Randstad: Mudar o mundo do trabalho com os recursos humanos

A Randstad tem como missão moldar o mundo do trabalho através do desenvolvimento de soluções de recursos humanos, que fornecem valor à sociedade como um todo. Agir com integridade e respeitar os direitos humanos, promovendo os valores fundamentais de justiça social, são o foco da empresa. O principal desígnio da Randstad está assente na contribuição para um futuro sustentável, a nível social, económico e ambiental, facilitando o acesso ao mercado de trabalho para todos, reduzindo as desigualdades e trabalhando para a neutralidade carbónica até 2050.

«A sustentabilidade está no centro da estratégia e das operações da empresa, e acreditamos que os serviços que prestamos criam confiança e afectam positivamente a sociedade», comenta Sónia Gonçalves, Social Impact manager da Randstad Portugal.

A empresa pretende cooperar para um futuro sustentável, tendo definido uma jornada de impacto (igualdade, diversidade e inclusão & acção climática) com o intuito de desenvolver métricas quantitativas, que consigam medir a sua contribuição para o desenvolvimento de um mercado de trabalho justo e eficiente, tendo em conta o impacto ambiental. Por isso está comprometida com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular no que diz respeito à promoção do crescimento económico sustentável e trabalho digno para todos (ODS 8), redução das desigualdades (ODS 10), igualdade de género (ODS 5), educação de qualidade (ODS 4) e acção climática (ODS 13). «Para tanto, pretendemos tornar tangível o valor que a Randstad aporta à sociedade, utilizando três pilares: tocar a vida profissional de 500 milhões de pessoas até 2030; neutralidade carbónica até 2050 e igualdade, diversidade e inclusão através do desenvolvimento de um mercado de trabalho inclusivo, com igualdade de oportunidades para todas as pessoas.»

 

EQUIPA DE SUSTENTABILIDADE

A nível global a Randstad tem uma equipa de sustentabilidade multinacional e multicultural, onde está representado o responsável desta área de cada país. Neste fórum são discutidos e partilhados os projectos globais dos 38 países onde está presente. Estrategicamente há seis temas: a empregabilidade jovem, a integração de pessoas com deficiência, LGBTI+, seniores, migrantes & refugiados e igualdade de género. Neste âmbito são extraídas as melhores práticas que inspiram as equipas globalmente.

A nível da empregabilidade jovem, têm o programa Improve Yourself, que está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Coimbra e que apoia a gestão de carreira de alunos e alumini, assim como promove diversos eventos sobre empregabilidade. Iniciaram com a Universidade de Coimbra e com a Universidade Europeia uma Academia de Estágios Randstad, que será aprofundada em 2022, também trazendo para este ecossistema outras universidades, institutos politécnicos e escolas profissionais; um verdadeiro espaço de co-criação e aprendizagem intergeracional. A Randstad é ainda sponsor de dois prémios atribuídos a estudantes da licenciatura e mestrado em Gestão de Recursos Humanos, da Universidade Europeia.

No que respeita à integração de pessoas com deficiência, a Randstad assinou o compromisso para a inclusão em 2019, promovido pelo Inclusive Community Forum (ICF) da Nova SBE, participando na criação de um mecanismo de mercado que possibilita a integração de pessoas com deficiência; apoiou a investigação feita em estudos de mestrado para compreender a realidade portuguesa neste âmbito; participou na realização do modelo de recrutamento inclusivo que está acessível ao público; criou um manual sobre recrutamento inclusivo; fundou uma Academia Inclusiva em que participam pessoas com deficiência, que partilham a sua experiência de inclusão em clientes. Este ano a Randstad foi distinguida com a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, numa iniciativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que se destina a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

No que concerne ao trabalho desenvolvido ao nível LGBTI+, a Randstad inaugurou a sua Academia Inclusiva no Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ e tem em desenvolvimento várias acções que promovem a celebração da essência de cada um, sob o mote “Be Your True Self ”; através do programa ASAS (um programa de apoio a colaboradores Randstad) tem apoiado e encorajado as pessoas que têm procurado auxílio (social, jurídico ou psicológico) neste âmbito.

Ao nível da empregabilidade sénior, a Randstad tem desenvolvido uma abordagem focada em explorar as potencialidades, na desconstrução do preconceito e na eliminação de estereótipos acerca do envelhecimento. Em 2021, a Randstad tornou-se uma das empresas promotoras da dNovo, uma associação que valoriza e promove a actividade profissional qualificada sénior a partir dos 50 anos, comprometendo-se no apoio ao nível do desenvolvimento de competências, mentoria e acesso a oportunidades de emprego.

Para o tema dos migrantes e refugiados, a Randstad tem empregado pessoas de múltiplas nacionalidades, entre as quais refugiados, em áreas tão diferentes, como TI, Hotelaria, Agricultura, Logística ou Contact Centers.

Ao nível interno, em 2021, através da Academia Inclusiva, a Randstad convidou refugiados a partilharem as suas histórias, aproximando os consultores e a organização destas pessoas.

Actualmente, a Randstad tem previsto avançar com um programa novo com o Conselho Português para os Refugiados (CPR), de forma a potenciar não só a sua empregabilidade, como também a sua formação. «No momento estamos a colaborar num estudo de mestrado, sobre migrantes e refugiados, com a Universidade do Minho e, em 2022, já devemos ter resultados para análise e a partir daí planos de acção», sublinha.

Ao nível da promoção da Igualdade de Género, faz parte do Fórum iGen, Forúm Organizações para a Igualdade, criado em 2013, e que é composto por várias organizações nacionais e multinacionais, que está integrado na Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). A Randstad assumiu o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social, incorporando princípios de igualdade entre mulheres e homens.

