes tendências. Por um lado, “Pavane, ou a arte de cultivar elegância”, que se apresenta como um movimento contra o frenesim digital e a favor da sofisticação e da ousadia apoiada numa consciência sustentável. É inspirada por um dandismo peculiar para transformar momentos comuns em extraordinários. Para dar resposta a novos modos de consumo de vinho associados ao boom das entregas ao domicílio e ao consumo indulgente, são propostos formatos inovadores que permitem apreciar vinhos espumantes sem as conotações habituais de exclusividade e excepcionalidade.

Canova, uma das quatro novas garrafas padrão de 2022 promete corresponder a essas necessidades de luxo responsável. Com grandes volumes e leveza, apresenta uma forma atemporal, acabamentos intrincados e estruturais, a que se juntam composições gráficas com uma colecção delicada de motivos.

Por outro lado, surge a tendência “Happening, ou a arte de despertar as consciências”. Segundo o livro da Selective Line, está na hora de regressar a uma criatividade que possa moldar o mundo sustentável de amanhã e “Happening” procura isso mesmo, ao estimular a imaginação colectiva e desafiar a consciência. No mercado das bebidas espirituosas, o nomadismo, a estética e a sustentabilidade estão no centro das atenções e o interesse pelas bebidas com baixo teor alcoólico ou sem álcool e com uma estética criativa já está na rua. Importa, por isso, criar soluções para cocktails take-away, por exemplo, e trazer para primeiro plano a neutralidade do carbono. Kazantip é uma nova forma de garrafa definida por linhas generosas e dois lados planos, criada com toda esta mudança em mente. Uma picadura esculpida no fundo de vidro espesso enfatiza o seu posicionamento na gama premium, enquanto se alinha com os requisitos de peso. Em termos de estilo, pauta-se pelas improvisações artísticas, mas também pela pedra arenito lacada de Kobe que dá ao vidro manchas de cor irregulares.

A Verallia é também uma empresa inovadora que tem seguido o caminho da digitalização. Os clientes da empresa podem antever como ficarão os seus vinhos nas garrafas da Verallia através da ferramenta de simulação Virtual Glass – que permite também seleccionar diferentes tipos de rótulo ou sistema de fecho. Em poucos minutos, é criada uma imagem em alta definição, podendo ser comparadas garrafas, em diferentes cenários.

TALENTO À PROVA

Todos os anos, a Verallia organiza o Concurso de Design e Criação, cujo objectivo é premiar jovens designers. Na VIII edição, o desafio passava por criar um modelo padrão de garrafa de vidro com foco na exportação, tendo em conta as novas tendências e a possibilidade de personalização. O júri, composto por 17 pessoas, entre as quais representantes de clientes da Verallia e do estúdio de design especializado em embalagens MABA, a sommelier Meritxell Falgueras e, ainda, membros da equipa directiva da vidreira. Juntos, escolheram os vencedores, entre mais de 70 propostas de embalagens.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Vinhos, Azeites e Vinagres”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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