Continente: Revolução sustentável: rumo à neutralidade carbónica

A MC reforça o compromisso com a sustentabilidade a nível global ao tornar-se a primeira empresa de retalho portuguesa com metas validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi). A organização obteve um reconhecimento além-fronteiras, com a presença no ranking do Carbon Disclosure Project (CDP) e um lugar de destaque no Top 3 do The Global Commitment Report 2023, da Ellen MacArthur Foundation (EMF).

A sustentabilidade tem vindo a ser uma parte integrante da estratégia corporativa da MC, que está assente em compromissos e objectivos transversais. Além de ter alcançado marcos notáveis, a empresa assume que «consolidou a sua posição como líder global na luta contra as alterações climáticas».

Após ter visto as metas de redução de emissões serem validadas pela Science Based Targets Initiative, a organização comprometeu-se a reduzir em 51% as emissões de gases com efeito de estufa nas suas operações até 2032. Além disso, também pretende diminuir as emissões da sua cadeia de abastecimento em 31%, face aos resultados obtidos no ano de 2022.

METAS SUSTENTÁVEIS

A empresa de retalho assumiu metas ambiciosas e pretende alcançar a neutralidade carbónica das suas operações até 2040. E só no último ano, registou uma redução superior a 34% das suas emissões, quando comparado com os dados de 2018. Desde essa altura que a empresa tem vindo a adoptar medidas de gestão energética, criando, inclusive, um roadmap com quatro áreas de actuação, entre as quais: a implementação de medidas de ecoeficiência, nomeadamente medidas de gestão operacional; a electrificação dos consumos, com particular enfoque no last mile e nas viaturas ligeiras; a introdução do programa de alteração das centrais de frio; e o investimento na produção e aquisição de energia produzida, efectivamente, a partir de fontes renováveis.

Relativamente às emissões da cadeia de valor, a MC garante que tem vindo a desenvolver um trabalho conjunto com os seus fornecedores. Destacam-se o “Footprint MC”, uma plataforma desenvolvida pela empresa e que permite aos produtores aferir a pegada carbónica e hídrica dos seus produtos, identificando oportunidades de melhoria; e o trabalho desenvolvido pelo Clube de Produtores Continente, que, ao longo destes 25 anos de actividade, tem vindo a incentivar os produtores a utilizarem as melhores práticas.

No início deste ano, a MC foi ainda distinguida pela sua liderança no combate às alterações climáticas pelo Carbon Disclosure Project. A organização ambientalista global sem fins lucrativos integrou a empresa de retalho portuguesa na sua “A List”, que reúne as companhias com o melhor desempenho e transparência a nível mundial. A avaliação pontuou mais de 23 mil empresas, espalhadas pelo mundo, com apenas 1% a registar o mesmo nível do que a MC. Segundo a empresa, conseguiram alcançar o nível “A” da organização que detém a maior base de dados ambiental do mundo, «tendo entrado na lista de empresas líderes».

O compromisso e desempenho da MC para a utilização responsável de plásticos foram novamente destacados, no âmbito do The Global Commitment Report 2023, da Ellen MacArthur Foundation, com uma performance que coloca a empresa de retalho portuguesa entre as melhores a nível global. Este relatório destina-se a avaliar o progresso de mais de 1000 organizações, unidas em prol de uma economia circular.

O relatório confirmou que a MC apresenta um desempenho acima da média do retalho, quando comparado com outras empresas do seu sector a nível global. Nesse sentido, a MC conseguiu a presença no Top 3 de organizações que já integraram uma percentagem considerável de embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

A empresa portuguesa tem um plano de alteração das suas embalagens em curso, para garantir o desenvolvimento de embalagens recicláveis para os seus produtos. No último ano, estas directrizes foram revistas, dando origem ao Manual de Packaging Sustentável da MC, bem como à disponibilização de um percurso formativo para colaboradores e fornecedores.

Em síntese, os resultados alcançados reflectem a aposta da MC no desenvolvimento sustentável dos seus negócios e estão baseadas em políticas activas de sustentabilidade. A sustentabilidade é, assim, uma das bases da estratégia corporativa e está assente em compromissos e objectivos concretos para as áreas mais relevantes da actividade da empresa. Trata-se de uma ambição sustentada pela MC, que pretende roadmaps e iniciativas que possam vir a ser implementadas pelas equipas dentro de um horizonte temporal específico. «São acções que ultrapassam as fronteiras da empresa e que têm como objectivo apoiar e acelerar a transformação em toda a nossa cadeia de valor», defende a MC.

INOVAÇÃO NA MOBILIDADE

A estratégia corporativa da MC reflecte o compromisso com o ambiente e coloca em prática medidas de sustentabilidade. Exemplo disso é o serviço Continente Plug & Charge, que introduziu novas funcionalidades na App com a criação da Happy Hour – que é gerada por um algoritmo que utiliza modelos de previsão assentes em inteligência artificial.

