Clínica Médis: ir para além dos seguros

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Há quase 25 anos que a Médis é responsável pela saúde de muitos portugueses. E, desde 2018, deu outro passo para reforçar a proximidade com os seus clientes, através da saúde oral, criando a Clínica Médis. A aposta foi um sucesso, contando já com nove espaços em várias cidades e a ambição passa por chegar às 30 clínicas

O mês de Março assinala um marco especial para a Médis, uma marca do Grupo Ageas Portugal, uma vez que celebrará 25 anos de existência. É um percurso marcado pela afirmação no mercado segurador como um serviço pessoal de saúde, que promove proximidade e inovação. Ao longo deste percurso, são vários os momentos a destacar, desde o reforço da protecção disponibilizada aos clientes como à sua expansão pelo território nacional, conquistando cada vez mais portugueses que confiam a sua saúde à Médis. Ciente da evolução do mercado, a Médis quis também evoluir, tendo levado a cabo, em 2018, uma mudança de logotipo, linha gráfica e uma forma mais clara e familiar de comunicar.

Com esta mudança, o objectivo consistia em espelhar uma nova Médis que vai ao encontro das necessidades dos seus clientes com novas soluções e serviços. E não se ficou pelas palavras, tendo reforçado a sua protecção para com os portugueses. Assim, para criar uma oferta que cumpra as expectativas e assegure as necessidades dos portugueses, a Médis apostou na saúde oral. A empresa refere que a maioria dos portugueses considera que se trata de uma especialidade acima das suas possibilidades financeiras, pelo que a regularidade com que vão ao dentista é muito reduzida.

Deste modo, com o objectivo de melhorar a saúde oral dos portugueses, a Médis lançou o seguro Médis Dental, o primeiro seguro de saúde exclusivo de medicina dentária em Portugal. Paralelamente, em Dezembro de 2018, a Médis inaugurou uma rede própria de clínicas dentárias com a marca Clínica Médis, marcando a entrada da seguradora na prestação de cuidados de saúde. A primeira clínica abriu nas Amoreiras, em Lisboa, num formato flagship store e com um conceito de experiência de cliente inovador. O reconhecimento internacional não tardou, tendo esta clínica sido distinguida com o Muse Award Design Gold pelo seu projecto de arquitectura de interiores, um trabalho da autoria do atelier português Sabrab e da VMLY&R. Apesar de todos os desafios e incertezas, 2020 foi o ano em que a rede Clínica Médis mais cresceu, passando de quatro para nove clínicas. Foram inauguradas duas em Lisboa (Avenidas Novas e Parque das Nações), uma em Almada, uma no Porto (Boavista) e a primeira no centro do País, em Aveiro.

Em 2021, o plano de expansão continuará, com a abertura da Clínica Médis Oeiras no final deste mês. A abertura de novas clínicas foi acompanhada pelo desenvolvimento de funcionalidades- chave para a experiência de cliente, nomeadamente a marcação online de consultas em tempo real e a criação de uma área privada para o cliente. Nesta última é possível aceder ao histórico clínico, planos de tratamento e marcações, entre outras funcionalidades para gerir a saúde oral de toda a família. Com uma proposta de valor inovadora, assente em cuidados de saúde oral de qualidade e uma experiência de cliente diferenciadora, a Clínica Médis pretende democratizar o acesso a cuidados de saúde oral, até para quem não é Médis.

Actualmente com nove clínicas em Lisboa, Setúbal, Porto e Aveiro, o objectivo é chegar às 30 clínicas nos principais centros urbanos nos próximos anos. Segurança e higiene são prioritárias A medicina dentária foi um dos sectores mais afectados pela pandemia, obrigando ao encerramento temporário das clínicas. Perante a incerteza e desconhecimento dos pacientes relativamente à Covid-19, a Clínica Médis assegurou que a sua comunicação estivesse, sobretudo, focada nas normas de segurança e higiene na Clínica Médis. Seguindo as orientações da Direcção- -Geral da Saúde e da Ordem dos Médicos Dentistas, foram implementados todos os procedimentos necessários para garantir a protecção de pacientes e profissionais de saúde. A título de exemplo, a obrigatoriedade de agendamento prévio de consulta, uso obrigatório de máscara e desinfecção de mãos, interdição da entrada de acompanhantes e o maior intervalo entre consultas para se proceder a uma profunda higienização dos gabinetes médicos.

