Continente: Luzes contra a solidão e o isolamento

O combate à solidão e ao isolamento social é o grande pilar da campanha de Natal promovida pela Missão Continente este ano. O braço solidário do Continente decidiu financiar 11 projectos nacionais que promovam iniciativas ou desenvolvam soluções que visem colocar um ponto final às mesas vazias e aos dias sem companhia.

Sob o mote “Luzes com Presença”, a Missão Continente desenhou uma campanha de responsabilidade social, através da qual se compromete a angariar fundos e a apoiar entidades que mostrem estar alinhadas com o propósito desta organização na luta por um Natal mais alegre e recheado de boas memórias: entre os dias 20 de Novembro de 2021 e 6 de Janeiro de 2022, os clientes das lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super podem adquirir vales no valor de um euro que revertem a favor das instituições parceiras.

A campanha está a decorrer de norte a sul de Portugal, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, e o valor angariado será destinado, na íntegra, ao financiamento de projectos de duas instituições com actuação a nível nacional – SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa – e de outras nove com actuação local – Centro Social N.ª Sr.ª do Extremo (Vila Pouca de Aguiar); Espaço T – Associação para o apoio à integração social e comunitária (Porto); Aldeias Humanitar – Associação de Solidariedade Social (Sernancelhe); Associação Mais Proximidade (Lisboa); ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão; DTC Social – Doing Things to Connect; Associação Coração Amarelo (Porto de Mós); CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária (São Miguel); e Viver de Afetos – Associação de Desenvolvimento Comunitário Câmara de Lobos Viva (Madeira).

Apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), cuidados de saúde complementares gratuitos ao domicílio, sessões de expressão plástica e musical para estimular competências cognitivas e emocionais, actividades com animais de companhia, visitas ao domicílio e acompanhamento na realização de tarefas quotidianas são apenas algumas das iniciativas desenvolvidas pelas instituições beneficiárias. Todas elas representam uma forma de ajuda especializada a quem mais precisa e que poderá continuar a ser assegurada com o apoio da Missão Continente e dos portugueses que se juntarem à campanha solidária.

«A solidão, agravada pela pandemia, já é considerada um caso de saúde pública que não podemos ignorar pelas consequências no campo da saúde mental e impacto directo na sociedade como um todo», sublinha Nádia Reis, directora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, lembrando ainda que este é um problema já equiparado a doenças como a depressão ou o burnout.

Em linha com o aumento deste fenómeno – tanto em número de casos como em transversalidade –, a saúde mental integra os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, vincando a ideia de que o mundo precisa de reconhecer este problema como uma questão global relevante para todos os sectores de desenvolvimento. Em países como o Reino Unido ou o Japão, por exemplo, já foram criados Ministérios da Solidão para abordar o assunto.

De acordo com a responsável do Continente, o envelhecimento que se verifica junto da população portuguesa faz com que este tema da solidão e do isolamento social se torne ainda mais premente – ainda que seja um problema que pode afectar todas as faixas etárias, dos mais novos aos mais velhos, independentemente da classe social ou do local de residência.

E é neste contexto que nasce a campanha de Natal da Missão Continente: «Enquanto plataforma atenta às necessidades das comunidades, quer alertar para os temas da solidão e isolamento social e criar um impacto positivo junto das populações, principalmente numa época cujo espírito é de solidariedade, de união, de família, de comunhão», acrescenta Nádia Reis. «Queremos que seja um Natal com luz, em que todos se sintam acompanhados, que saibam que não estão sozinhos.»

Na Europa, 7% da população adulta diz estar frequentemente sozinha, o que equivale a cerca de 30 milhões de pessoas. Adicionalmente, 18% dos europeus sente-se isolado. Estes números foram impactados pela pandemia, que levou o número de pessoas a dizer sentir solidão metade do tempo a subir de cerca de 12% em 2016 para aproximadamente 25% com a chegada da Covid-19 e dos confinamentos.

