L’Oréal: Com os olhos postos no futuro

5Vivemos um momento crucial. O momento de escolher que tipo de mundo queremos para o amanhã. Daí que os compromissos da multinacional L’Oréal para 2030 sejam ainda mais radicais daqueles que abraçou na década anterior em que operou uma profunda transformação para reduzir o impacto em toda a sua cadeia de valor. Foi reinventada a forma como projectam e produzem os produtos da empresa – sempre com a sustentabilidade como requisito fundamental. A L’Oréal chegou a superar os seus objectivos, já muito ambiciosos. Provou que é possível separar impacto e crescimento.

Mas enquanto líder com presença global, a L’Oréal sabe que, com as crescentes preocupações ambientais e sociais, já não é suficiente. Nesse sentido lançou o programa L’Oréal For The Future, que estabelece como compromisso respeitar os Limites do Planeta (ou seja, o que o planeta pode suportar, de acordo com o definido pela ciência ambiental), em todo o ciclo de vida dos seus produtos. A empresa considera ser essencial ajudar os seus 1,5 mil milhões de consumidores a limitar o seu impacto, enquanto utilizadores dos produtos das marcas, e incentivá‑los a fazerem escolhas sustentáveis. Quer continuar a ajudar os seus fornecedores e clientes neste processo de transição sustentável, desenvolvendo, juntos, soluções disruptivas. Na L’Oréal acredita- se que somente juntos podem ter um impacto real.

 

VISÃO DE RESPONSABILIDADE

O aquecimento global e as alterações climáticas conduzirão à degradação potencialmente permanente dos habitats humanos e naturais. Os níveis do mar, o degelo dos glaciares, o aquecimento e a acidificação dos oceanos, bem como os fenómenos meteorológicos extremos, estão a aumentar. Desafios exponenciais exigem compromissos mais fortes. «Enfrentamos hoje desafios a uma escala sem precedentes. As nossas ambições devem manter- se alinhadas com estes desafios. Não se trata de fazer melhor, mas sim de fazer o que é necessário», comenta Alexandra Palt, Chief Corporate Responsability officer e Executive vice-president of the Fondation L’Oréal.

Nesse sentido, o programa L’Oréal For The Future desenvolve- se em duas dimensões: orientar a transformação da empresa para um modelo de negócio cada vez mais sustentável e contribuir para a resolução dos desafios que o mundo enfrenta.

Os novos compromissos não se focam apenas no impacto directo da actividade da L’Oréal, mas abordam também o impacto indirecto alargado, associado, por exemplo, à actividade dos fornecedores e à utilização dos produtos pelos consumidores. Os novos objectivos do grupo para 2030 foram estabelecidos de acordo com a Science-Based Targets (SBT), que incentiva as empresas a comprometerem-se com a transição voluntária para uma economia de baixo carbono e a estabelecerem objectivos alinhados com o que a mais recente ciência climática aponta como necessário – seguir a trajectória de 1,5 °C – uma metodologia desenvolvida para estabelecer padrões internacionais comuns nas questões de âmbito climático. «Na L’Oréal, decidimos adoptar uma abordagem semelhante, definindo objectivos para a nossa utilização dos recursos naturais – clima, água, biodiversidade –, de acordo com o que ditam os especialistas científicos e as necessidades do nosso planeta», acrescenta a responsável.

Nesse âmbito, o objectivo global para 2030 é alinhar a emissão de gases de efeito estufa com o cenário de +1,5 °C – por cada produto final irão reduzir 50% das emissões de gases de efeito de estufa. Para atingir este objectivo, a multinacional definiu objectivos numéricos para cada categoria da sua actividade, de forma a incluir não só as instalações de produção e distribuição, como também a cadeia de fornecimento de matérias-primas e os impactos indirectos associados à utilização pelo consumidor.

Até 2025, o grupo compromete-se a atingir a neutralidade do carbono em todas as suas instalações, melhorando a eficiência energética e utilizando energia 100% renovável. Até 2030, inovará de forma a permitir que os consumidores reduzam as emissões de gases de efeito de estufa resultantes da utilização dos seus produtos, em 25% – em média e por produto final, comparativamente a 2016; reduzirá as emissões de gases de efeito de estufa ligadas ao transporte dos produtos, em 50% – em média e por produto final (face a 2016); e os fornecedores estratégicos reduzirão as suas emissões directas, em 50%, em termos absolutos (comparando com 2016).

No âmbito da gestão sustentável do consumo de água, há vários anos que a L’Oréal trabalha para assegurar a elevada qualidade da água bem como a quantidade sustentável de água, em toda a cadeia de valor e em todas as bacias hidrográficas e comunidades que serve e onde opera. A avaliação e a inovação de produto assumirão um papel vital no esforço que o grupo dedica à conservação deste recurso valioso. Daí que a empresa se comprometa, até 2030: a avaliar todas as suas fórmulas, graças à plataforma de teste ambiental, para garantir que respeitam todos os ecossistemas aquáticos, continentais ou costeiros; a inovar de forma a permitir que os consumidores reduzam o consumo de água resultante da utilização dos produtos, em 25% – em média e por produto final, comparativamente a 2016; a que 100% da água utilizada nos processos industriais seja reciclada e reutilizada em circuito fechado; e que todos os fornecedores estratégicos utilizarão a água de forma sustentável, nas áreas onde operam.

