Deloitte: Marcas com um propósito: criar um impacto através da inovação e da transformação

Uma marca com 175 anos de mercado é, certamente, uma marca com muitas histórias de resiliência e de transformação para contar, e no ano em que o mundo enfrenta um dos períodos mais incertos e desafiantes para a humanidade, a Deloitte volta a cumprir, por ocasião do seu aniversário, o seu propósito de marca: criar um impacto relevante no mundo.

Uma viagem que começou, em 1845, com William Welch Deloitte e que, desde então, cresceu em escala e diversidade, contando hoje com mais de 330 mil profissionais em mais de 150 países.

«Procuramos, desde a nossa fundação, responder com excelência aos inúmeros desafios que nos são colocados pelos nossos clientes, profissionais e sociedade, sempre com um selo de confiança de uma marca global », sublinha Jorge Marrão, partner e CMO da Deloitte.

A empresa está em Portugal há 51 anos. «Hoje, somos líderes de mercado na prestação de serviços profissionais, com uma quota de mercado de mais de 40% entre as Big4 em Portugal», diz o mesmo profissional. O percurso que fizeram, ao longo dos últimos anos, colocou-a no mapa dos principais prestadores de serviços profissionais, com uma aposta clara na área de inovação e transformação tecnológica.

«Estamos na primeira linha dos prestadores de serviços profissionais com uma oferta integrada capaz de responder à procura dos clientes mais exigentes.»

A aspiração da marca é a de continuar a ser o líder indisputado na área dos serviços profissionais a nível global e, por isso, a sua aposta de posicionamento centra-se na criação de uma marca autêntica. «Este propósito define quem somos enquanto organização e perdura na forma como trabalhamos diariamente. Queremos ser a primeira escolha dos clientes quando procuram soluções para as suas empresas, uma organização na qual os reguladores e poderes influenciadores vêem como modelo de integridade e mudança positiva e o principal destino de carreira para os melhores talentos» clarifica.

O impacto da pandemia

Terminou a 31 de Maio de 2020 o ano fiscal da Deloitte que, globalmente, apresentou resultados positivos. «Na primeira parte do ano estávamos absolutamente focados nos projectos em curso com os nossos clientes, pessoas e comunidades e eis que surge a pandemia Covid-19, que introduziu um enorme grau de incerteza à escala global», recorda Jorge Marrão. A prioridade foi, naturalmente, a saúde e a segurança das suas pessoas, ao mesmo tempo que tiveram de desenhar planos de continuidade para o negócio e, acima de tudo, apoiar os stakeholders nesta etapa de grande incerteza.

Os desafios impostos pela Covid-19 escalaram rapidamente do sector da saúde para os restantes, emergindo de imediato a necessidade de comunicar de forma próxima, clara e humana.

«Neste cenário de constante mudança, cada vez mais complexo, a comunicação assumiu um papel fundamental, ao permitir o alinhamento dos nossos profissionais com o propósito da organização, contribuindo para uma cultura mais forte», assegura Isabel Brito, directora de Marketing & Comunicação da Deloitte. A profissional reforça ainda que, no combate aos efeitos da Covid-19, a marca teve igualmente de se ajustar a uma realidade de mercado totalmente diferente com grande agilidade e eficiência, para que rapidamente conseguissem apoiar os seus clientes e parceiros. «Esta adaptação implicou um reforço da missão corporativa e dos valores da marca, nomeadamente através de uma comunicação próxima com os nossos stakeholders.»

Destacam-se, neste âmbito, duas campanhas internas desenvolvidas pela marca: a campanha de well-being com o objectivo de promover a saúde e o bem-estar dos seus profissionais, dotando-os de novas ferramentas e metodologias que os ajudem a combater os seus desafios diários e a contribuir para que as exigências profissionais sejam equilibradas com a vida pessoal. E, mais recentemente, a campanha “You will never work alone”, desenvolvida pela ACNE, agência da rede Deloitte, centrada na proposta de valor da marca para os seus talentos, e que prevê um conjunto de activações internas e externas. Isabel Brito não tem dúvidas em afirmar que a nova realidade reforçou a cultura organizacional, ao promover uma maior proximidade entre as equipas.

Jorge Marrão lembra, no entanto, que a gestão de uma marca em contextos de crise assume uma dimensão fulcral no negócio, e esta pandemia traz inúmeros desafios, como o da resiliência. «A nossa marca terá como desafio conseguir reinventar-se nesta nova conjuntura, o de continuar a ser o parceiro das grandes, pequenas e microempresas, promovendo o nosso conhecimento de mercado como um activo estratégico ao serviço da sociedade, dando um contributo directo ao País através da firma portuguesa, ao nível da exportação de soluções, serviços e de recursos qualificados para o mercado global», comenta. E a confiança será um dos activos mais importantes a trabalhar ao longo dos próximos meses na estratégia de marca.

Foco na sustentabilidade

Na área da responsabilidade social, o compromisso da Deloitte passa por manter uma cultura onde todos os seus profissionais se sintam incluídos e respeitados e onde a diversidade seja abraçada em todas as suas formas. Esse compromisso também inclui trabalhar em prol da paridade de género e a promoção da inclusão.

Em matéria de sustentabilidade, a consultora defende a necessidade de mais acções (urgentes e imediatas) para atingir os objectivos do Acordo de Paris. Para isso, desenvolveu duas iniciativas que procuram garantir tomadas de decisão mais responsáveis (dentro e fora da organização) em relação ao clima: a nova oferta “Global Strategic Service” e a estratégia de World Climate (ver caixa “Sustentabilidade”).

Para além disso, a Deloitte vai alinhar as políticas, práticas e acções em todas as suas member firms, ao designar um líder local responsável pela problemática do clima; priorizar a discussão das alterações climáticas na agenda dos executivos e integrar as questões climáticas nos processos de decisão.

«Queremos envolver os nossos profissionais no combate às alterações climáticas, que sejam “embaixadores” da causa ambiental e dar-lhes as ferramentas necessárias para que possam, dentro e fora da nossa organização, tomar as melhores decisões em relação ao futuro do nosso planeta» salienta Jorge Marrão.

A consultora está, também, a colaborar com os seus clientes, ONG, fornecedores, entre outros para que possa ser dado destaque às alterações climáticas a um nível operacional e sistemático.

Compromisso com um futuro melhor

O compromisso para o FY2021 da Deloitte centra-se na construção de um futuro melhor, o que significa ajudar a preparar os clientes para navegar em ambientes ainda mais disruptivos e, simultaneamente, contribuir para uma sociedade mais sustentável e justa para todos. É nesta resiliência e capacidade de aportar valor à sociedade portuguesa que se funda a marca. «Estamos a preparar um conjunto de iniciativas e o que podemos avançar neste momento é que a nossa marca fará uma grande aposta nas áreas de transformação e de inovação», desvenda Isabel Brito.

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