Em Portugal, a solidão tem maior prevalência em mulheres, pessoas com menor escolaridade e pessoas viúvas/solteiras. O isolamento social traduz-se na ausência de contacto social, familiar, com a comunidade ou com o mundo exterior.

 

PORTUGUESES CHAMADOS A CONTRIBUIR

Os vales de um euro disponíveis nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super são apenas uma das vertentes de apoio à disposição dos portugueses. Quem não quiser esperar por uma ida às compras para ajudar as 11 instituições abrangidas pela campanha solidária também poderá optar por outros três caminhos.

A campanha “Luzes com Presença” está a aceitar donativos através de transferência bancária, MB WAY, enviando um donativo para o número 937 07 07 07, ou optando por um meio mais tradicional, as chamadas de valor acrescentado disponíveis através do número 761 10 10 10. E já que o tema da campanha é o combate ao isolamento, a Missão Continente não está sozinha nesta iniciativa. Até 6 de Janeiro, a campanha decorre com o apoio institucional da Escola Nacional de Saúde Pública, a GNR e a PSP e tem como parceiros a TVI, Federação Portuguesa de Futebol e o Banco Santander.

 

NATAL EM PANDEMIA

O trabalho da Missão Continente é desenvolvido ao longo de todo o ano e abrange as mais variadas áreas de actividade. Com a chegada do novo coronavírus a Portugal e da pandemia, que veio colocar a sociedade de pernas para o ar, a organização tornou- se ainda mais relevante, tendo manifestado o seu apoio de diversas formas e estabelecido parcerias com instituições de diferentes áreas. Sempre com o objectivo de chegar às populações mais fragilizadas, estejam onde estiverem, e de apoiar os profissionais de Saúde e os agentes de Protecção Civil que estão na linha da frente do combate à crise sanitária.

Em tempo de Natal, este propósito da Missão Continente torna-se ainda mais claro, já que esta é, por tradição, uma época de maior solidariedade. No ano passado, por esta altura, a campanha “Todos por Todos” nascia como a primeira acção solidária de Natal de emergência contextual, acabando por se transformar na maior campanha de recolha de vales alimentares de sempre. No total, com a generosidade de todos os envolvidos, a campanha permitiu angariar um milhão de vales e doar mais de 150 toneladas de alimentos directamente através da Missão Continente.

Adicionalmente, considerando as dificuldades pelas quais o sector da Cultura passava na sequência da pandemia, e como forma de incentivo à participação e efectivação da ajuda ao panorama artístico e cultural, o Continente premiou, através da campanha “Todos por Todos”, os clientes com 11 concertos de artistas portugueses: Jorge Palma, Salvador Sobral, GNR, Clã, Marta Ren, Fernando Daniel, Bárbara Tinoco, Jimmy P, Camané, Capicua e Calema.

À parte de qualquer campanha, a Missão Continente continua, ainda, a doar excedentes alimentares das suas lojas Continente a várias instituições locais de apoio social e a animais, num total de mais de mil entidades por todo o País. Só no ano passado, foram reaproveitados excedentes alimentares no valor de cerca de 13 milhões de euros desta forma.

 

LUZES DE COMPANHIA

Além de contribuir financeiramente para o combate e a prevenção da solidão e do isolamento social, a Missão Continente tem em marcha também uma acção simbólica. Por cada vale vendido nas diferentes lojas envolvidas na campanha, a Missão Continente irá acender uma luz em várias das localidades mais isoladas de Portugal. A ideia é que as populações que aí residem se sintam um pouco mais acompanhadas, especialmente tendo em conta a época festiva em que nos encontramos e que poderá ser mais difícil de atravessar quando se está sozinho.

Para que ninguém tenha de passar o Natal “às escuras”, a Missão Continente compromete-se a acender luzes de Natal em todos os distritos do território continental e nas ilhas, fazendo justiça ao mote que orienta toda a campanha solidária: “Luzes com Presença” é uma promessa literal que a Missão Continente deixa a todos os portugueses.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

Artigos relacionados