Associação Mutualista Montepio: Reforçar valores com o foco nas pessoas
Há 181 anos que a Associação Mutualista Montepio desenvolve a sua actividade, pautada pelos valores da solidariedade e da entreajuda que estão no seu ADN. As políticas de responsabilidade social e de sustentabilidade que pratica conduzem a uma harmonia perfeita com os principais pilares da responsabilidade social: o social, o ambiental e o económico.
O pilar social orienta-se, sobretudo, para a criação e desenvolvimento de instrumentos que melhorem a qualidade de vida das pessoas: dos seus trabalhadores, dos mais de 600 mil associados e suas famílias, mas também da comunidade em geral, principalmente dos públicos mais desfavorecidos.
O pilar ambiental – embora a actividade da Associação Montepio tenha uma reduzida pegada de carbono – tem merecido particular atenção das várias áreas orgânicas que integram a organização. A digitalização de processos, que reduz substancialmente o consumo de papel, e a introdução de novas soluções, nomeadamente uma frota automóvel menos poluente, são disso exemplo. Aliás, o Grupo Montepio foi galardoado, este ano, com o prémio Frota Verde do Ano pela Fleet Magazine, que distinguiu o contributo da instituição para a melhoria da eficiência energética da sua frota automóvel. O grupo renovou 200 unidades da sua frota automóvel, substituindo-as por viaturas híbridas e eléctricas plug-in e investiu em instalações eléctricas nos edifícios centrais, com montagem de pontos de carregamento nos parques de estacionamento, permitindo a cada utilizador carregar a sua viatura nas instalações. Através desta medida, alcançou uma redução de emissões de CO2 de 1,5 toneladas e de 25% dos custos anuais, tendo os consumos médios sido reduzidos para menos de 4 litros por cada 100 quilómetros.
Em resultado dos mecanismos e instrumentos que têm vindo a ser adoptados pelas diversas áreas – e que possibilitam não só a redução de consumos (água, papel, energia), mas também de custos, além de uma maior eficiência e eficácia na actividade, através de uma transformação digital e de uma constante inovação –, o pilar económico tem vindo a ser reforçado, com impacto significativo em termos de sustentabilidade.
Ao longo de 2020 e 2021, foram desenvolvidos processos e realizadas acções e actividades responsáveis que permitiram o reforço e uma afirmação da identidade, em termos das dinâmicas social, ambiental e económica.
APOIO A COLABORADORES E ASSOCIADOS
O impacto que a pandemia de Covid-19 teve na vida das instituições contribuiu e transformou, também, a forma de actuação e a actividade da Associação Montepio. Ao nível do apoio aos colaboradores, foram adoptadas medidas de recurso alargado ao teletrabalho, bem como de desmaterialização de processos de atendimento e adoptadas medidas de segurança que os protegessem. Ao nível do apoio aos associados, e de forma a mitigar os efeitos da pandemia, foi adoptado um conjunto de medidas de redução de encargos financeiros, através da atribuição de moratórias nos empréstimos a associados e nas rendas de propriedades da Associação, da desoneração das penalizações por atraso no pagamento das quotas associativas e das quotas das modalidades. No que diz respeito ao apoio às instituições sociais e à comunidade, foi apoiada uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e da Associação Portuguesa de Mutualidades/Rede Mut destinada à aquisição de equipamento de protecção individual para seniores e pessoas com deficiência ou em situação de sem abrigo. Foi ainda dado apoio ao CEiia – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, para produção de ventiladores portugueses doados aos hospitais. Foram também disponibilizadas camas através da Residência Montepio para utilização pelo SNS – Serviço Nacional de Saúde, e atribuído apoio à EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, para aquisição de kits de prevenção e protecção, destinados a famílias vulneráveis. Foi ainda assegurada a adesão ao programa Criar Futuro – Movimento Portugal entra em Cena, destinado a aproximar artistas e empresas, num momento em que a sua actividade se encontrava parada, com grande impacto no rendimento dos seus profissionais. Foi assegurado apoio ao Programa abem, implementado pela Associação Dignitute, tendo em vista a entrega de medicamentos a pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
Mas há mais. No âmbito do projecto Frota Solidária, foram entregues 15 viaturas adaptadas e afectas mais 10, em 2021, a instituições particulares de solidariedade social como forma de melhorar a qualidade de vida dos seus utentes (jovens e crianças, pessoas portadoras de deficiência, idosos e famílias vulneráveis ou em situação de sem abrigo).
De destacar que, embora com redução substancial das actividades presenciais, o Programa de Voluntariado do Montepio procurou, à distância, reforçar o voluntariado de competências, através de colaboradores voluntários, de forma a reduzir o impacto entre voluntários e utentes das entidades parceiras.