Em 2021, foi lançado o livro “O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no Século XXI”, numa parceria com a editora Imprensa Nacional, com autoria da dupla Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e ilustrações de Susana Carvalhinhos. «Todas as pessoas podem escolher a profissão que quiserem, porque todas as escolhas são válidas e porque todos, desde pequeninos, devemos acreditar nos nossos sonhos.» Este livro já entrou no Plano Nacional de Leitura, o que, para além de representar um marco histórico para todas as entidades iGen, é a concretização de um objectivo educacional de grande alcance, permitindo trabalhar este tema desde a infância e contribuindo para uma mudança de mentalidades.

A Randstad acolheu, ainda, o evento iGen, sobre “Assédio Moral e Sexual no Local de Trabalho”, que contou com a participação da CITE, da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), do CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos do Género e, ainda, com a partilha de uma empresa.

Adicionalmente, a Randstad associou-se ao Promova, um projecto coordenado pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, desenvolvido em parceria com a Nova SBE, na 2.ª edição em 2021. Este projecto tem como objectivo identificar talentos femininos com potencial de liderança e apoiar o seu desenvolvimento, contribuindo para que exista um aumento de liderança feminina na gestão de topo das empresas.

Por fim, e de uma forma transversal, a Randstad apoia, através da Associação Surf Social Wave, o programa surf para a empregabilidade, contribuindo com o suporte na realização de entrevistas e selecção de candidatos e nas aulas sobre gestão de carreira. É um programa para desempregados e, em 2021, contou com a criação de mais uma iniciativa direccionada para jovens NEET (não estudam, não trabalham, nem fazem formação).

Em 2021 a Randstad lançou o programa Capacitar Todos, para promover a empregabilidade de zonas periféricas das grandes cidades e também as zonas de baixa densidade, de forma a alavancar a igualdade de oportunidades. Esta iniciativa partiu de um desafio da Santa Casa da Misericórdia da Maia, através do projecto Capacitar+, que conta com a contribuição dos consultores especialistas da Randstad. Este projecto foi distinguido pela Nestlé nos seus Prémios de Sustentabilidade.

A associação EPIS (Empresários para a Inclusão Social) beneficiou também com o envolvimento da Randstad no apoio a sessões formativas sobre a elaboração de CV para jovens com necessidades educativas especiais. Em 2021 a empresa participou no programa “60 minutos especiais” dedicados a este público, com a participação de pessoas com deficiência, famílias, professores e instituições. Tratou-se de uma iniciativa digital, incluída numa série de talks desenvolvidas pela EPIS, e que a Randstad estima que tenha tido um impacto (directo/indirecto) em mais de 200 pessoas.

 

SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

No que respeita a responsabilidade social, a Randstad divide a sua acção por várias iniciativas: projecto ASAS (apoio solidário para um amanhã sustentável); Mural dos Sonhos Randstad; campanha de apoio emergência Randstad Índia; apoio a pessoas em condição de sem abrigo.

O projecto ASAS é um programa de aconselhamento a nível psicológico, social, gestão de finanças pessoais e jurídico para todos os colaboradores. Esta iniciativa tem um impacto directo e indirecto em mais de 30 mil famílias. «Com a pandemia em 2020 já tínhamos triplicado o pedido de apoios e, em 2021, tal como tínhamos previsto, os pedidos de apoio continuaram a crescer e com necessidade de uma intervenção mais prolongada e em vários eixos de actuação», conta Sónia Gonçalves.

O Mural dos Sonhos Randstad pretende dar voz a toda a comunidade Randstad. Cada colaborador da Randstad pode identificar uma necessidade de alguém ou de uma instituição que esteja num momento de maior necessidade, que pretenda concretizar algo que seja mais complexo, e depois serão avaliadas todas as situações, para que se decida a melhor acção a executar. A Randstad apoiou também a associação “Terra dos Sonhos”, através de coaching e mentoring.

Em 2021 auxiliou pessoas em condição de sem abrigo, através da Associação Orientar, pela doação de bens alimentares e roupas, impactando mais de 25 pessoas acompanhadas pelo projecto, assim como a comunidade mais alargada da freguesia do Beato (Lisboa), estimando ter chegado a mais de 100 famílias.

Do ponto de vista ambiental, a Randstad Portugal assinou o Compromisso Lisboa Capital Verde 2020 – Acção Climática Lisboa 2030, onde elencou os seus objectivos a caminho da neutralidade carbónica e, em 2021, continuou com as acções de redução de plásticos de utilização única, assim como com as iniciativas de reciclagem. Além disso, formou mais de 50 pessoas da sua estrutura interna em termos de práticas de sustentabilidade ambiental, incluindo nas celebrações dos dias de impacto Randstad, o dia mundial do ambiente, o dia mundial da água e o dia internacional da reciclagem. No dia 17 de Novembro de 2021, dia de comunicação da Randstad aos mercados, foi anunciado o compromisso de neutralidade carbónica até 2050. Para isso estipulou cinco superpilares: eficiência energética nos edifícios; 100% energia renovável; política de mobilidade sustentável; política para admissão de fornecedores com base nas suas práticas sustentáveis e política de viagens corporativas alinhadas com os princípios de sustentabilidade definidos.

Sónia Gonçalves lembra: «Nos próximos anos de forma obrigatória cada empresa será avaliada em termos do que aporta em termos financeiros, ambientais e sociais e terá de apresentar quantitativamente esse impacto; para tanto, estão a ser desenvolvidas métricas relacionadas com a jornada de impacto, que serão exigidas, e o acesso a financiamentos, por exemplo, de fundos europeus, será negado, assim como é sabido que haverá penalizações para quem não cumpra. Desta forma, o tema da sustentabilidade está na ordem do dia, e assim será nos próximos anos, numa agenda ambiciosa até 2050.»

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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