Crédito Agrícola: Ajudar à alteração de comportamentos

O Grupo Crédito Agrícola tem como missão “contribuir para o progresso económico-social das regiões, praticando uma banca de proximidade, com propósito e sustentável”.

Ciente do aumento da preocupação em relação aos temas da sustentabilidade e responsabilidade social, quer por parte dos clientes, quer por parte dos fornecedores e colaboradores, o Crédito Agrícola tem ele próprio também vindo a colocar em evidência e a dar a conhecer as preocupações ambientais e sociais que tem e que considera serem «acima do normal».

Um trabalho que está a dar os seus frutos com o reforço de valores como solidez, proximidade, confiança, simplicidade.

 

AMBIENTAIS, SOCIAIS E DE GOVERNAÇÃO

A Política de Sustentabilidade do Crédito Agrícola, publicada em 2020, foca-se nos temas ambientais, sociais e de governação, temas esses muito relevantes para os clientes, bem como para as comunidades locais.

Esta política explicita o compromisso do Grupo Crédito Agrícola para com o desenvolvimento sustentável das comunidades, pretendendo contribuir para: um modelo económico mais verde, circular e socialmente inclusivo; a promoção de uma gestão eficiente dos recursos necessários para o desempenho das suas actividades e assegurar, ao mesmo tempo, o bem-estar físico e emocional dos seus colaboradores.

São cinco os Princípios de Sustentabilidade adoptados pelo grupo na Política de Sustentabilidade. O primeiro diz respeito ao alinhamento do processo de tomada de decisão, em todas as áreas do grupo, com o Acordo de Paris, os Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável e as políticas nacionais e europeias relevantes nestas matérias. O grupo entende ser seu dever contribuir para a preservação dos ecossistemas, a redução na produção de resíduos, a redução dos impactes das alterações climáticas e o combate às desigualdades sociais.

Segue-se a inclusão dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável no processo de inovação e nos produtos financeiros existentes. O grupo pretende contribuir para um modelo económico mais verde, circular e socialmente inclusivo, através da canalização de investimentos e capital para projectos que contribuam para diminuir o impacte ambiental das actividades económicas e reduzir situações de exclusão social e de desigualdade.

O terceiro princípio respeita à transparência na informação relativa ao destino e impacto dos empréstimos e investimentos realizados pelo grupo. O GCA pretende criar e utilizar metodologias que permitam medir o impacte ambiental e social dos seus empréstimos e investimentos, de modo a tomar decisões que resultem num aumento de impactes positivos e na diminuição importante dos impactes negativos.

O quarto princípio refere-se à informação e aconselhamento aos clientes e restantes parceiros sobre a importância de protegerem os recursos naturais e a urgência do combate às alterações climáticas. O Grupo Crédito Agrícola tem como ambição apoiar os seus clientes a reduzirem os seus impactes ambientais e sociais negativos, bem como a identificarem novas oportunidades de negócio mais verdes, mais circulares e mais respeitadoras da dignidade humana.

E o quinto e último princípio tem como foco o respeito pelas exigências legais. O grupo assume como seu dever garantir que no processo de tomada de decisão prevalece o respeito pelos direitos do trabalhador, a igualdade de género e o princípio do respeito pela conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar dos colaboradores. Empenha-se no respeito dos direitos humanos e no combate à corrupção e todo o tipo de tentativas de suborno.

Desde 2020, ano em que a Política de Sustentabilidade do grupo foi publicada, têm vindo a ser postas em prática diversas acções, como a adaptação do site ao tema da sustentabilidade, de forma a evidenciar o trabalho que tem desenvolvido neste âmbito; a contabilização da pegada carbónica do grupo, em relação às emissões de âmbito 1 e âmbito 2; a construção da Notação Ambiental e Social dos Clientes Empresa; o aumento da formação a colaboradores nos temas da sustentabilidade financeira, tendências actuais dos regulamentos internacionais nos temas das finanças sustentáveis; o aumento das campanhas internas de sensibilização ambiental e responsabilidade social; a dinamização da campanha Zero Plástico para eliminação do uso deste recurso; a diminuição do uso de papel e o aumento da utilização de soluções de eficiência energética.

