NTT DATA: Contribuir para diminuir a desigualdade digital das organizações

Num mundo cada vez mais digital como o que vivemos, a rapidez da mudança é uma constante, que tende a acelerar à medida que a transformação digital se desenrola. Uma adaptação que impõe abertura, investimento, capacidade de aprendizagem e até de reinvenção, que não está ao alcance de todas as pessoas e organizações por diferentes motivos. É por isso um factor de exclusão social e económico em si mesmo, que tem de ser tratado como uma prioridade, se queremos desenvolver um planeta sustentável, não só do ponto de vista ambiental, mas também social e económico.

Neste sentido e reconhecendo o papel central do terceiro sector na coesão social das comunidades, a NTT DATA Portugal lançou um programa para capacitar organizações sem fins lucrativos para a gestão dos seus doadores, aumentando o seu impacto através da tecnologia. Nascia, deste modo, o Programa Mais Impacto.

 

PROGRAMA MAIS IMPACTO

O Programa Mais Impacto tem por objectivo melhorar a capacidade das organizações gerirem as suas campanhas de angariação de fundos, assim como a sua relação com doadores e iniciativas, nomeadamente, através da implementação da plataforma Non Profit Cloud da Salesforce, parceira estratégica deste programa.

É, portanto, uma iniciativa formatada para a NTT DATA poder dedicar as suas competências de consultoria à transformação digital de organizações de carácter social, em regime pro bono e com soluções personalizadas, alinhadas com as necessidades das entidades beneficiárias.

«Habitualmente, as organizações do terceiro sector dispõem de recursos escassos e têm pouca capacidade para modernizar e optimizar as suas ferramentas de trabalho. Com este programa acreditamos que as podemos ajudar a ter mais impacto na sociedade, optimizando processos e controlando melhor as suas actividades», comenta Fernando Bernabé, director na NTT DATA Portugal.

Para participarem no programa, as entidades interessadas têm de submeter uma candidatura de acordo com o regulamento de cada edição, que é depois sujeita à avaliação de um painel de jurados.

Da edição de 2021, apresentada em Fevereiro, foram seleccionadas quatro entidades beneficiárias – Semear, Academia TEN, Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger e Serve the City – que se enquadravam no perfil procurado. Ou seja, tinham de ser necessariamente associações e fundações sediadas em Portugal, cuja intervenção contribua activa e positivamente para promover a inclusão social, económica e política, em linha com a Agenda 2030 e o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável “Reduzir as Desigualdades”, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foi no âmbito do Programa Mais Impacto que a NTT DATA estabeleceu uma parceria com a Fundação São João de Deus. Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública, vocacionada para o auxílio de doentes e pessoas carenciadas. Em Portugal, tem duas unidades hospitalares de apoio a pessoas com doenças mentais e apoia também causas relacionadas com a inclusão social.

 

O DESAFIO

Na qualidade de Instituição Particular de Solidariedade Social, a Fundação São João de Deus (FSJD) financia as suas actividades através de acções de angariação de fundos e por donativos de benfeitores. Fundos esses que suportam as actividades hospitalares da Fundação, mas que são também distribuídos pelas instituições que representam as causas que esta apoia, no âmbito da promoção da saúde mental e também do apoio a pessoas carenciadas.

Todas estas actividades eram suportadas por processos “analógicos” – telefone e papel –, ou pelo tradicional email e folha de excel, o que dificultava a partilha de informação entre os colaboradores da instituição, assim como o controlo dos donativos e até o acompanhamento dos benfeitores. Era, por isso, emergente a necessidade de informatizar todos estes processos, de forma a optimizar procedimentos internos de partilha e controlo da informação, assim como a própria relação com os benfeitores.

 

SOLUÇÃO

Depois de analisar a actividade e os processos da Fundação, a NTT DATA Portugal realizou um processo de limpeza e reorganização de dados, de forma a uniformizar a informação existente, para poder implementar depois a solução da Salesforce. Isso compreendeu a revisão de procedimentos internos e a realização de um programa de formação, para aumentar o grau de adopção da plataforma, que se revelou fundamental para a tornar a principal base de trabalho da Fundação. O projecto, como um todo, levou um total de oito semanas a concretizar e foi desenvolvido por uma equipa da NTT DATA em regime pro bono.

«Com esta solução reorganizaram-se procedimentos, informatizaram- se todos os contactos com parceiros e benfeitores. No fundo, passámos a ter toda a informação organizada numa única plataforma, os contactos passaram a ser rastreáveis, evitando-se duplicações e os dados estão acessíveis a partir de qualquer localização. Também os fluxos financeiros passaram a estar arrumados, ajudando muitíssimo o controlo da tesouraria. Demos um grande salto tecnológico. Sem dúvida», assegura Rui Amaral, presidente da Fundação São João de Deus.

 

RESULTADOS

Para além das vantagens enunciadas, a participação da Fundação São João de Deus no Programa Mais Impacto da NTT DATA teve muitos outros benefícios:

  • Informação organizada: a informação sobre os benfeitores e as instituições parceiras passou a estar toda organizada, o que permitiu segmentar e personalizar contactos, aumentado a taxa de sucesso das comunicações.
  • Rastreabilidade dos contactos: os contactos com benfeitores passaram a estar registados no sistema independentemente do formato – carta, telefone, email ou redes sociais –, evitando duplicações e permitindo que colaboradores em diferentes geografias tivessem acesso à mesma informação, actualizada ao minuto.
  • Dados deslocalizados: com a informação organizada na Cloud Salesforce, qualquer colaborador autorizado da Fundação passou a poder aceder à informação, independentemente do local onde se encontra, o que facilita a partilha da informação e a optimização de processos.
  • Melhor controlo financeiro: os fluxos de entrada e saída de donativos passaram a estar devidamente organizados, optimizando o controlo da tesouraria. Além disso, desta forma, e com a participação no Programa Mais Impacto, passou a ser possível extrair relatórios de balanço, tanto para efeitos de controlo financeiro, como para identificação de potenciais benfeitores e informação relativa a eventos e campanhas.
  • Optimização de tempo e recursos: com os dados e os contactos devidamente sistematizados, os colaboradores ganharam tempo para se dedicarem a outras actividades igualmente relevantes no contexto da actividade da Fundação.

Assim se percebe, pelo exemplo da Fundação São João de Deus, o potencial que reside na tecnologia para aumentar o impacto das organizações na sociedade, mas também a importância que tem o investimento na capacitação destas organizações e de pessoas menos aptas para o digital no desenvolvimento de uma sociedade coesa e sustentável.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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