NOS: Revolução verde chega às telecomunicações

Tecnologia também pode rimar com sustentabilidade e responsabilidade social. Isso mesmo é comprovado pela NOS, que tem como ambição utilizar o poder das tecnologias de informação e comunicação para desenvolver soluções inovadoras, que contribuam para uma sociedade inclusiva, que potenciem a transformação social e económica e que protejam o ambiente. A empresa quer, aliás, «liderar em sustentabilidade no sector e em Portugal», segundo revela Maria João Carrapato, head of Investor Relations & Sustainability da NOS. De acordo com a responsável, a sustentabilidade e a responsabilidade social são, por isso, encaradas como um pilar estratégico e central ao desenvolvimento da organização.

Para o ciclo 2021-2025, o plano nestas áreas assenta em quatro grandes eixos de actuação, que surgem alinhados com os principais desafios da actualidade – mas que também representam oportunidades para o negócio: “Em nome do Planeta” (combate às alterações climáticas e economia circular); “Por um Futuro Digital” (transformação digital e democratização do acesso à tecnologia); “Mais pelas nossas Pessoas” (promoção da diversidade, inclusão e igualdade de oportunidades); e “Gestão Ética e Responsável” (implementação das melhores práticas de gestão, com o foco na ética, governo, gestão de risco e avaliação contínua da cadeia de fornecimento).

Na prática, são já várias as iniciativas em curso e as metas traçadas para dar resposta aos pilares definidos pela NOS. Uma delas passa por realizar a avaliação ambiental e social de todos os fornecedores de risco até 2025. «Temos como um dos compromissos promover a redução do impacte ambiental e garantir o cumprimento de critérios sociais na nossa cadeia de fornecimento », conta Maria João Carrapato, adiantando ainda que todos os fornecedores e parceiros têm de respeitar um conjunto de requisitos: «É importante salientar que as sinergias com os nossos fornecedores e parceiros são muito importantes para adoptarmos processos e disponibilizarmos ofertas ambientalmente mais responsáveis, que contribuem para o compromisso da empresa de redução da pegada carbónica e para a promoção da utilização circular de recursos.»

Exemplo disso é o lançamento do primeiro serviço eSIM do mercado português. No ano passado, a NOS apresentou-se como a primeira operadora a apostar na desmaterialização dos cartões SIM, posicionamento que voltou a reforçar já em 2021 com a produção de cartões SIM em plástico 100% reciclados. Em ambos os projectos, contou com a IDEMIA como parceiro.

Além das colaborações, a NOS acredita também no poder da tecnologia para combater os desafios ambientais e sociais que enfrentamos. Por essa razão, a operadora foi a primeira empresa portuguesa signatária do Movimento Digital with Purpose (da GeSi) e, em 2020, investiu mais de 67 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento – pelo segundo ano consecutivo, ocupa o primeiro lugar no ranking das 100 companhias que mais investem nesta área, em Portugal.

A nível da operação própria, a NOS tem como objectivos reduzir em 85% o consumo de energia da sua operação por volume de tráfego de dados (TB) e reduzir em 90% as emissões de gases com efeito de estufa associadas à operação própria até 2030. Este objectivo de redução da NOS obteve a aprovação da Science Based Targets initiative (SBTi), uma organização internacional que define e promove as melhores práticas de redução de emissões, em linha com a ciência climática, e avalia de forma independente os objectivos estabelecidos pelas empresas neste domínio.

Ainda no que diz respeito à descarbonização, a NOS aprovou um roadmap para a electrificação total da sua frota e, ao longo do período de renovação de veículos, irá compensar voluntariamente as emissões não evitáveis através de um projecto de reflorestação.

Segundo a NOS, as variáveis determinantes do desempenho energético e carbónico de um operador de telecomunicações são a eficiência do consumo e a utilização de electricidade renovável. Neste âmbito, a NOS celebrou com a EDP um acordo para compra de electricidade renovável a longo prazo para os próximos 11 anos.

A empresa decidiu que 100% da electricidade consumida na operação própria terá certificação de origem renovável, já a partir de 2022. Desde 2015 que a NOS implementa, de forma continuada, um programa de eficiência energética que coloca especial foco na infra-estrutura técnica e que passa, entre outras medidas, pela modernização integral da rede de acesso móvel.

A NOS investiu também na virtualização de servidores e implementou melhores práticas em termos de climatização e iluminação, aumentando em 30% a eficiência energética das suas instalações.

«A melhoria do desempenho traduziu-se de forma visível no indicador de consumo de energia por tráfego de dados que, entre 2015 e 2020, registou uma redução de 80%.»

Os compromissos e avanços da NOS, ao nível do combate às alterações climáticas, têm sido reconhecidos por entidades independentes de renome internacional. A empresa foi distinguida pelo CDP – Disclosure, Insight, Action, com rating Ano seu programa Alterações Climáticas. Esta avaliação coloca a NOS na gama de desempenho “Liderança” em matéria de combate às alterações climáticas, a nível internacional.

Ainda a nível interno, a NOS quer que a sua estratégia ESG envolva os colaboradores e que integre nos processos e dinâmicas internas, de forma clara e transparente, acções em prol de temas como a diversidade, a inclusão e da redução da pegada ecológica.