Desta forma, a MC acredita que os clientes vão poder tirar maior partido da disponibilidade da energia solar e da variação dos preços do mercado grossista de electricidade. «Pela primeira vez, em Portugal, existe a possibilidade de promover descontos no carregamento de veículos eléctricos associado à existência de excedente fotovoltaico do edifício», defende a marca. A empresa de retalho considera que se trata de «uma abordagem pioneira» e afirma que a Happy Hour foi projectada para «partilhar vantagens exclusivas com os utilizadores do serviço Continente Plug & Charge», não apenas no que respeita à produção renovável local, mas também às variações dos preços de electricidade.

Sempre que existirem Happy Hours na App Continente Plug & Charge, os clientes recebem no dia anterior uma notificação para utilizarem um cupão de desconto num determinado período, na sua loja preferencial. Importa também referir que esta iniciativa está numa fase piloto em três lojas: Continente Matosinhos, Continente Évora e Continente Amadora. Após esta fase inicial, prevê-se a expansão para outras lojas com serviço Continente Plug & Charge. Além disso, esta foi uma iniciativa desenvolvida no âmbito do InterConnect, um projecto europeu dedicado à digitalização do sector eléctrico, onde a MC, em parceria com a Elergone Energia, conta com as colaborações do INESC TEC e da EFACEC.

Para além desta nova funcionalidade, a empresa de retalho pretende que o serviço Continente Plug & Charge continue a «proporcionar experiências inovadoras e vantajosas para os utilizadores, tendo sempre como objectivo a descarbonização da deslocação dos nossos clientes às lojas».

Os preços são iguais em todos os pontos de carregamento, pelo que a empresa considera tratar-se de «um passo notável para a descarbonização da sociedade». Ainda segundo a MC, esta é «uma medida inovadora, não só por promover a mobilidade eléctrica, como também por permitir a integração de energia renovável produzida nas lojas, em todo o território nacional».

Com uma vasta rede em território nacional, os postos de carregamento Continente Plug & Charge surgem, precisamente, como uma resposta eficiente às necessidades crescentes dos utilizadores de veículos eléctricos em Portugal. Apesar do país apresentar uma quota de mercado de 31,2% em veículos eléctricos, a disponibilidade de postos de carregamento ainda se encontra abaixo da média europeia. Em 2020, o País contava com apenas 1976 postos de carregamento normais (≤22kW) e 494 de carregamento rápido (>22kW). A MC apercebeu-se desta lacuna e, com a sua rede de lojas distribuídas por todo o território nacional, «criou postos de carregamento em regiões que foram, muitas vezes, negligenciadas pelos grandes operadores do mercado».

Segundo a MC, a instalação destes postos de carregamento para viaturas eléctricas é indispensável para a mobilidade eléctrica. Esta iniciativa conjunta, financiada pelo Banco Europeu de Investimento e pelo European Fund for Strategic Investments, já instalou 294 pontos de carregamento em 76 lojas, desde o início do projecto, em Setembro de 2020. Além disso, também registou mais de 450 mil utilizações e conta com uma média diária de 85 mil km carregados. Tudo somado, estes postos de carregamento já permitiram evitar a libertação de 4 mil toneladas de dióxido de carbono.

Os pontos de carregamento do serviço Continente Plug & Charge, que são na maioria das lojas alimentados pela autoprodução solar das lojas da MC, destacam-se, assim, pela gestão eficiente de energia e pelo compromisso ambiental. «O serviço é simples, transparente, acessível e promove uma mobilidade eléctrica mais sustentável», garante a empresa de retalho. Este serviço não só representa um avanço nas práticas de carregamento, como também espelha a visão da organização para o futuro, dado que a MC tem a ambição de alcançar 550 pontos de carregamento até ao final do presente ano.

«O Continente Plug & Charge é um exemplo claro do compromisso da MC com os objectivos de desenvolvimento sustentável. Acreditamos que os sistemas privados de carregamento são essenciais para complementar o sistema público e impulsionar a transição energética. Estamos empenhados em expandir a nossa rede, contribuindo para uma mobilidade mais limpa em Portugal», revela a empresa de retalho, em comunicado divulgado à imprensa.

O serviço Continente Plug & Charge é uma das iniciativas de um projecto global lançado há vários anos pela MC, com vista à melhoria de eficiência de consumo e sustentabilidade. Trata-se, por isso, de um serviço que a empresa considera que contribuirá para a redução da pegada carbónica no futuro. Até ao momento, a organização registou uma redução de 35% do consumo de energia na última década e dispõe, actualmente, de 250 centrais fotovoltaicas de autoconsumo, em que a sua produção já representa 10% do consumo total das lojas.

Para testemunhar os resultados tangíveis das inovações e práticas sustentáveis implementadas, a empresa de retalho recebeu ainda os responsáveis da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e da Associação de Reguladores de Energia do Mediterrâneo (MEDREG), numa visita às instalações do Continente Amadora, localizado em Lisboa. Um acontecimento que a MC não deixou passar em branco, uma vez que considera ser importante para uma «compreensão mais aprofundada do seu sistema de produção de energia». Em forma de conclusão, a empresa de retalho portuguesa reafirma o desejo de «promover soluções inovadoras e sustentáveis para impulsionar a mobilidade eléctrica em Portugal».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Customer Experience”, publicado na edição de Março (n.º 332) da Marketeer.

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