 

RESPEITAR A BIODIVERSIDADE

A destruição de ecossistemas naturais, particularmente devido à agricultura, ameaça a resiliência do planeta e das comunidades, no que toca às alterações climáticas. A maioria das matérias- primas da L’Oréal deriva de fontes renováveis e é, na sua maioria, de origem vegetal. O grupo, que utiliza aproximadamente 1600 matérias-primas de cerca de 350 espécies de plantas, vê a biodiversidade como uma fonte importante e crescente de inovação e compromete-se com um abastecimento de ingredientes, sustentável e responsável. Até 2030, 100% dos ingredientes de origem biológica incluídos nas fórmulas e materiais de embalagem serão rastreáveis e terão uma origem sustentável. Nenhum destes ingredientes estará ligado à desflorestação. Até à mesma data, a empresa compromete-se a controlar o seu impacto nos habitats naturais, não aumentando (comparativamente a 2019) a ocupação total de solos vitais ao fornecimento dos seus ingredientes. Além disso, 100% das instalações industriais e todos os edifícios operacionais terão um impacto positivo na biodiversidade, comparativamente a 2019. Ainda que a L’Oréal esteja ciente de que qualquer actividade, humana ou económica, implica o consumo de recursos naturais, defende que esse consumo deve ser gerido de forma controlada e mensurável, através de soluções que permitam a reciclagem e que promovam o desenvolvimento da economia circular. Até 2030, 95% dos ingredientes incluídos nas fórmulas dos produtos do grupo terão uma base biológica, derivada de minerais abundantes ou de processos circulares; 100% do plástico utilizado nas embalagens virá de fonte reciclada ou de base biológica; reduzirão a quantidade de embalagens em 20%, em termos de intensidade; e 100% do desperdício gerado nas instalações será reciclado ou reutilizado. Mas já até 2025, a empresa terá 100% das suas embalagens em plástico recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; 100% dos novos expositores terão uma concepção ecológica, tendo em consideração princípios da economia circular em termos de gestão de fim de vida; e 100% das novas lojas próprias serão projectadas e construídas de acordo com os princípios de sustentabilidade.

 

FUNDO DE INVESTIMENTO

A L’Oréal atribuiu um fundo de investimento de impacto no valor de 100 milhões de euros, dedicado à regeneração de ecossistemas e ao desenvolvimento da economia circular. O objectivo passa por apoiar projectos de regeneração de habitats degradados, marinhos e terrestres. O portefólio incluirá projectos que apoiam a restauração de solos degradados, a regeneração de mangais e a restauração de áreas marinhas e florestas. Estes projectos também permitirão abordar necessidades sociais das comunidades envolventes através do desenvolvimento de oportunidades de subsistência sustentáveis (agricultura e pesca sustentáveis, ecoturismo, comércio de créditos de carbono). As comunidades poderão viver num ambiente mais saudável, beneficiar de novas oportunidades económicas e de maior resiliência às alterações climáticas.

Além disso, a L’Oréal doou 50 milhões de euros para um fundo de caridade que apoia mulheres em situações de vulnerabilidade extrema. O objectivo é ajudar mulheres a saírem da pobreza, a integrarem-se social e profissionalmente, proporcionar assistência de emergência a mulheres refugiadas e a portadoras de deficiências, bem como prevenir a violência doméstica/sexual contra mulheres e apoiar sobreviventes.

Uma associação portuguesa, sugerida pelo L’Oréal Portugal, foi uma das escolhidas para este fundo de apoio a mulheres. Trata-se da Girl Move e uma escolha que deixou a equipa local muito orgulhosa. «Se quisermos construir um mundo sustentável e inclusivo, teremos de apoiar aqueles que se encontram em dificuldades sociais e económicas, focarmo-nos na prevenção das alterações climáticas e da erosão da biodiversidade – que ameaçam abalar as nossas vidas, sociedades e economias, ainda mais profundamente e, uma vez mais, com as mulheres como primeiras vítimas», acrescenta a marca.

 

A INSPIRAR OS CONSUMIDORES

Paralelamente ao seu processo de transformação, a L’Oréal quer inspirar os consumidores a agirem consigo. O grupo salienta que as pessoas estão dispostas a fazer a sua parte pelo ambiente, através da escolha de produtos sustentáveis. Para viabilizar este tipo de escolha, a transparência é essencial. E por esse motivo o grupo desenvolveu um sistema inovador de rotulagem que indica em cada produto o seu impacto ambiental e social. Para proporcionar informação clara e útil aos consumidores, o sistema de Rotulagem de Impacto Ambiental e Social do Produto inclui uma classificação numa escala de A a E – sendo que um produto “A” é considerado como “o melhor da categoria”, em termos de impacto ambiental. A classificação indica o impacto de cada produto da L’Oréal, considerando 14 factores de impacto no planeta.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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