SDG: Preparar os jovens para o futuro

Em 1980, a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão lançava, em parceria com o jornal “Expresso”, o Global Management Challenge (GMC), uma competição internacional de Estratégia e Gestão, que consiste numa simulação interactiva em que cada equipa gere uma empresa com o objectivo de obter o melhor desempenho do investimento.

41 anos volvidos, e na sequência do sucesso e reconhecimento que foi obtendo junto das empresas e organizações, o GMC já chega a 36 países – da China ao Brasil, passando por Angola, Rússia ou Austrália. Desde a 1.ª edição, esta competição já envolveu mais 850 mil quadros de empresas e estudantes de todo o mundo.

Ao promover a aproximação entre as empresas e as universidades/ politécnicos, o GMC tem-se afirmado como um catalisador da responsabilidade social corporativa das empresas, que patrocinam a participação dos estudantes nesta competição, permitindo que tenham uma aprendizagem dinâmica e muito próxima do mundo dos negócios.

«Esta plataforma tem permitido, ao longo dos anos, estreitar diferenças sociais, reduzir distâncias e promover o desenvolvimento de competências e o networking, que, para muitos, de outra forma seria muito difícil. Ao patrocinarem as equipas, as empresas fazem-no para todos os estudantes, de universidades públicas, privadas e politécnicos e de qualquer ponto do País, dando acesso a todos e possibilitando o desenvolvimento das suas competências, ajudando à sua integração no mercado de trabalho», afirma João Matoso Henriques, managing director da SDG.

No GMC, as equipas envolvidas disputam o objectivo de conquistar o título de Melhor Equipa Nacional, para poderem depois concorrer ao título mundial. A final internacional da edição de 2021 está agendada para Junho de 2022, em Santiago de Compostela.

«Ao longo dos anos, as empresas têm demonstrado bastante interesse na possibilidade de participar no GMC e poder também contribuir para o desenvolvimento dos estudantes e ajudar na sua integração no mercado de trabalho. Cada vez mais estão conscientes do grande desafio que é conseguir o primeiro emprego e ter os skills necessários para ser bem-sucedido », refere o managing director da SDG.

Além desta competição à escala internacional, a SDG desenvolve também programas específicos para empresas e para universidades, ligados à formação ou integrados em acções de natureza diversa, utilizando as simulações empresariais.

 

UMA FERRAMENTA PELA INCLUSÃO

Por ser nativo digital, o GMC tem uma pegada ecológica reduzida e promove o trabalho suportado em ferramentas tecnológicas e à distância. Características essas que estão alinhadas com as necessidades actuais de transformação digital e que facilitam a integração desta ferramenta, quer nos planos de formação das empresas, quer como complemento prático aos conteúdos teóricos nas universidades.

Nesse sentido, a prioridade da SDG tem passado pela inclusão a todos os níveis. «O GMC só faz sentido sendo o mais diverso possível e trabalhamos diariamente para chegar a todos e cada vez mais longe. Queremos o maior número possível de parcerias com universidades de todo o País, tentamos que participem estudantes de todas as áreas académicas e sempre focados em garantir igualdade, permitindo que todas as equipas, de estudantes ou quadros de empresas, tenham as mesmas condições de participação», frisa João Matoso Henriques. Além disso, a SDG, em parceria com os seus clientes, tem tido a preocupação de promover a integração e inclusão de pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

De acordo com o responsável, o plano para o futuro só tem um verbo: crescer. «O modelo está consolidado, mas sofremos com a pandemia. Queremos aumentar a interacção entre as empresas, universidades e os estudantes. Agora, o foco está em recuperar a todos os níveis e dedicar atenção ao internacional, porque a pandemia afectou todos», frisa o managing director.

Olhando ainda para o futuro, um dos objectivos da SDG passa por diversificar o portefólio, estando neste momento a comercializar uma nova plataforma de gestão da informação de sustentabilidade para as empresas. Chama-se SIS – Sistema de Indicadores de Sustentabilidade e é uma ferramenta de gestão destinada a qualquer organização que queira melhorar a sua performance nesta área. Esta solução recolhe e gere a informação, monitoriza e controla indicadores de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) através de formulários padrão ou personalizados para a estratégia da organização, aumentando a segurança e o controlo sobre os dados corporativos, de forma eficiente e transparente.

«O SIS garante às empresas segurança, agilidade, flexibilidade, rastreabilidade e customização necessárias para que os seus utilizadores tenham a máxima eficiência na gestão de dados de sustentabilidade», garante João Matoso Henriques. «Já o estamos a apresentar a várias empresas em Portugal, algumas já em fase adiantada e esperamos novidades para breve. A estratégia passa por conseguir alguns grandes clientes em Portugal e depois partir para outros países, alavancando a rede e networking do GMC», revela.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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