GBSO: Democratizar as opções mais sustentáveis

A GBSO (e as marcas que representa) teve sempre uma grande preocupação em ter relevância no mercado onde está inserida. Procura essa relevância não só pela diferenciação de produtos e de marcas, mas também pela posição que assume na sociedade ao nível da protecção ambiental, concorrendo para a diminuição do desperdício e procurando soluções mais sustentáveis para todos os consumidores (e não apenas para um nicho).

Uma estratégia que se torna visível pelo lançamento de produtos alternativos, mais sustentáveis, bem como das acções que promove, como é o caso da reciclagem das escovas de dentes. A estratégia assenta nos pilares da inovação e da transparência. A inovação torna-se visível através da disponibilização ao consumidor mass market de produtos substitutos mais amigos do ambiente e que impliquem um menor consumo de materiais virgens. Apesar de assumir que distribuem marcas e produtos cosméticos cuja orientação não é necessariamente uma opção mais sustentável, a GBSO assegura que a sua estratégia é que essas marcas e parceiros assumam cada vez menor preponderância no seu portefólio de produtos. «Estamos bastante mais criteriosos quando decidimos lançar uma marca em Portugal», garante Rita Palma, partner e responsável de Marketing da GBSO.

A GBSO é, hoje, uma empresa reconhecida pelo mercado como aquela que traz inovação para o mass market de produtos que numa primeira fase apenas se encontram em canais mais selectivos. Na área da cosmética sustentável e bio foi esse o caso: foi a primeira a apresentar ao mercado uma linha de skincare orgânica certificada, os acessórios de beleza de bambu e reutilizáveis, as toalhitas 100% biodegradáveis, uma linha completa de higiene pessoal de plástico reciclado, uma linha de depilação vegan com embalagem reciclada, o copo menstrual e agora as cuecas menstruais. «Andamos sempre à procura de produtos mais amigos do ambiente, mas com um preço acessível, que permita a todos os consumidores tomarem opções mais sustentáveis.»

Essa tem sido uma evolução natural. «Começámos a perceber que o consumidor já procurava alternativas mais sustentáveis e que a única barreira à troca era o preço. Assim, fomos aos mercados onde estas alternativas já são massificadas e por isso têm um preço mais acessível, para as trazer para o nosso mercado», conta. Os clientes, por seu lado, procuram aquilo que o consumidor final procura. A este nível, sublinha, «a pandemia veio acelerar um padrão de consumo que já se sentia anteriormente, sobretudo pelo sentimento de fragilidade e descontrolo e da necessidade de protegermos a “nossa casa”».

 

PAPEL SOCIAL DA GBSO

«Ao nível da responsabilidade social procuramos envolver-nos e apoiar grupos que têm uma acção meritória junto de comunidades mais desfavorecidas», refere a partner e responsável de Marketing da GBSO, que considera que este envolvimento faz parte do papel social das empresas e marcas.

No âmbito da marca Jordan Higiene Oral, têm uma campanha de recolha de escovas de dentes usadas para transformar em pranchas de surf que vão ser doadas à Associação de Surf Adaptado e apoiam várias associações na distribuição de produtos de higiene pessoal básicos e na promoção da higiene oral, como é o caso do Mundo a sorrir.

Durante a pandemia, através da marca Soft & Co distribuíram pelos vários hospitais do País doses individuais de creme hidratante para responder ao apelo dos profissionais quanto aos danos causados pelas máscaras de protecção individual. Também ficaram sensibilizados com a situação do Zoo, que esteve fechado durante muito tempo, e decidiram patrocinar o Pinguim-do-cabo no sentido da preservação da espécie. Agora estão a apoiar a acção “Uma causa por dia”, um movimento que junta duas ilustradoras e várias celebridades a ONG e projectos de cariz social. «As pessoas valorizam marcas que se envolvem e não sejam meros fornecedores de produtos ou prestadores de serviços. Ao apoiar as marcas há um sentimento de comunidade e de que também estão a fazer o seu papel», garante a responsável de Marketing da GBSO.

Medidas que contam com o envolvimento na divulgação e promoção por parte dos colaboradores da empresa. Muitas vezes são até eles que sugerem algumas acções de apoio. «É um elemento de união e motivação que é superimportante após este período tão difícil que estamos a passar, marcado por um grande afastamento físico e consequente desmotivação.»

Para 2022, a GBSO está a fechar uma parceria importante com uma fundação que já dá apoio a várias instituições. «Muitas vezes na distribuição de apoio aos mais desfavorecidos, os produtos de higiene pessoal são negligenciados e é um tipo de produto e apoio que as pessoas valorizam muito. A higiene é uma necessidade básica e previne muitas doenças», sublinha Rita Palma. Além disso, prevêem continuar a apoiar as instituições com que colaboram actualmente e reforçar as acções de promoção da circularidade.

Ao nível de inovação, a empresa continuará a aposta no lançamento de produtos sustentáveis acessíveis ao consumidor. «Temos que democratizar as opções mais sustentáveis e torná-las acessíveis a todos. É uma das nossas missões principais », assegura.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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