Para isso, a NOS criou o Fórum de Sustentabilidade, cuja missão é fomentar a implementação de políticas e iniciativas de ESG, em alinhamento com a Estratégia de Sustentabilidade, «promovendo uma abordagem transversal a toda a empresa, bem como a persecução de objectivos e metas estratégicas comuns », salienta a empresa.

Os canais internos da NOS são utilizados para a partilha de dicas e boas práticas. No sentido inverso, os colaboradores podem dar sugestões através de uma plataforma específica.

 

A EXIGÊNCIA DOS CONSUMIDORES

Ser sustentável é um compromisso da NOS, mas também uma exigência por parte do mercado e dos vários intervenientes. É já ponto assente que um bom desempenho ESG fortalece a percepção de marca, a sua reputação e a preferência junto dos clientes, razão pela qual a NOS tem vindo a oferecer soluções e produtos mais verdes.

A NOS foi, por exemplo, o primeiro operador a lançar o Fairphone, telemóvel reconhecido como o mais sustentável do mercado por garantir a utilização de materiais reciclados e justos, com base numa produção responsável, um menor impacte ambiental e uma durabilidade superior. «Fomos ainda pioneiros no lançamento de smartphones recondicionados, com garantia de dois anos e, no início do mês de Novembro de 2021, lançámos o nosso primeiro kit de auto-instalação ecológico da NOS», acrescenta Maria João Carrapato, adiantando que, aos materiais sustentáveis utilizados na embalagem e à exclusão de plásticos de utilização única, a NOS acrescentou a possibilidade de o cliente poder instalar o seu próprio serviço. Quer isto dizer que é eliminada a necessidade de deslocação e intervenção de um técnico.

Nas lojas, a NOS está a digitalizar e robotizar os serviços para reduzir a pegada ambiental e oferecer, ao mesmo tempo, um atendimento mais rápido, seguro e tecnológico.

 

RESPONSABILIDADE EM PANDEMIA

Desde o primeiro momento da crise sanitária provocada pela Covid-19 que a NOS tem tido como prioridade assegurar a continuidade dos serviços de telecomunicações, de forma a garantir que os portugueses permanecem ligados. Ao mesmo tempo, a empresa tem procurado reforçar a sua presença e envolvimento com a sociedade, nomeadamente através da participação em diversas iniciativas de carácter social.

Foram criadas linhas telefónicas para a angariação de fundos para iniciativas da sociedade civil, tais como campanhas de apoio a famílias e crianças em risco, ou angariação de fundos para hospitais de campanha e reforço de unidades hospitalares.

A empresa vai continuar a investir na expansão da rede e na melhoria contínua dos produtos e serviços de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade cada vez mais equilibrada.

 

SOLIDARIEDADE NATALÍCIA

A responsabilidade social faz parte da estratégia da NOS ao longo de todo o ano, mas, no Natal, nota-se uma maior predisposição por parte de toda a população para abraçar causas. Por isso mesmo, a NOS apostou numa campanha que envolve todos os colaboradores das suas lojas (próprias e franchising) com o objectivo de entregar donativos a nove Instituições de Solidariedade Social, na sequência de uma parceria com a Samsung e a TLC. Ainda por altura do Natal, a NOS dotou a nova nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, com o seu serviço de televisão, proporcionando às crianças, e também aos seus cuidadores, o acesso a um conjunto variado de conteúdos de entretenimento.

Já no que à sustentabilidade diz respeito, o Natal também mostra ser uma época profícua em termos solidários: durante o mês de Dezembro, a NOS promove uma iniciativa interna de recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida em todos os edifícios da empresa, em parceria com a E-Cycle. A ideia é, com a ajuda dos colaboradores, poder promover a correcta recolha desta tipologia de resíduos, sendo que a quantidade de peso recolhida será convertida num valor monetário que a E-Cycle doará à associação A Casa do Caminho.

 

LADO A LADO COM A EDP

A NOS reforçou a aposta em energias renováveis através de um acordo com a EDP, que consiste num contrato de aquisição a longo prazo. Para a NOS, esta parceria tem uma dupla importância: por um lado, garante o fornecimento de cerca de 40% do consumo de electricidade a partir de fontes renováveis; por outro, permite o investimento na produção renovável. O contrato pressupõe a construção de um parque eólico, com entrada em funcionamento prevista para 2023. O acordo pressupõe, ainda, o fornecimento de 62 GWh anuais de electricidade verde, equivalentes ao consumo médio de electricidade de mais de 27 mil habitações. Deverão permitir evitar a emissão de cerca de 17 mil toneladas de CO2 por ano.

 

5G AO SERVIÇO DO PLANETA

A NOS está apostada em aplicar as potencialidades do 5G às mais variadas áreas, incluindo a das Cidades Inteligentes. Para isso, a operadora está a desenvolver soluções que permitem elevadas poupanças energéticas e de recursos, à medida de cada autarquia. Rega Inteligente, Iluminação Pública ou Gestão de Resíduos são algumas das ferramentas disponíveis, integradas em projectos-piloto que visam demonstrar o impacte que a transformação digital pode ter na resposta a questões ambientais e sociais.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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