Continente: Vou às compras e só levo a App

O Cartão Continente é o maior programa de fidelização do País. Serve cerca de quatro milhões de famílias, podendo ser usado em mais de 2000 pontos de venda, numa ampla rede de parceiros de áreas diversificadas que, tal como o Continente, acreditam na sua mais-valia para as famílias portuguesas.

«Os clientes revelam grande interesse e entusiasmo por propostas inovadoras que lhes proporcionem benefícios, maior comodidade, flexibilidade e rapidez. Nesse sentido, as nossas estratégias de fidelização visam oferecer a melhor proposta de valor», salienta Tomás Ribeiro, director do Cartão Continente da Sonae MC.

E se, numa fase inicial, o Cartão Continente era apenas usado nas lojas Continente, hoje os clientes do programa de fidelização Cartão Continente podem acumular e utilizar saldo nas lojas Continente, Galp, Well’s, MO, Meu Super, Zippy, Bagga, note!, supermercados Go Natural, ZU, Home Story e nos restaurantes aderentes das marcas Pizza Hut, Burger King, Pans, KFC, Ó’Kilo, Pasta Caffé, Miit, Sol, Taco Bell.

«O Cartão Continente disponibiliza inúmeras vantagens e soluções para os clientes, constituindo uma oportunidade de poupança, devido aos descontos exclusivos, em áreas como a alimentação, restauração, serviços de saúde, combustível, viagens, entre muitas outras», salienta Tomás Ribeiro. Uma dessas vantagens é o Desconto Mínimo Garantido, que permite aos clientes acumularem no saldo do seu cartão 2% do valor das compras anuais, deduzidos dos descontos em Cartão Continente que o cliente usufruiu, sublinha.

Outra vantagem é a oferta de desconto em combustível do Continente e da Galp: em todas as compras superiores a 30 euros efectuadas no Continente, o cliente recebe um cupão de desconto de 10 ct/l para abastecimento de combustível nos postos Galp.

Na verdade, o Cartão Continente tem, regularmente, novos parceiros ou novos benefícios dentro do programa. O mais recente parceiro, desde o início de Agosto, é a plataforma Booking.com. Os clientes passam a receber, no saldo do seu cartão, 4% do valor de qualquer reserva efectuada no site cartaocontinente. booking.com. O saldo acumulado pode ser utilizado no pagamento de compras em mais de 2000 lojas associadas do programa de fidelização Cartão Continente, incluindo os supermercados Continente.

Também recentemente o Cartão Continente tem mais uma vantagem para os utilizadores da App Cartão Continente nos restaurantes aderentes do Grupo Ibersol das marcas Burger King, KFC, Pans, Pizza Hut, Pasta Caffé, Taco Bell, Miit, Sol e Ó’Kilo. O Menu10 é uma vantagem exclusiva, em que por cada 5 euros de compras com o Cartão Continente num destes restaurantes, o cliente acumula um selo digital. Após coleccionar 10 selos digitais, o cliente pode resgatar um prémio de 5 euros de saldo em Cartão na App Cartão Continente e utilizar este valor em qualquer marca integrada na rede de parceiros do cartão. O cliente acumula selos digitais na compra no restaurante, mesmo que esteja a usufruir de outras promoções em Cartão Continente na mesma compra.

Tomás Ribeiro não tem dúvidas de que, actualmente, a fidelização do cliente depende de factores que vão para lá da qualidade e preço do produto/serviço. Daí que a marca deva garantir uma proximidade com os seus clientes, com base numa relação transparente. É o que acontece com as propostas de gamification da marca assentes em acumulação de selos. «A experiência que temos tido com as campanhas de selos é a melhor. Podemos afirmar que os clientes apreciam estas iniciativas, porque sabem que estamos a valorizar a sua preferência e a frequência de compra.»

App Cartão Continente

Do inicial cartão físico, o Cartão Continente tem vindo a fazer uma passagem para o virtual. Em 2019 a App Cartão Continente foi relançada com uma experiência de utilizador totalmente renovada e um conjunto de novos serviços de elevada relevância para o cliente. No final de 2019 registava já cerca de um milhão de utilizadores.

A App permite aos clientes disporem de todas as vantagens do Cartão Continente no telemóvel, não tendo, por isso, de se preocupar em ter os cupões sempre à mão ou utilizar o cartão em formato físico para acumular ou utilizar saldo.

Aliás, com a introdução da App Cartão Continente, a empresa tem sido capaz de diminuir o envio de cartas com ofertas dos parceiros do Cartão Continente. Além disso, a adesão ao Programa de Fidelização Cartão Continente através da App também tem vindo a ajudar na diminuição de emissão de cartões físicos. A somar a tudo isso, o serviço de emissão da factura electrónica também tem vindo a permitir uma redução no consumo de papel nas lojas dos parceiros onde o serviço está disponível. Tudo poupanças que ajudam o Continente a cumprir as metas a que se propôs, ao nível da responsabilidade social e ambiental, relacionadas com os consumos de plástico e de papel.

Por outro lado, ha funcionalidades, como a recuperação de cupões no pós-compra (que esteve sempre disponível desde o lançamento do Programa de Fidelização através do Serviço de Apoio ao Cliente das lojas Continente), que passaram, recentemente, a estar disponíveis directamente na App Cartão Continente. «Este é mais um exemplo do esforço de digitalização do programa de fidelização », sublinha o responsável. Os mais recentes serviços incluem a, referida, Factura Electrónica e o Continente Pay.

Através da App Cartão Continente, o Continente Pay passou a permitir o pagamento em todas as lojas Continente, Well’s, note!, e em algumas lojas ZU. O objectivo é alargar este serviço a mais parceiros do programa de fidelização Cartão Continente. «O cliente tem vantagens por este ser um método de pagamento que se torna fácil e seguro. Para utilizar, é necessário ter Cartão Continente e a respectiva aplicação móvel instalada no telemóvel, o que pode ser feito através do Google Play ou da App Store», explica Tomás Ribeiro, acrescentando que «esta é mais uma prova do pioneirismo em matéria de inovação que, através da aplicação, se tem vindo a projectar na disponibilização de soluções tecnológicas para os consumidores».

Os clientes que utilizam este serviço têm dado feedback muito positivo à marca, mas, além disso, «têm voltado a utilizar recorrentemente a funcionalidade, o que demonstra a comodidade e a confiança que depositam neste serviço».

Na verdade, salienta o responsável, no início da pandemia, sentiram um aumento relevante no número de novos clientes digitais. Estes números têm estabilizado ao longo dos últimos meses, mas mantêm-se elevados, com o reforço da utilização da App Cartão Continente em loja.

Ainda por efeito da Covid-19 e das medidas que foram sendo tomadas ao longo das semanas pelo Governo (nem sempre comuns a todas as zonas do País), a App Cartão Continente foi utilizada para divulgar de forma rápida alterações de contexto, por exemplo, horários de lojas. «Reforçámos a nossa comunicação personalizada privilegiando os conteúdos de maior interesse dos nossos clientes, dando-lhes soluções que lhes permitissem suprir as suas necessidades mais relevantes», comenta o director do Cartão Continente da Sonae MC.

Mas o trabalho em torno do Cartão Continente está em constante evolução. E a Sonae MC pretende, até ao final deste ano, continuar a alargar os serviços Factura Electrónica e Continente Pay a mais parceiros do Programa de Fidelização Cartão Continente. A par disso pretende «continuar a robustecer a sua proposta de valor junto dos clientes, oferecendo-lhes novos serviços e soluções de poupança ainda mais abrangentes, com uma pegada cada vez mais digital», finaliza o responsável.

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