Delta: Da Natureza e pela Natureza

A Delta Q eQo – a primeira cápsula com tripla certificação (Biológica, UTZ e Rainforest Alliance) e que é elaborada a partir de fibras de origem vegetal – é a protagonista da mais recente campanha de comunicação da marca. Sob o mote “Da Natureza e pela Natureza”, a campanha, que assinala também o início da transição da gama de cápsulas convencionais para biodegradáveis, remete para o universo familiar, em plena comunhão com a natureza. Dois esquilos falantes tornam-se protagonistas do filme da marca, ao apropriarem- se das cápsulas eQo, incluindo-as no seu habitat pelas suas características ecológicas, permitindo que estas convivam em harmonia com o seu meio ambiente.

Recorde-se que esta cápsula de café caracteriza- se por ser 100% orgânica e biodegradável. Desenvolvida pelo centro de inovação do Grupo Nabeiro, a Diverge, em conjunto com parceiros externos e centros de investigação nacionais, a cápsula é feita de BioPBS, um material de base vegetal, constituído por cana-de-açúcar, mandioca e milho. Trata-se, assim, de uma cápsula livre de plásticos, microplásticos e alumínio. O lançamento desta cápsula 100% orgânica demonstra o compromisso do grupo em tornar a inovação num dos motores da sustentabilidade e rentabilidade.

Na verdade, o foco na área da sustentabilidade faz parte do ADN do Grupo Nabeiro- -Delta Cafés. «Fomos uma das primeiras empresas portuguesas a aderir ao United Nations Global Compact, uma iniciativa na área da cidadania empresarial, que teve a sua origem numa proposta do anterior secretário-geral da ONU, Kofi Annan, no ano 2000», recorda Rui Miguel Nabeiro, administrador do grupo.

Aliás, a evolução sustentada do Grupo Nabeiro mostra a forma como se foi inserindo no mercado, antecipando oportunidades e implementando as mudanças, necessárias ao nível económico, ambiental e social.

O grupo está a cumprir as metas que se propôs alcançar até 2025, nomeadamente na área da mobilidade, substituindo a sua frota comercial, fazendo a transição para veículos eléctricos. Está a trabalhar para que, em 2025, seja possível que 100% das cápsulas Delta Q sejam biodegradáveis. Simultaneamente, já instalou 870 painéis fotovoltaicos na fábrica da Novadelta, em Campo Maior. Está ainda em curso o apoio directo a 500 cafeicultores em todas as ilhas do arquipélago dos Açores.

O grupo pretende continuar a ter um papel activo na construção de valor para a sociedade, contribuindo para a adopção de comportamentos mais responsáveis, acrescentando simultaneamente valor aos vários momentos de consumo e de partilha proporcionados pelo café.

Um caminho de sustentabilidade é prioritário para o grupo e para todas as suas marcas. «A sustentabilidade está no nosso ADN e trabalhamos continuamente para a conciliação entre o modelo de crescimento económico, o respeito ambiental e a preocupação com as nossas pessoas e a sociedade. A nossa responsabilidade social sempre foi uma manifestação viva dos valores do nosso fundador, continuamos com a certeza inabalável de que as pessoas são a razão que nos move há 60 anos», assegura Rui Miguel Nabeiro.

O grupo trabalha continuamente para a promoção da saúde, segurança e bem-estar. É a primeira empresa certificada no sistema de gestão da qualidade. A esta certificação seguiram-se outras na área de segurança alimentar, do ambiente, da segurança, da qualidade e saúde no trabalho, e mais recentemente a certificação para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar.

O grupo assume também o compromisso de contribuir para uma cidadania responsável, nomeadamente através do trabalho contínuo da Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro – Coração Delta, que actua em três vertentes nas comunidades onde está inserida e a nível nacional e internacional: Educação, Saúde e Acção Social.

Outro dos focos em torno da sustentabilidade social do negócio é o apoio às comunidades com que interagem. «Este sentido de comunidade dentro do Grupo Nabeiro é algo intrínseco a todos os nossos colaboradores, clientes e parceiros», assume. Nesse sentido priorizam a preservação das origens assegurando a qualidade de vida da população que depende da cultura do café. Fazem- -no, nomeadamente, através da International Coffee Partners (ICP) desde 2018, da qual são membros. A integração neste organismo, constituído por produtores de café da Europa, pretende assegurar a sustentabilidade do negócio das famílias produtoras de café e dos seus descendentes em países como a Etiópia, o Brasil, o Uganda, a Indonésia, entre muitos outros. Além de aplicarem uma política em que privilegiam fornecedores locais e nacionais e países produtores de café que implementam as práticas mais sustentáveis, em alinhamento com o compromisso em promover a sustentabilidade, contribuindo para a adopção de comportamentos mais responsáveis.

A par disso, a Delta incentiva o empreendedorismo, assim como projectos com impactos nas comunidades onde estão, nomeadamente através do Centro Educativo Alice Nabeiro e do Manual de Empreendedorismo – “Ter Ideias Para Mudar O Mundo”, desenvolvido no âmbito da Associação Coração Delta. Focado na vertente educacional, este manual tem como propósito estimular a educação das crianças e permitir a criação de ideias e de projectos dinamizadores.

O grupo está igualmente comprometido na contínua aplicação de práticas empresariais ambientalmente sustentáveis, investindo no desenvolvimento de novas tecnologias e trabalhando para reduzir o impacto ambiental das suas operações, através da optimização dos processos fabris.

«Estamos empenhados em melhorar a eficiência das operações, através da instalação de painéis solares fotovoltaicos e da redução de energia proveniente de combustíveis fósseis », recorda. Nesse sentido, a Delta investiu em 870 painéis fotovoltaicos na Novadelta, em Campo Maior. Aí, 100% do consumo energético é verde, ou seja, é 100% proveniente de formas limpas e renováveis de energia. Um projecto que conta com uma potência de 301 kWp e que permite uma produção energética anual de 444 MWh, o equivalente ao consumo anual de energia de 127 habitações.

From Waste To Taste

A promoção interna e externa do eco design e a circularidade dos materiais é algo em que a Delta também se tem empenhado, nomeadamente através da reutilização dos resíduos na unidade fabril Novadelta, de que é exemplo a cascarilha do café que é recolhida por uma empresa de fertilizantes.

A par disso decorre o projecto NÃM – From Waste To Taste, que se baseia na recolha da borra de café nos clientes Delta e na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos na cidade de Lisboa, que depois são vendidos a esses mesmos clientes, completando um círculo perfeito.

«Acreditamos que pode existir sustentabilidade económica aliada à sustentabilidade ecológica. O exemplo da NÃM mostra precisamente esse círculo perfeito: uma quinta urbana no coração da cidade que utiliza o desperdício localmente disponível e o transforma num novo produto com valor económico », comenta Rui Miguel Nabeiro.

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