FUNDAÇÃO MONTEPIO
Em termos de responsabilidade social externa, a Associação Mutualista Montepio dotou a Fundação Montepio – o braço externo do Grupo Montepio na área da responsabilidade social externa –, em 2021, de 500 mil euros. Este orçamento possibilita a continuidade e desenvolvimento de projectos como a Frota Solidária Montepio, que permite atribuir viaturas adaptadas a instituições particulares de solidariedade social. Ao longo de catorze edições realizadas, concedeu um total de 248 viaturas adaptadas a igual número de IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do País e regiões autónomas, que manifestaram interesse e que comprovaram a sua necessidade efectiva, mediante a apresentação de candidatura.
A Fundação também deu continuidade ao Prémio Voluntariado Jovem, iniciado em 2010, com o objectivo de distinguir, reconhecer, promover e divulgar o voluntariado jovem, através da apresentação de candidaturas de projectos inovadores nas áreas de solidariedade e saúde, economia social, educação e formação. Ao longo do tempo, a iniciativa desafiou os jovens e organizações da economia social a explorar e a conhecer conceitos, ferramentas e parceiros, com a missão de construir e implementar soluções capazes de responder aos problemas e necessidades locais das comunidades mais vulneráveis e em territórios especialmente desfavorecidos, económica e socialmente.
Este orçamento também permite dar continuidade a projectos desenvolvidos em parceria com outras organizações da economia social. É o caso do CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, do Projecto Mobilidade Positiva, que visa a melhoria na acessibilidade de pessoas com deficiência motora, do apoio ao Observatório da Luta Contra a Pobreza de Lisboa e do Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza, entre outros.
Como não podia deixar de ser, os colaboradores do Grupo Montepio são parte activa no desenvolvimento dos projectos de responsabilidade social e de sustentabilidade. Dos cerca de 5000 trabalhadores do grupo, cerca de 1900 integram a Bolsa de Voluntariado e participam activamente nas acções de voluntariado propostas, quer em termos do voluntariado corporativo presencial, quer em termos do voluntariado de competências. Embora, nos últimos dois anos, devido à pandemia, não tenha sido possível o desenvolvimento de acções presenciais, o Grupo Montepio intensificou a transformação de alguns dos seus projectos de competências em formação online, através da qual os voluntários continuam a ter o seu espaço de intervenção a nível nacional.
Além disso, os colaboradores das diferentes áreas orgânicas da Associação Montepio, no âmbito da sua actividade laboral, contribuem de forma empenhada para a criação de soluções e de instrumentos de desmaterialização de processos, de digitalização e na construção e aperfeiçoamento das práticas de responsabilidade social e sustentabilidade, através da sua contribuição na elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade do Grupo Montepio.
ALINHAMENTO DE TRABALHOS
As acções de responsabilidade social e de sustentabilidade do grupo são comunicadas através de diversos meios (site institucional, intranet, redes sociais, newsletters…) e, além disso, através dos diversos relatórios anuais publicados, quer da Associação Mutualista, quer da Fundação Montepio.
No que diz respeito à sustentabilidade é produzido, ainda, anualmente, um Relatório do Grupo Montepio, que permite assegurar o alinhamento das entidades do grupo nesta vertente e que apresenta um relato detalhado, ilustrado e fundamentado, com informação não financeira do Grupo Montepio, no domínio da sustentabilidade. Este relatório visa demonstrar o desempenho e os impactos das actividades do grupo a nível económico, social e ambiental, sendo elaborado de acordo com as normas GRI – Global Reporting Initiative e corresponde ao compromisso de divulgação de informação relativa ao cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, assumido com a adesão à Aliança para os ODS, em 2015.
Todo um trabalho que tem vindo a reforçar os valores de solidariedade, igualdade, da não discriminação, da coesão social, da justiça e equidade, da transparência, da responsabilidade individual e social da Associação Mutualista Montepio.
REDUZIR A PEGADA ECOLÓGICA
A Associação Mutualista tem vindo a analisar a sua pegada ecológica e a forma de reduzi-la, através do estudo da Pegada Carbono. Para tal, iniciou, em 2019, a medição da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) gerados ao longo da actividade da sua cadeia de valor.
A partir da análise dos dados que contribuem para a emissão dos GEE – e que resultam do consumo de energia directa pela organização, do consumo de energia indirecta e do consumo de energia por parte de fornecedores –, é possível agir e envolver os colaboradores com objectivos, estratégias e medidas que permitam a implementação de iniciativas conjuntas, com toda a cadeia de valor, para que haja maior sensibilização e consequente redução da Pegada Carbono.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.