Para transmitir estas mensagens, foram criados vídeos com médicos dentistas a explicar todos os procedimentos, motion graphics e infografias com todas as recomendações de segurança para que os pacientes se sentissem seguros. A marca afirma que os resultados falam por si: o nível de satisfação dos pacientes relativamente às normas de segurança implementadas pela Clínica Médis é de 4,7 numa escala de 5. Manter a proximidade, mesmo à distância Com o encerramento temporário das clínicas e o confinamento obrigatório, a estratégia digital da Clínica Médis focou-se em conteúdos nas redes digitais que permitissem manter a proximidade com os pacientes e a confiança numa próxima ida à Clínica Médis.

Os médicos dentistas participaram activamente e aceitaram o desafio de partilhar como estavam a ocupar o tempo livre durante o confinamento. A marca apostou na criação de conteúdos interactivos e deu voz às questões dos seguidores sobre manutenção da saúde oral durante o confinamento, tendo sido respondidas pelos médicos dentistas em formato vídeo. Adicionalmente, iniciou um conjunto de emissões em directo através do Facebook e LinkedIn da marca, iniciativa que ainda hoje se mantém. O tema de cada directo é escolhido a partir da votação dos seguidores da marca nas redes sociais e é marcadamente interactivo, permitindo que sejam respondidas questões dos seguidores em tempo real. Ida ao dentista merece ser partilhada No final do último ano, a Clínica Médis decidiu apostar numa campanha 100% digital sob o mote “A minha Clínica Médis”.

O objectivo da marca consistia em reforçar a sua notoriedade, confiança e proximidade junto dos portugueses. Desenvolvida pela Adagietto, a campanha aproveita a tendência crescente de partilha de experiências e momentos felizes nas redes sociais para mostrar que uma ida ao dentista pode também ser um momento descontraído e de proximidade. E merece ser registado com uma selfie e partilhado com o hashtag “aminhaclínicaMédis”. A campanha digital é composta por cinco imagens e um vídeo em que estiveram presentes no Instagram, Facebook, YouTube e em Google Display. Quanto aos resultados, a Clínica Médis afirma que foram bastante positivos: a média de visitas ao site quadruplicou durante a campanha e o número de marcações de consulta aumentou 35%. Reforçando a sua presença nas redes sociais, a Clínica Médis conta como embaixadoras a apresentadora Sofia Cerveira e a actriz Madalena Brandão.

Gargalhadas em tempo de pandemia Para além do reforço da mensagem de segurança, a Clínica Médis quis também promover momentos que permitissem voltar a sorrir em segurança. Porque, especialmente num momento de pandemia, promover o riso é essencial para o bem-estar de todos. Foi com este propósito que a Clínica Médis se associou ao Recreio, um espectáculo de stand-up comedy que se realizou em Julho, no Estádio do Jamor, em 2020. Combinando a segurança com a comicidade, Clínica Médis distribuiu máscaras certificadas com referência às suas clínicas.

O resultado foram sorrisos estampados em todos os espectadores, permitindo ao público manter-se em segurança, mas também mostrar as suas gargalhadas. Esta iniciativa inseriu-se na estratégia de acção do Grupo Ageas Portugal, que tem apoiado várias causas ligadas à cultura, música e entretenimento, nomeadamente através do patrocínio do Festival Internacional de Música de Marvão, do Teatro Nacional D. Maria II e Coliseu Porto Ageas.

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