Henkel: Triplicar o valor e reduzir a pegada ambiental

Triplicar o valor gerado em relação ao impacto ambiental das suas actividades, produtos e serviços é o grande objectivo da Henkel na área da sustentabilidade e responsabilidade social. Por isso, a multinacional de bens de consumo – que detém marcas como Persil, Sonasol, Schwarzkopf, Syoss, entre outras – quer continuar a inovar e a fazer mais com menos recursos. Em entrevista à Marketeer, Catarina Herdade, head of Sales & Marketing de Beauty Care Consumer da Henkel Ibérica em Portugal, explica a estratégia nesta área.

 

Em que consiste a estratégia de sustentabilidade e responsabilidade social da Henkel?

Na Henkel, a aposta na sustentabilidade está presente desde a sua fundação e reflecte-se nos objectivos e metas que revemos anualmente, e que nos permitem manter as nossas marcas actualizadas e adaptadas às necessidades do consumidor. Para isso, não é necessário lançar sempre novas marcas, mas trabalhar nos produtos e soluções para que sejam cada vez mais sustentáveis e respeitem o planeta, o ambiente e a nossa saúde.

Temos uma estratégia clara: triplicar o nosso valor e reduzir a pegada ambiental. Isso será concretizado através de inovações sustentáveis que aportam mais valor aos consumidores, enquanto reduzimos o impacto gerado pelas nossas operações.

 

O que é o Factor 3?

O Factor 3 é a nossa meta de sermos três vezes mais eficientes até 2030, triplicando o valor criado em relação à pegada ambiental gerada pelas nossas operações, ou então manter o valor gerado, mas reduzindo para um terço a pegada ambiental que produzimos com a nossa actividade. Para atingir essa meta, definimos objectivos específicos a médio prazo para cada uma das nossas seis áreas focais ao longo de toda a cadeia de valor, que serão alcançados entre 2020 e 2025, bem como objectivos que se estendem ainda mais no futuro.

 

Que objectivos foram estabelecidos em cada uma das seis áreas focais?

Na área de progresso social, estabelecemos como objectivos até 2025: melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo, através das nossas operações ou iniciativas; envolver os mais de 50 mil funcionários na área da sustentabilidade; e abastecer-nos de forma 100% responsável.

Na segurança e saúde, trabalhamos para criar lugares de trabalho mais seguros e contribuir para melhorar a saúde e a higiene. A nossa prioridade é ter zero acidentes laborais.

A área focal de resultados faz referência precisamente a esse equilíbrio que procuramos conseguir: criar mais valor para os nossos parceiros ao longo da cadeia de valor, ao mesmo tempo que desenvolvemos o nosso negócio de forma rentável. Por isso, cada novo produto que lançamos no mercado contribui para a sustentabilidade.

Na área de energia e clima, queremos reduzir a nossa pegada ambiental, ao consumir menos recursos. Estabelecemos como objectivo ser uma empresa 100% positiva para o clima em 2040 – 10 anos antes do objectivo estabelecido pelo Acordo de Paris –, apostando em energias renováveis e reduzindo o nosso consumo energético e as nossas emissões de CO2.

Trabalhamos também para utilizar os materiais de forma mais eficiente, convertendo-os totalmente em fontes sustentáveis e gerando menos resíduos. Até 2025, todas as nossas embalagens serão 100% recicláveis ou reutilizáveis, sendo que, no final de 2020, já tínhamos atingido 89% desse objectivo. Queremos aumentar a proporção de plástico reciclado para mais de 30% em todos os produtos de bens de consumo (vs. 15% em 2020) e reduzir a utilização de plásticos virgens de origem fóssil em 50%. E para promover uma verdadeira economia circular, incluímos ícones de reciclagem nas embalagens dos nossos produtos, para fornecer informações específicas sobre reciclagem a mais de dois mil milhões de consumidores por ano.

