EDP: Voluntariado de há uma década

Para a EDP, as suas pessoas são o motor de transformação, de inovação, de crescimento e é através delas que consegue cumprir um dos seus maiores propósitos – o de gerar impacto nas comunidades onde está presente. E é nesse âmbito que o voluntariado se assume como a melhor forma de activar a energia dos colaboradores e canalizá-los para contribuir para uma das missões mais importantes do grupo: criar um mundo mais justo e sustentável.

O Programa de Voluntariado EDP remonta a 2011, tendo resultado precisamente da vontade de gerar impacto positivo e transformador nas comunidades dos vários países onde a EDP estava presente, possibilitando aos colaboradores a activação de quatro horas do seu horário laboral para participação em projectos e dando início a um caminho que comemora agora «uma década de Programa de Voluntariado com resultados muito positivos», conforme partilha Martim Salgado, director do Social Impact Coordination Office (SICO) da EDP.

E caminho esse que foi em crescendo, tendo o Programa deixado de estar apenas focado em grandes campanhas promovidas em determinadas alturas do ano, para se tornar num programa cada vez mais alinhado com a estratégia de sustentabilidade do grupo, promovendo projectos que dêem resposta aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. «Para isso, foi fundamental o estímulo do voluntariado de competências, pelo impacto que tem nas organizações, bem como no desenvolvimento dos colaboradores», realça Martim Salgado, destacando: «Hoje, o Programa de Voluntariado EDP é um pilar fundamental da relação com as comunidades onde estamos presentes e contribui, em simultâneo, para o desenvolvimento das nossas pessoas, multiplicando o propósito e o significado da sua actuação, bem como para a transformação de diferentes realidades sociais.»

Ao longo destes 10 anos têm sido vários os momentos de maior destaque. A saber, o responsável recorda que em 2010, antes da sua criação oficial, a EDP lançou um inquérito global a todos os colaboradores sobre voluntariado, em que 19% afirmaram que queriam participar num Programa de Voluntariado promovido pela empresa. O que leva, em 2011, ao seu lançamento e à primeira Campanha de Natal Global. «A ambição sempre foi a de criar um programa global, presente nas várias regiões onde o grupo actua, e em 2012 surgem mais iniciativas globais ligadas ao ambiente», frisa.

Já em 2013, a EDP torna-se membro do Global Corporate Volunteering Council da International Association for Volunteer Effort (IAVE), tendo os dois anos seguintes sido de grande mobilização interna, com cerca de 21,5% dos colaboradores a participar em acções de voluntariado e a ultrapassar as 40 mil horas. Em 2016, o programa passa a ser coordenado pela área de Recursos Humanos do centro corporativo do grupo, numa transição que abre portas para a criação de uma nova estratégia e de um novo posicionamento.

Em 2017, há a primeira resposta de emergência de voluntariado aos incêndios em Pedrógão Grande e nos EUA e, já em 2018, lança-se uma plataforma digital de voluntariado única para todos os colaboradores EDP e é criado o mote deste Programa “Atrevo-me a ser voluntário”.

Em 2019, volta-se a bater recordes com 24% dos colaboradores do grupo a participar em acções de voluntariado, tendo este sido também um ano marcado pela resposta de emergência a Moçambique após o Ciclone Idaí, com a oferta de milhares de mochilas com material escolar e bens de primeira necessidade a famílias e crianças afectadas.

O ano passado, com a pandemia da Covid-19, «atentos ao que se estava a passar, foi possível lançar acções de voluntariado para dar resposta às necessidades que iam surgindo, nomeadamente ao nível da educação, da fome e da saúde. Foi um ano em que se conseguiu readaptar grande parte das acções para o voluntariado à distância e reforçar o voluntariado digital », recorda também.

Este ano, altura em que a EDP celebra o 10.º aniversário do Programa e lançou o primeiro Relatório de Impacto que reúne os principais resultados alcançados, assume-se também como um ano em que a coordenação do voluntariado transitou da área de RH para uma nova área que coordena o investimento social do grupo – SICO (Social Impact Coordination Office).

 

ALGUMAS ACÇÕES

No âmbito de todo este projecto, o Grupo EDP tem promovido acções e projectos ao longo de todo o ano, que apoiam diferentes causas. Mas, Martim Salgado começa por destacar, desde logo, as duas campanhas globais, a saber: a Campanha de Natal, que decorre há 10 anos nas comunidades onde a EDP está presente e em que os voluntários sugerem e participam em diversas acções com o objectivo de humanizar o Natal de quem mais precisa; e a Campanha da Energia, iniciada em 2018, que decorre durante o mês de Maio e promove todo um conjunto de acções relacionadas com o tema da energia: desde aulas a workshops ou palestras sobre eficiência energética, energias renováveis, hábitos de consumo sustentáveis, entre outros.

«Estas duas campanhas envolvem, em geral, muitos voluntários, sobretudo a Campanha de Natal, por ser numa época que gera maiores ondas de solidariedade. Além destes dois projectos, destacamos outros dois em Portugal que fazem parte do nosso programa: o Just a Change – um projecto de reabilitação de casas e que tem como objectivo proporcionar um lar melhor e mais seguro a pessoas carenciadas; e a Junior Achievement Portugal, em que os voluntários são desafiados a capacitar crianças e jovens para as competências de cidadania, literacia financeira e empreendedorismo», sublinha o responsável, enquanto nota que outra iniciativa onde o Programa de Voluntariado EDP tem feito a diferença é na resposta a emergências, que permite ao grupo dar uma resposta integrada e expedita a situações de calamidade, como tem acontecido durante o actual contexto de pandemia, em que os voluntários se envolveram em iniciativas para combater o isolamento social ou produzir equipamentos de protecção individual.