O GCA iniciou este ano a divulgação de diversas dicas de sustentabilidade, na intranet, de modo a partilhar com os colaboradores sugestões de alteração de comportamentos do dia-a-dia, para que possam também eles reduzir a sua pegada carbónica. São sugestões relacionadas com a alimentação, a energia, o desperdício alimentar e mobilidade.

 

SENSIBILIZAÇÃO DOS COLABORADORES

«Os colaboradores são uma parte fundamental do trabalho desenvolvido nos projectos relacionados com a sustentabilidade e responsabilidade social. Consideramos que, apenas envolvendo os colaboradores ao longo de todo o processo, é possível termos projectos de sucesso. Também por isso, o Grupo Crédito Agrícola aposta em diversas sessões de formação e sensibilização nos temas da sustentabilidade, ao longo do ano, para os colaboradores, em temáticas como, por exemplo, a importância dos produtos financeiros que contribuem para a sustentabilidade e a importância da diminuição do uso de plástico, tanto nas actividades empresariais, como também nas actividades do dia-a-dia», conta Isabel Matos, directora de Comunicação e Relações Institucionais do Crédito Agrícola.

A mesma responsável salienta que, apesar do impedimento de realizar algumas das habituais actividades de responsabilidade social devido à pandemia, são vários os exemplos do envolvimento dos colaboradores nos projectos que, em 2020, apoiaram directamente um total de 1180 instituições, incluindo apoios monetários e voluntariado, num investimento total de 2 milhões de euros nas comunidades locais (32% destinado a instituições de desporto, 21% solidariedade social, 8% cultura e 7% escolas e creches).

As acções são divulgadas através de diversos meios digitais como as redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook), as newsletters, o website e, para o público mais jovem e mais atento às novas tecnologias, utilizam muito o Instagram e a App Moey!, utilizando até uma linguagem menos formal.

Por outro lado, o Grupo Crédito Agrícola tem trabalhado em várias vertentes para reduzir os seus impactes internamente. Ao nível da mobilidade sustentável, tem vindo a converter a frota automóvel, de modo a aumentar o número de veículos eléctricos e híbridos, e tem vindo a aumentar o número de lugares de bicicletas, motas e veículos eléctricos, com postes de carregamento nas suas instalações.

Ao nível do consumo energético, tem substituído as lâmpadas existentes por luzes LED e tem aumentado as soluções nos edifícios de eficiência energética, como o caso de detectores de movimento. A par disso, tem optado por redutores de caudal, para diminuir o consumo de água, implementado soluções tecnológicas de facturação electrónica (diminuindo o consumo de papel), e aumentado o número de caixotes para a separação de resíduos. Tem, ainda, reforçado a utilização de materiais reutilizáveis e excluído o plástico dos brindes e materiais de comunicação.

 

CONTINUAR A TRABALHAR

Mas o trabalho está longe de ter terminado. O Grupo Crédito Agrícola tem várias actividades planeadas para a temática da sustentabilidade e responsabilidade social, como a implementação de novas práticas de reciclagem, nos edifícios do grupo e aumento da aquisição de materiais sustentáveis.

Em relação à neutralidade carbónica, vai proceder ao início da contabilização das emissões carbónicas relacionadas com empréstimos e financiamentos e, no que toca ao financiamento sustentável, irá aumentar a carteira de produtos financeiros sustentáveis e continuar a alinhar as suas actividades com a taxonomia e restante regulação europeia. E ainda, no que toca à formação e sensibilização, irá aumentar ainda mais as formações em sustentabilidade dos seus colaboradores, clientes e parceiros.

 

PRODUTOS COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL

O Crédito Agrícola tem produtos financeiros relacionados com a sustentabilidade ambiental e social. Pensado para clientes individuais, o Crédito ao Consumo Ecocrédito permite obter financiamentos para aquisição de bens e equipamentos que usem ou produzam energias renováveis. Para as empresas, a Linha de Crédito Descarbonização e Economia Circular direcciona-se para o financiamento de soluções energeticamente eficientes que permitam o uso sustentável dos recursos. Outras linhas de crédito estão relacionadas com Apoio à Economia Social e Energias Renováveis, existindo soluções de Leasing para veículos eléctricos. Há, ainda, serviços que possibilitam um menor impacte no planeta, como a Abertura de Conta à Distância, a aplicação CA Mobile e CA Seguros.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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