Chicco: Cuidar desde o berço

É já seguramente um dos projectos de responsabilidade social corporativa mais reconhecidos no País, não só pela sua longevidade, mas também pelo impacto que tem tido no sector da Saúde. A celebrar 15 anos de existência, o projecto Chicco Dá Vida continua a equipar as Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatais dos hospitais e maternidades portuguesas, tantas vezes subequipados face às necessidades da população.

Nos últimos anos, este projecto tem tido uma importância vital para suprir as necessidades hospitalares a que estas instituições têm que dar resposta. Depois de, no ano passado, ter doado centenas de intercomunicadores, como resposta aos efeitos da pandemia de Covid-19 (veja caixa), este ano o projecto Chicco Dá Vida quis chegar a ainda mais hospitais de uma só vez. Ciente de que nem sempre há espaços adequados para a amamentação nas unidades de Neonatolgia e/ou Pediatria nas unidades de saúde, e que estes são, muitas vezes, espaços frios e pouco confortáveis, a marca decidiu “dar vida” a 15 espaços de amamentação em 15 hospitais e maternidades por todo o País.

Os espaços seleccionados foram totalmente remodelados, equipados e decorados, com o objectivo de criar um ambiente mais adequado e confortável. «Assim, e promovendo também a importância do leite materno, pudemos fazer a diferença no conforto de mães e bebés que precisam das condições mais favoráveis para viver este tipo de momentos tão intensos e relevantes nos primeiros dias de vida de um recém-nascido prematuro e de outros bebés internados. Acreditamos que todos os pormenores podem fazer a diferença, pensando sempre no bem-estar das famílias em alturas tão críticas como as que vivem nestes espaços», sublinha Filipa Remígio, directora de Marketing e Comercial da Artsana Portugal.

Uma acção que marcou mais um capítulo na história do projecto Chicco Dá Vida e que voltou a contar indirectamente com a participação dos consumidores, uma vez que 1% de todas as vendas realizadas nos meses de Agosto e Setembro nas lojas Chicco reverteram para este projecto. «Chicco Dá Vida é mais do que um projecto de responsabilidade da Chicco, é “O” projecto de todos nós, que anualmente faz a diferença em hospitais por todo o País, permitindo melhorar a vida de quem lá trabalha e de todos os bebés e respectivas famílias, que têm a necessidade de recorrer a UCI Neonatais bem equipadas, muitas vezes para sobreviver», afirma Filipa Remígio.

 

AS CARAS DA SOLIDARIEDADE

Além do apoio fundamental dos consumidores e colaboradores da marca, o projecto Chicco Dá Vida resulta também do trabalho pro bono de muitas figuras públicas que, ao longo dos últimos 15 anos, têm apadrinhado e dado a cara por esta iniciativa. Fernanda Serrano, Margarida Marinho, Bárbara Guimarães, Diogo Amaral, Jorge Corrula, Paula Lobo Antunes, Catarina Furtado e Joana Solnado são apenas algumas das personalidades que já representaram o projecto e têm ajudado à sua divulgação e crescimento.

Este ano, tal como já tinha acontecido no passado, Núria Madruga é a madrinha do projecto. Mãe de três rapazes, a actriz lidou com a problemática da prematuridade em 2011, quando os seus filhos gémeos nasceram às 29 semanas de gestação. Por essa razão, é alguém que se identifica com o projecto Chicco Dá Vida. «A Núria Madruga viveu de perto, durante 51 longos dias, a experiência de ter os seus bebés prematuros internados numa UCI Neonatal. Está, por isso, muito próxima do projecto, desde sempre. Já tinha sido madrinha no ano em que celebrámos 10 anos de Chicco Dá Vida e volta a sê-lo nos 15 anos», frisa Filipa Remígio.

Mas os louros do projecto Chicco Dá Vida não ficam completos sem a menção aos parceiros na área da Comunicação, que têm estado ao lado da marca desde o início deste projecto, divulgando-o e fazendo-o chegar a cada vez mais pessoas. São eles a agência de meios WaveMaker, a agência criativa VMLY&R e as agências de comunicação Hill + Knowlton e de marketing de influência 17.Com.