A última área focal centra-se em reduzir o consumo de água em 35% por tonelada de produto até 2025, assim como fomentar o uso responsável dos nossos produtos.

 

Que parcerias têm vindo a desenvolver?

Os esforços para alcançar os objectivos que estabelecemos na nossa estratégia de sustentabilidade são concretizados através de uma forte colaboração com os nossos parceiros de todos os sectores para impulsionar a inovação. Por exemplo, fazemos parte da iniciativa New Plastics Economy, criada para repensar o futuro dos plásticos e gerar um impulso para a economia circular, e somos também membros fundadores da Alliance to End Plastic Waste, que desenvolve e promove soluções que irão minimizar e gerir os resíduos plásticos.

Recentemente, estabelecemos também uma aliança com os principais fabricantes do sector da cosmética, como L’Oréal, LVMH, Natura&Co e Unilever, para desenvolver, em conjunto, um sistema comum de avaliação e classificação do impacto ambiental dos produtos e proporcionar aos consumidores informação clara, transparente e comparável.

 

Como é que a unidade de negócio de Beauty Care contribui para a estratégia de sustentabilidade?

Esta unidade de negócio em particular foca-se em quatro pilares fundamentais: as embalagens, os formatos e as fórmulas dos produtos, o impacto positivo para o clima e o progresso social.

Tudo começou com uma declaração de missão: “Together, for true beauty and a more beautiful world.” Esta declaração traduz-se no propósito das nossas marcas: fazer com que as pessoas fiquem e se sintam mais bonitas. Estamos convencidos de que a beleza pode desenvolver a confiança que permitirá que as pessoas se liguem umas às outras, mesmo em tempos difíceis. Porque apenas juntos podemos fazer frente aos grandes desafios ambientais que temos como sociedade.

 

E que acções concretas têm sido realizadas?

Em 2021 apostámos fortemente no lançamento de produtos em formato sólido, o que representa muitos benefícios para a sustentabilidade e para o planeta. Lançámos em Portugal a marca NatureBox, com diversas variedades de champô sólido que, além dos benefícios dos formatos reduzidos, agregam valor para quem opta por cosméticos naturais, com fórmulas veganas, sem silicones, sulfatos ou corantes artificiais. Inovámos também na categoria de limpeza facial com os formatos sólidos da marca Diadermine, com o recente lançamento dos Beauty Sticks, cujo formato torna o produto muito fácil e confortável de aplicar e cuja embalagem é também feita com 100% plástico reciclado.

Muitos dos recentes lançamentos, além de serem inovadores, são também sustentáveis, porque as suas embalagens foram feitas com mais materiais reciclados. É o caso das máscaras 7 Sec da marca Gliss, cuja embalagem é feita de PET 99% reciclado, ou das embalagens de champô Syoss, que agora são feitas de plástico 100% reciclado.

 

Qual o balanço desta estratégia de sustentabilidade? E que planos para o futuro?

Ao longo da última década, conquistámos um progresso significativo em todas as dimensões da nossa estratégia de sustentabilidade: no geral, a empresa foi capaz de reduzir a sua pegada ambiental em 39% em três áreas – emissões de CO2, resíduos e água –, superando significativamente o objectivo de uma redução de 30% até 2020. Para alcançar as metas estabelecidas até 2030, temos de melhorar a nossa eficiência em cerca de 5 a 6% por ano, e vamos no caminho certo para consegui-lo.

Este ano, em que celebramos 50 anos da entrada no mercado português, é um bom momento para olhar para trás e ver o que alcançámos graças ao facto de nunca termos perdido de vista o propósito da empresa, nem estes valores tão importantes. Desenvolver produtos e soluções, mantendo o foco no planeta e na sociedade, permitiu-nos continuar a crescer localmente nestas cinco décadas. E, à medida que melhoramos os nossos produtos, os consumidores depositam ainda mais a sua confiança neles.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

Artigos relacionados