Quinta do Gradil: Celebrar distinções e investimentos

A Quinta do Gradil foi eleita Produtor do Ano 2020 pela revista “Vinho Grandes Escolhas”, após avaliação por uma equipa de críticos e jornalistas especialistas. Esta Quinta viu também destacado o recém-lançado Maria do Carmo 2015, na selecção dos 30 Melhores Vinhos de 2020 feita pela publicação, tendo sido a única marca com origem na Região Vitivinícola de Lisboa a integrar esta escolha.

«Sermos reconhecidos Produtor do Ano é um motivo de enorme orgulho e celebração», disse Luís Vieira, administrador da Quinta do Gradil, acrescentando que «o prémio tem um peso ainda maior este ano», já que lançaram a nova imagem da Quinta do Gradil e concluíram a reconstrução do seu palácio.

Situada no concelho do Cadaval, no sopé poente da Serra de Montejunto, numa área de 200 hectares, dos quais 120 plantados com vinha, a produtora de Lisboa apresentou, no final do ano passado, uma nova identidade gráfica, que espelha a experiência adquirida na vinha e na adega ao longo das duas últimas décadas, assim como a história da propriedade, que se estende ao longo de sete séculos. As mais antigas referências à Quinta do Gradil remontam a 1492, ano que consta nos rótulos dos vinhos. Mas foi em meados do século XIX que se transformou numa importante exploração agrícola, por acção de Dona Maria do Carmo.

Integrada no Grupo Parras, hoje, é muito mais do que uma marca de um portefólio vasto. É um projecto autónomo, com a sua história, o seu espaço, a sua identidade, o seu conceito e os seus objectivos. E é, também, enoturismo – visitas ao espólio patrimonial e ao processo de viticultura, com início nas vinhas, passando pela adega e culminando na sala de provas e na loja, passeios a cavalo, vindimas, piqueniques ou brunchs e birdwatching – oferecendo também a possibilidade de realização de eventos e casamentos. Com a recente requalificação da casa principal, a Quinta do Gradil está de portas abertas para receber casamentos, com uma ampla sala com vista para as vinhas e capacidade para receber 250 pessoas sentadas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Vinhos, Azeites e Vinagres”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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