É este trabalho conjunto e em equipa que tem permitido realizar este projecto, ao longo de 15 anos consecutivos. «O projecto Chicco Dá Vida nasce da nossa vontade de contribuir, de forma relevante e pertinente, para o bem-estar da comunidade de uma maneira que está ao nosso alcance. Sabemos, porque visitamos estas unidades hospitalares e falamos com estes profissionais de saúde, da diferença que faz a nossa intervenção na prestação de cuidados de saúde», explana a directora de Marketing e Comercial da Artsana Portugal. «Os resultados do projecto, ao final de 15 anos, são exponencialmente compensatórios e permitem-nos olhar para os anos seguintes motivados para continuar a fazer a diferença nos hospitais e na vida das famílias», refere.

 

PARENTALIDADE SUSTENTÁVEL

Apesar da forte visibilidade do projecto Chicco Dá Vida, a actuação da Artsana Portugal e das suas marcas na área da sustentabilidade e responsabilidade social vai muito além desta iniciativa. A multinacional de origem italiana está comprometida com três Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, relacionados com a saúde, a inclusão e educação e o consumo e produção sustentáveis.

Nesse sentido, tem vindo progressivamente a introduzir alterações ao longo de toda a cadeia de valor, incorporado um conjunto de boas práticas, que se coadunam com estes objectivos sociais, ambientais e de corporate governance. É o caso, por exemplo, da instalação de painéis fotovoltaicos em todas as suas fábricas para gerar energia renovável, mas também da utilização cada vez maior de materiais mais sustentáveis ao longo de todo o processo de produção, quer em termos de matérias-primas, quer de embalagens, de forma reduzir a pegada ambiental.

Neste aspecto, destaca-se o lançamento da nova linha ECO+ da Chicco, que agrega uma vasta linha de produtos, desde brinquedos a sapatos, e cuja produção considera técnicas e processos amigos do ambiente e das comunidades. «Somos uma marca que procura ouvir as necessidades dos consumidores e do mercado e reúne todos os esforços para ir ao encontro dessas expectativas. Cada vez mais, esta é uma preocupação dos consumidores: escolher marcas e produtos que tenham um impacto positivo no meio ambiente», explana Filipa Remígio, acrescentando que «nos próximos anos iremos ver esta linha crescer progressivamente, abrangendo cada vez mais áreas e contando com mais produtos».

O lançamento desta gama enquadra-se no conceito de “parentalidade sustentável”, um dos pilares da estratégia de responsabilidade social e sustentabilidade da Chicco, e que reflecte o compromisso da marca com as crianças e pais, mas também com o futuro.

«Cuidar das crianças significa também cuidar do mundo em que vão crescer, em todas as suas vertentes», frisa a directora de Marketing e Comercial da Artsana Portugal. E promete: «Iremos manter-nos ao lado dos pais e cuidadores oferecendo soluções inovadoras, que simplifiquem o mais possível os desafios diários da parentalidade, e que ajudem as famílias a viver com alegria a magia de ver crescer o seu bebé.»

 

EMERGÊNCIA DE INTERCOMUNICADORES

Para combater os efeitos da pandemia de Covid-19, em 2020 o projecto Chicco Dá Vida doou mais de 750 intercomunicadores da marca Chicco a um total de cerca de 70 hospitais e centros de saúde espalhados por todo o País. «De repente foram precisos intercomunicadores para facilitar a comunicação entre profissionais e doentes. Não pudemos ficar indiferentes e doámos todo o stock que tínhamos disponível», revela Filipa Remígio, directora de Marketing e Comercial da Artsana Portugal. «Desta forma, os profissionais de saúde conseguiam estabelecer um diálogo com os doentes infectados em isolamento, sem que para isso fossem gastos equipamentos escassos na altura. E tiveram ainda um papel crucial a combater a solidão do isolamento», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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