Garnier: Muito mais do que uma tendência. É um compromisso

O projecto Garnier Green Beauty foi lançado em 2020 e centra-se numa abordagem completa à sustentabilidade com cinco compromissos muito claros: mais fontes solidárias, mais fórmulas ecológicas, mais embalagens recicladas e recicláveis, mais energias renováveis e a aprovação pela Cruelty Free International.

As iniciativas globais e locais de Garnier Green Beauty partem de uma abordagem completa, promovendo a transformação de toda a cadeia de valor e estão inseridas num plano ainda mais abrangente do Grupo L’Oréal, L’Oréal for the Future, que define metas para apoiar necessidades sociais e ambientais urgentes até 2030, deixando um impacto positivo para o mundo.

A Garnier está comprometida com a oferta de produtos mais ecofriendly, mas tendo por base a consciencialização e actuação junto de todos os agentes da cadeia de vida do produto, desde os fornecedores, passando pelos parceiros, terminando nos consumidores, com o intuito de reduzir o impacto nas várias áreas. Está a investir em programas em todo o mundo que ajudam a garantir que os ingredientes dos seus produtos são adquiridos de maneira sustentável, ética e socialmente responsável; a reduzir o impacto da actividade no meio ambiente; a ser mais transparente e, com isto, a garantir que as gerações futuras estão salvaguardadas. Está também a trabalhar para decrescer o consumo de energia e as emissões de CO2 nos locais de produção.

 

GARNIER GREEN BEAUTY

No que respeita às fontes solidárias (querem recolher ingredientes de todo o mundo, de maneira sustentável e ética), apoiam 670 comunidades como parte dos programas de fornecimento de ingredientes e prevêem que, em 2025, estejam já incluídas 800 comunidades. Em 2019, os novos champôs e fórmulas de cuidados de cabelo atingiram uma média de 91% de biodegradabilidade (de acordo com OECD 301 ou testes equivalentes). «Significa que estamos a trabalhar para que os nossos produtos tenham fórmulas mais ecológicas», sublinha Afonso Cruzeiro, director de Mass Marketing da L’Oréal Portugal.

O foco em ter mais embalagens recicladas e recicláveis assenta em quatro pilares: usando materiais reciclados, redesenhando e inovando, reutilizando e reciclando. Em 2019, graças ao uso de plástico reciclado, «salvámos 3670 toneladas de plástico de primeiro uso», salienta, e, até 2025, a marca visa que todas as embalagens sejam feitas com plástico 100% reciclado, recarregável ou reutilizado e assim poupar 37 mil toneladas de plástico todos os anos. Paralelamente trabalha em inovações que já têm por base esta premissa e junto da comunidade para promover a redução de plástico.

Desde 2005, as fábricas e centros de distribuição da empresa já reduziram em 45% o uso de água e 72% em emissões de CO2, ultrapassando o objectivo inicial de 60% até 2020, enquanto o volume de produção aumentou 37% durante o mesmo período. «O nosso compromisso para com a utilização de mais energias renováveis ambiciona que, em 2025, 100% dos nossos locais industriais sejam neutros em carbono. Tornaremos isso possível aproveitando tecnologias que mais se adequam a cada local: biometanização, painéis solares, biomassa, energia eólica.» As fábricas têm trabalhado continuamente para reduzir as emissões de carbono, ao aumentar a eficiência de energia através de melhorias no design e isolamento do edifício, bem como usando tecnologias eficientes de energia para processos industriais e, finalmente, procurando mais energias renováveis localmente.

Já em Março deste ano a Garnier foi também aprovada pela Cruelty Free International e todos os seus produtos foram oficialmente aprovados no âmbito do programa Leaping Bunny.

«Estamos a caminhar no sentido de atingir objectivos bem vincados até 2025, com o foco numa beleza mais sustentável, sem comprometer preço ou eficácia. Mas, mais do que isso, sentimos que podemos ser um agente activo nesta área, criando soluções sustentáveis para os nossos consumidores e que os “empoderem” e ajudem a adoptar novos gestos de beleza», assume.

A Garnier quer continuar a inovar e a desenvolver produtos que juntam o melhor da Natureza com o avanço da ciência para oferecer soluções mais acessíveis para uma beleza mais igualitária. «Importa destacar que há vários anos que Garnier está comprometida com a sustentabilidade, produzindo fórmulas mais naturais, usando ingredientes sustentáveis e de comércio justo, tendo sido a primeira marca de grande consumo a disponibilizar produtos orgânicos e certificados para cuidado da pele», sublinha Afonso Cruzeiro.

