LG: A tecnologia deve ter uma segunda vida

Na área da sustentabilidade, o propósito da LG Portugal é o de promover a mudança de comportamentos e fazer com que os portugueses passem a olhar para os seus equipamentos eléctricos e electrónicos como um importante recurso da economia circular, mesmo depois de deixarem de ter utilidade. Com esse intuito, a tecnológica associou-se em 2011 à ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos. Desde então, têm vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas nesta área, que já permitiram reciclar mais de 330 toneladas de equipamentos e promover o correcto encaminhamento dos equipamentos em final de vida para a reutilização por parte de famílias necessitadas e ONG.

Apesar de esta parceria contar já com uma década, continua a primar pela inovação contínua. No início deste ano, por exemplo, a LG e a ERP Portugal aliaram-se à Startup Lisboa para desafiar as empresas nacionais a apresentarem projectos que possam dar resposta à problemática do e-waste (lixo electrónico), através da competição e-Waste Open Innovation. Já em Fevereiro, as duas entidades lançaram o programa “Reciclar Não Tem Truque”, que, através de truques de magia, veio alertar para a necessidade de darmos uma segunda vida aos nossos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, num projecto que contou com a participação do mágico Luís de Matos, do youtuber Gabriel Ferreira e do humorista Luís Filipe Borges.

Paralelamente, decorreu em mais de 540 escolas e entidades a 14.ª edição da iniciativa Geração Depositrão. No período 2020-2021, esta iniciativa, promovida pela ERP Portugal com o apoio da LG, permitiu recolher mais de 430 toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos e pilhas usadas.

«A maior parte das iniciativas promovidas pela LG em parceria com a ERP Portugal e outras entidades é focada na comunidade em geral, de forma a educar e apelar à mudança de comportamentos por parte dos portugueses em relação ao correcto encaminhamento dos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida», sublinha Hugo Jorge, Marketing director da LG Portugal.

 

SENSIBILIZAR EM TODAS AS PLATAFORMAS

A pandemia de Covid-19 não tem travado os esforços da LG Portugal no âmbito da sustentabilidade. Pelo contrário, levou a marca a «olhar para o meio digital de forma ainda mais estratégica, impulsionando a criação de novas iniciativas pensadas especificamente para este meio», conforme refere Hugo Jorge. É o caso da promoção de um estudo sobre os hábitos de reciclagem dos portugueses ou do lançamento, em Outubro passado, das e-Waste Talks, um conjunto de podcasts que reúne entidades do sector para debater a problemática da gestão do lixo electrónico, com a mediação de César Mourão.

O humorista foi também o anfitrião da segunda edição do e-Waste Summit, no passado dia 26 de Outubro. Dedicado ao tema “Consumo Sustentável – Realidades e Desafios”, este evento reuniu os vários sectores da sociedade para promover a partilha de conhecimento e contribuir para a alteração do comportamento dos consumidores no que respeita ao consumo, utilização e reciclagem dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). «O enorme sucesso da parceria com a ERP Portugal e do e-Waste Summit diz-nos que, mais do que apenas uma reacção positiva, os vários stakeholders querem associar-se a este projecto, fazer parte do debate e, assim, contribuir para uma mudança efectiva de comportamentos», frisa o Marketing director da LG Portugal.

As iniciativas da LG Portugal na área da sustentabilidade contam hoje com uma estratégia multiplaforma e vivem tanto no mundo físico como no digital, através de vídeos, podcasts, conteúdos para as redes sociais e até streaming de eventos, chegando a cada vez mais consumidores. O conjunto dos vídeos das e-Waste Talks e do projecto “Reciclar Não Tem Truque” já reuniu mais de 300 mil visualizações no YouTube e teve um alcance de 1,5 milhões de pessoas em social media, ajudando assim a cumprir o objectivo de consciencializar a sociedade em geral para a problemática da reciclagem dos REEE, representando um passo importante para gerar uma mudança efectiva de comportamentos.

Em breve, a marca espera também voltar a estar presente nos festivais de Verão, promovendo também nestes eventos a recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.

 

REDUZIR A PEGADA AMBIENTAL

Para a LG, a sustentabilidade é uma prioridade e a sua política de responsabilidade social e de sustentabilidade remonta a 1994. Desde então, a multinacional de origem sul-coreana tem vindo a implementar sistemas de gestão ambiental ao longo do ciclo de vida dos produtos, de forma a reduzir a pegada ambiental da empresa e assim cumprir a sua maior missão: «Criar um sistema de gestão e um portefólio de produtos que assegurem um ambiente melhor desde a sua criação e produção até ao final do seu ciclo de vida», salienta Hugo Jorge.

Neste sentido, uma das maiores inovações da marca é a sua política de ecodesign, que pressupõe um processo de montagem para que o desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos componentes. Também o desenvolvimento das embalagens é avaliado tendo em conta o cumprimento de 22 pontos-chave e da directriz de design de Embalagens Verdes. «É inegável que, cada vez mais, os consumidores portugueses procuram equipamentos sustentáveis. Por essa razão, a LG tem vindo, não só, a criar um conjunto de acções com impacto e resultados efectivos em Portugal, mas também a desenvolver produtos que reflectem estas necessidades e preferências específicas, tais como elevados índices de eficiência energética, poupança de água, reciclagem dos equipamentos, matérias-primas utilizadas, entre outros», frisa o Marketing director.

A nível global, a empresa tecnológica estabeleceu três metas ambiciosas: fazer a transição completa para energia renovável até 2050 nos seus centros de produção; reduzir as emissões de carbono nas suas unidades globais de produção dos cerca de dois milhões de toneladas registados em 2017 para 960 mil toneladas até ao final de 2030; e utilizar mais de meio milhão de toneladas de plástico reciclado até 2030.

De resto, é este o espírito que a LG Portugal tem procurado incutir também nos seus colaboradores, que, além de serem envolvidos nas iniciativas da empresa nesta área, incorporaram práticas mais sustentáveis e responsáveis no seu dia-a-dia, como a redução do plástico de utilização única, reflorestação de áreas ardidas e a limpeza de praias.

No ano passado, a LG Portugal fechou uma parceria com a Earth Group, a única marca de água do mercado cujos lucros revertem a 100% para o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, sendo também a primeira a ser comercializada em embalagens de cartão Tetra Pak no mercado nacional. No âmbito desta parceria, a Earth Group passou a ser a fornecedora oficial de água da LG Portugal, impactando um universo de 90 colaboradores, um bloco de 1865 m2 no Tagus Park, em Oeiras, bem como todos os eventos e reuniões da empresa.

«Acreditamos, sobretudo, que essa exigência tem de partir da própria marca. Na LG, temos a consciência de que o nosso negócio passa por criar tecnologia capaz de mudar a vida das pessoas, pelo que devemos liderar uma verdadeira revolução na área dos equipamentos eléctricos e electrónicos, quebrando barreiras e alcançando novos patamares que façam a diferença no dia-a-dia dos consumidores, das comunidades e do meio ambiente», conclui Hugo Jorge.

 

PREMIAR A INOVAÇÃO

A Trash4Goods, um projecto criado por alunos do Instituto Superior Técnico (IST), conquistou o primeiro lugar da edição deste ano da competição e-Waste Open Innovation, ao desenvolver um sistema de gamificação que permite fazer a recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), recompensando quem faz a sua reciclagem, num verdadeiro processo de economia circular.

Além do prémio monetário, no valor de 15 mil euros, a startup teve direito a um período de incubação de três meses na Startup Lisboa. Neste momento, já se encontra em fase de implementação do projecto-piloto nalguns retalhistas nacionais.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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