Cofidis: Compromisso com o desenvolvimento do País
Equipa, comunidade, clientes e parceiros e ambiente. São estes os quatro eixos dos objectivos ao nível de sustentabilidade da Cofidis. O próprio Grupo Cofidis, de forma a definir compromissos comuns a todas as entidades, lançou, recentemente, em todas as empresas o Programa “Entreprise à Mission”, que estabelece os seus compromissos estratégicos relacionados com a sustentabilidade. «Para nós é importante fixar as primeiras metas de forma a guiar a nossa actuação e a envolver toda a organização. Queremos ser uma empresa que proporciona a melhor experiência aos nossos clientes e parceiros, uma organização ágil e inclusiva que saiba antecipar e responder rapidamente às evoluções do mercado e que proporcione aos seus colaboradores uma experiência enriquecedora. Ao mesmo tempo, pertendemos também reduzir o nosso impacto ambiental e contribuir para o desenvolvimento da economia do nosso País», assegura fonte oficial da empresa em Portugal.
Ao longo dos anos, a Cofidis tem tido a preocupação de trabalhar de forma a criar os mecanismos necessários para assegurar que a responsabilidade e a ética estão sempre presentes na sua operação de todos os dias, num sector de actividade extremamente regulamentado e desafiante do ponto de vista da construção da confiança. «Trabalhamos para ter um impacto positivo na economia nacional, atribuir crédito de forma responsável, evitar o sobreendividamento das famílias e promover o conhecimento financeiro dos portugueses através da promoção de literacia financeira», conta a mesma fonte da marca.
Internamente, tem um programa específico para os seus colaboradores. Para os clientes e consumidores, tem o site de literacia financeira, Contas Connosco, lançado em 2014. Trata-se de um espaço de informação que tem como objectivo melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e aumentar a sua literacia financeira. O projecto conta com uma forte presença nas redes sociais, com um alcance anual de mais de 2 milhões de utilizadores e tem já um podcast em várias plataformas. O Contas Connosco agrega num único espaço várias temáticas relacionadas com a gestão do dinheiro e das finanças pessoais, e procura clarificar os temas que são confusos ou pouco claros, aconselhando sempre que possível. Procura não só esclarecer as pessoas como ajudá-las a aumentar a sua qualidade de vida, através de informação útil e prática.
De olhos postos na sociedade, a Cofidis está desperta para os efeitos avassaladores para a economia, saúde e sociedade em geral trazidos pela pandemia. Assim, e de forma incontornável, orientou o seu apoio à comunidade em 2020. Neste contexto doou milhares de equipamentos de protecção individual a profissionais de saúde e a organizações do terceiro sector, numa altura em que estes escasseavam.
Adicionalmente, tem continuado ao lado das entidades que apoia há vários anos. «O distanciamento físico não nos impediu de continuarmos a reforçar a ligação às organizações e a gerar impacto positivo. As contribuições da empresa e a participação activa dos colaboradores enquanto embaixadores e voluntários incluem o investimento em fundos para a comunidade (contribuições para associações, ONG e institutos de investigação), para apoiar infra-estruturas comunitárias e ainda para financiar programas sociais.
COLABORADORES IMPULSIONAM A ACÇÃO
O envolvimento dos colaboradores nas causas sociais e ambientais, bem como o impacto de proximidade, têm feito parte da estratégia da Cofidis. «Os colaboradores são essenciais nas nossas acções de responsabilidade social e impulsionadores de muitas delas, envolvendo-se activamente nas causas e com as instituições apoiadas», assegura fonte oficial da instituição. Mesmo à distância continuaram a contribuir para as acções desenvolvidas, através de trabalho voluntário, como a confecção de perucas para crianças em tratamento no IPO de Lisboa e máscaras sociais para profissionais de saúde e população sénior.
A empresa continuou também com iniciativas de capacitação para pessoas com deficiência e realizou mesmo a Primeira Cofidis Inclusive Week, que conseguiu realizar mesmo à distância e com a participação dos colaboradores. «Temos, ainda, vindo a envolver os nossos colaboradores de norte a sul do País em iniciativas de sensibilização ambiental e promovido os Clean Up Day com recolha de lixo, alertando para questões como o desperdício alimentar, mobilidade sustentável e soluções ecológicas para o dia-a-dia.»
E se é verdade que nem sempre a preocupação com a comunidade e ambiente se torna visível para as pessoas, também o é que não há dúvidas de que a Cofidis tem uma forte cultura interna de responsabilidade social e colaboradores activamente envolvidos nas parcerias que desenvolve há vários anos.