Em Portugal, em 2020, a marca lançou os champôs sólidos e, em Março deste ano, os Ecopacks da gama Garnier Ultra Suave. Este formato contém menos 80% de plástico do que as embalagens tradicionais e permite fazer re-fill. Do ponto de vista de cuidados de pele, também este ano chegou ao mercado nacional o sabonete de limpeza Garnier Pure Active, que tem uma embalagem livre de plásticos e feita com papel reciclado, e destacaram-se os Garnier SkinActive Eco-Pads, discos desmaquilhantes que podem ser reutilizados e lavados com sabão e água.

Em termos de iniciativas de sensibilização locais o responsável destaca o Dia da Terra, para o qual se juntaram a alguns parceiros e influenciadores promovendo ofertas sustentáveis.

Também este ano juntou-se à Plastics For Change no combate ao impacto social e ambiental da poluição por plástico e convida os portugueses a contribuir para a causa − na compra de um produto Garnier seria reciclado o plástico equivalente a duas garrafas de plástico.

A consciência dos consumidores em relação ao meio ambiente e à saúde está em crescendo. O consumidor português quer ser agente da mudança e, por esta razão, a opção pela compra de produtos cada vez mais “green” ganha espaço nos seus hábitos, mostra-se mais atento aos parâmetros pelos quais as marcas e grandes grupos se regem, preferindo optar por produtos reciclados, recicláveis e com menos impacto ambiental.

Num estudo da Kantar lançado recentemente sobre sustentabilidade, “Worldpanel Division, Who Care Who Does”, estima-se que, em 2025, metade da população portuguesa será ambientalmente consciente. Este estudo concluiu que 25% dos lares portugueses estão altamente preocupados com o ambiente e tomam acções no sentido de reduzir o seu desperdício, estando acima da média europeia e global.

Num outro estudo feito pela Opinion Matters para Garnier, no Reino Unido, desde o início do ano até à data, 73% dos consumidores têm mostrado um esforço adicional para viver de forma mais sustentável. Este número aumenta para 78% nos consumidores entre os 16 e os 24 anos. «Sentimos esta preocupação do consumidor com a escolha de produtos ecofriendly e o projecto Green Beauty permite ajudá-los a fazer compras mais conscientes e sustentáveis em prol do planeta e do seu bem-estar.»

 

ROTULAGEM DE IMPACTO AMBIENTAL E SOCIAL

Garnier Green Beauty deu mais um passo na consciencialização para a sustentabilidade, sendo a primeira marca a implementar o sistema de Rotulagem de Impacto Ambiental e Social do Produto. Este rótulo, com aplicação nas marcas Fructis e Ultra Suave, tem uma pontuação de sustentabilidade de “A” ao “E”, onde “A” se refere aos produtos que estão entre os 10% mais sustentáveis e “E” aos que se enquadram nos 10% com maior impacto, dentro do universo L’Oréal e na mesma categoria. A pontuação tem em conta 14 factores ambientais relacionados com fontes, processo de produção, transporte, utilização e reciclagem.

A iniciativa, disponível online (no site) em Portugal nos produtos da Garnier (champôs, máscaras e amaciadores), pretende empoderar os consumidores para fazerem escolhas mais responsáveis. «O nosso caminho em nome da sustentabilidade já teve início há bastante tempo, por isso, este sistema de pontuação vem apenas confirmar o trabalho da Garnier e a transparência com que se rege na relação transparente com o consumidor.»

 

LIMPAR OS OCEANOS

A Garnier tem uma parceria com o movimento Ocean Conservancy, para retirar o plástico de todas as praias do mundo e tornar os oceanos mais azuis. Desde 1986 que a organização e os seus voluntários já apanharam mais de 136 mil toneladas de lixo através da limpeza das zonas costeiras, despoluindo praias e vias fluviais à escala global. A 29 de Setembro de 2019, as equipas Garnier uniram forças com a Ocean Conservancy e recolheram seis toneladas de lixo. Paralelamente, a marca uniu forças com a Plastics for Change para melhorar a qualidade de vida dos colectores de lixo e evitar o flagelo do plástico que contamina os oceanos na Índia.

E em 2020 lançou o Leite Ambre Solaire Ecodesigned, desenvolvido em parceria com a Ocean Conservancy, um protector amigo dos oceanos e que reforça o compromisso contínuo da marca Garnier para com este propósito.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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