Para o desenvolvimento de todas estas acções e projectos, a EDP tem contado com vários parceiros sociais, entre a Junior Achievement Portugal (da qual a EDP foi co-fundadora em Portugal), a Just a Change, AMI, Serve the City ou a ENTRAJUDA. Parceiros esses que são escolhidos de acordo com o alinhamento da sua missão com o Programa de Voluntariado e com os compromissos de sustentabilidade do Grupo EDP, e com a sua experiência relativamente aos desafios em causa.

Do lado da EDP, são cerca de 2300 os colaboradores voluntários a participarem nas acções promovidas pelo Programa, o que significa que cerca de 2 em cada 10 colaboradores são voluntários com a EDP – «um dado superior ao da média de participação em Portugal. Um facto curioso que demonstra a relevância deste género de iniciativas nas empresas é que muitos dos voluntários que já passaram pelo Programa de Voluntariado fizeram voluntariado pela primeira vez na EDP – cerca de 45%, de acordo com um último inquérito feito aos colaboradores ». E porque transparência neste processo é tema sério, a EDP faz questão, no início de cada ano, de divulgar sempre os resultados e impactos do Programa, seja através de notícias internas como externas, onde destaca dados como o número de voluntários envolvidos, o número de horas que deram ao voluntariado, o número de beneficiários, o número de organizações sociais que foram apoiadas. «A transparência é fundamental para envolver, inspirar e continuar a fazer melhor», considera Martim Salgado.

 

EVENTO E NATAL

Para destacar os 10 anos do Programa, a EDP preparou um evento – que aconteceu no passado dia 14 de Dezembro – e que contou com a presença da administradora responsável pelo tema do Voluntariado no grupo, Vera Pinto Pereira, a qual aproveitou para partilhar a sua visão sobre o voluntariado corporativo e explicou de que forma é que está alinhado com a estratégia e qual é o compromisso da EDP para o futuro no que toca os temas sociais.

Presentes, ainda, quatro oradores que abordaram temas como a importância do voluntariado corporativo, o papel que as empresas podem ter na criação de impacto social, a importância das parcerias sociais para se potenciar o impacto e sobre qual pode ser o papel do voluntariado no desenvolvimento das lideranças. Nomeadamente: António Bello, director executivo do Just a Change; Sara Vicente Barreto, directora na Morgan Stanley e fundadora da organização – “Um pequeno gesto, Uma grande ajuda”; e Ruth Lewin, directora corporativa de sustentabilidade do Discovery Limited e presidente do conselho do IAVE (International Association for Volunteer Effort). Um painel composto por três elementos com uma experiência de vida relevante, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, que partilhou as suas experiências e abordou o tema do voluntariado corporativo. A guest speaker foi Shiza Shahid, co-fundadora do Malala Fund e co-fundadora da organização “Our Place”, que falou da sua experiência e percurso de vida, e deu a conhecer a sua visão sobre o papel que as empresas podem ter para gerarem um impacto positivo nas comunidades e na transformação do mundo num lugar melhor, mais justo.

Um evento com visibilidade interna e externa, aberto a colaboradores, parceiros, empresas, organizações, no fundo a quem se interesse e tenha curiosidade por este tema.

Este ano vivemos ainda tempos diferentes, que pedem algum distanciamento social e alguns cuidados de saúde. Ao mesmo tempo, tem sido uma fase bastante difícil para muitas famílias portuguesas, com o consequente aumento das necessidades socioeconómicas.

Em todas as Campanhas de Natal EDP, o foco principal é “Humanizar o Natal de quem mais precisa”, procurando o grupo identificar as necessidades das suas comunidades às quais quer dar resposta. A campanha focou-se em duas grandes causas: o combate à fome, através da doação de cabazes de Natal a famílias carenciadas; e o apoio a crianças e jovens que estejam em instituições de acolhimento ou que vão passar o seu Natal no hospital, através da oferta de um presente de Natal.

O Programa de Voluntariado vai doar 1200 cabazes a ser distribuídos por cerca de 21 instituições de todo o País, e que os irão distribuir pelas famílias que apoiam. Estas instituições foram identificadas em parceria com a ENTRAJUDA e estão situadas especificamente em 10 regiões: Lisboa, Porto, Coimbra, Bragança, Vila Real, Pedrógão Grande, Seia, Portel, Alqueva e Beja. Ao mesmo tempo, a EDP desafiou os seus colaboradores e voluntários a participar e a doarem também cabazes a estas instituições.

Em relação aos presentes de Natal, o Programa está a colaborar com quatro instituições de acolhimento e com a pediatria de dois hospitais, com dispersão geográfica. E vai conseguir, graças à ajuda dos seus voluntários, oferecer mais de 200 presentes às crianças e jovens que vivem nestas instituições, ou que estarão hospitalizadas na noite de Natal.

 

BALANÇO DE 2021

Até ao final do 3.º trimestre, foram envolvidos 1817 voluntários em acções de voluntariado promovidas pelo Programa da EDP, que disponibilizaram cerca de 6190 horas, das quais 4682 horas em horário laboral. No total, foram impactadas 38 393 pessoas e beneficiadas 239 organizações sociais. No total, são cerca de 2300 as particpações dos voluntários EDP em acções promovidas pelo programa, o que significa que cerca de dois em cada 10 colaboradores são voluntários. E os resultados da primeira década são mais que positivos: 6 milhões de euros de investimento, mais de 1,7 milhões de beneficiários, 33 300 voluntários e 316 mil horas alocadas.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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