Aqui há parcerias com diversas associações, como a já referida com o IPO de Lisboa em que, além do donativo anual, um grupo de colaboradores confecciona cabeleiras de super-heróis e princesas, que posteriormente são oferecidas a crianças doentes oncológicas que se encontram a fazer tratamentos na instituição. Outra das parcerias é com a Associação Coração Amarelo que a Cofidis apoia, há mais de 10 anos, e que ajuda idosos em situação de dependência e/ou isolamento. Antes da pandemia eram realizados ateliers semanais de trabalhos manuais e que incluía um lanche preparado pelos colaboradores. A protecção dos animais é outra das causas à qual se associa através da Animalife. Recentemente, contribuiu para a compra de uma carrinha de apoio às suas acções. Destaque ainda para a Comunidade Vida e Paz, instituição para a qual a Cofidis contribuiu para um programa de infoinclusão, cujos fundos foram provenientes de uma venda solidária de material informático. Por último, continua a desenvolver iniciativas que promovem a inclusão com a Associação Salvador.
BALANÇO DA RELEVÂNCIA
Em 2021, a Cofidis fez um balanço da sua actuação junto do mercado, dos seus colaboradores e da comunidade, com o objectivo de aumentar a sua relevância. Para isso, consultou os stakeholders e fez um estudo de imagem junto dos clientes e do mercado. O responsável da empresa conta que estes estudos foram essenciais para ajustarem as áreas de actuação prioritárias, com acções mais estruturadas e com mais impacto. Este último ponto veio dar força a um desejo que já tinham há algum tempo, o de colocar a sustentabilidade no centro da actuação. «De destacar que, este ano, medimos pela primeira vez a nossa Pegada de Carbono e temos o objectivo concreto de a reduzir, em 30%, até 2025.»
Ciente de que tem ainda um longo caminho pela frente, a Cofidis está focada em dar provas concretas do seu compromisso. Nessa perspectiva, está também a trabalhar noutras iniciativas que a seu tempo serão reveladas.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Ainda neste âmbito, a Cofidis apoia o ciclismo desde 1997, uma parceria que foi renovada até 2025. São já mais de duas décadas aquelas em que o ciclismo faz parte da identidade do Grupo Cofidis, e Portugal não é excepção.
Trata-se de um compromisso que nasceu no contexto da missão da empresa de promover a qualidade de vida e que reforça a aposta no ciclismo enquanto modalidade para promover a mobilidade sustentável.
Quer a nível nacional, quer a nível internacional, a Cofidis tem uma grande preocupação com a diversidade e inclusão. Prova disso é a equipa de paraciclismo da Cofidis e a equipa feminina de ciclismo que será criada no próximo ano. A empresa apoia o paraciclismo desde os anos 90 e, em 2009, o Grupo Cofidis criou mesmo uma equipa de paratletas, no seio da equipa profissional. Desde então, tem procurado mudar a forma como, muitas vezes, ainda se olha para estes atletas, que se destacam não só pela sua qualificação técnica, mas também pela sua conduta. E, este ano, patrocinou, inclusive, o Campeonato do Mundo de Paraciclismo de Estrada. A realização deste evento contribuiu para destacar a modalidade ao mais alto nível competitivo e reforçar, uma vez mais, a aposta nestes atletas.
«Acreditamos que a empresa tem um papel a desempenhar na contribuição para algo “maior” e, por isso, reposicionámo-nos e decidimos dar destaque a uma nova dimensão, o impacto social. Queremos afirmar a nossa vontade de aumentar o nosso impacto e trazer valor acrescentado aos clientes e à comunidade. Para o conseguir, estamos a trabalhar para ser uma marca simples, útil, fortemente comprometida com as pessoas e com o efeito que gera na sociedade», comenta fonte oficial da empresa, lembrando que o apoio ao campeonato de paraciclismo é apenas um exemplo das várias iniciativas da marca que procuram reforçar este posicionamento.
ESCRITÓRIOS MAIS EFICIENTES
Os responsáveis da Cofidis estavam já há algum tempo à procura de um novo edifício e um dos requisitos era que fosse sustentável. As Natura Towers preencheram-no, imediatamente. A atestá-lo estão os vários prémios internacionais de sustentabilidade que receberam.
«Estamos agora numa fase de profunda intervenção nos espaços, não só para optimizar estas características, mas, também, para que os colaboradores possam ter uma experiência diferenciadora e que, ao mesmo tempo, sejam dinamizadores da abertura à comunidade envolvente », comenta fonte oficial da Cofidis.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.