Clarins: Inspiração na Natureza, respeito pelo planeta

A missão da Clarins, desde 1954, consiste em criar os melhores produtos de beleza, utilizando ingredientes à base de plantas, sempre com um foco na eficiência e sustentabilidade, respeitando o planeta e as pessoas.

«Trabalhamos neste sentido todos os dias, melhorando constantemente a forma como fazemos as coisas. As nossas acções passadas, presentes e futuras esforçam-se por transmitir que a Clarins tem um compromisso com a inovação responsável e o progresso contínuo. A isto juntamos, mais do que nunca, a confiança e a transparência que orientam a nossa comunicação, juntamente com os compromissos que assumimos com os nossos clientes, distribuidores, fornecedores e parceiros», afirma fonte da Clarins.

Tendo o mundo vegetal como fonte de inspiração e de ingredientes-chave, o fornecimento sustentável de ingredientes é uma prioridade para a Clarins. Para todas as matérias-primas (nomeadamente extractos de plantas e, também, derivados naturais ou sintéticos), é utilizada uma nova carta de fornecimento responsável.

Assim, por cada planta utilizada, existem requisitos específicos para a colheita: relativamente às práticas agrícolas, a colheita é controlada e a agricultura biológica é certificada. Depois, as condições sociais respeitam o comércio justo e as leia laborais e condições de trabalho, havendo ainda contratos de compra de longa duração.

«A criação do “Domaine Clarins” no coração dos Alpes, em 2016, faz parte desta abordagem que favorece uma agricultura sensata e proporciona um abastecimento vertical e uma cadeia de abastecimento mais curta. Para matérias-primas naturalmente derivadas ou sintéticas, a biodegradibilidade e critérios toxicológicos ecológicos são particularmente importantes para o nosso processo de selecção. O rastreamento dos ingredientes é também cuidadosamente monitorizado e controlado», explica a fonte.

Para ajudar a melhorar o potencial e impacto dos produtos no ambiente e na segurança, a Clarins desenvolveu a ferramenta Green Score. Com base em 10 critérios, objectivados por 18 indicadores, a empresa consegue avaliar objectivamente o impacto de cada ingrediente no ambiente, bem como aspectos sociais e a saúde geral. Desta forma, torna-se possível calcular uma pontuação global de cada fórmula, dependendo da proporção de cada ingrediente, e estabelecer uma pontuação individual.

«A ferramenta Green Score permite-nos fazer a escolha certa quando se trata de ingredientes e excipientes: a ferramenta faz- -nos avançar e ajuda-nos a melhorar a cada ano e a ir sempre mais longe em termos de rastreabilidade e de desempenho sustentável dos nossos ingredientes e fórmulas», afirma a fonte mencionada.

Um processo sustentável

O processo de criação de produtos começa no herbário da Clarins. Actualmente, o catálogo da marca conta com 208 plantas, sendo estudadas regularmente mais de 400 todos os anos.

Há muitas plantas por onde escolher, mas muito poucas são seleccionadas: cada planta é analisada, testada e depois apenas algumas são mantidas se se provar a sua eficácia. Esta competência baseia-se na investigação interna e no próprio laboratório de fitoquímica da empresa. Os fitoquímicos investigam caules, folhas, flores, sementes e frutos, extraindo as suas substâncias mais activas na sua melhor concentração, através de métodos “verdes”.

A prioridade em utilizar extractos de plantas reflecte-se nos aspectos naturais das fórmulas da marca. Na Clarins, mais de 80% dos ingredientes utilizados são de origem natural. Os restantes 19% incluem ingredientes sintéticos.

«Não proibimos o seu uso desde que a sua segurança e eficácia sejam comprovadas. A nossa política é clara: utilizamos ingredientes sintéticos para garantir a segurança, eficácia e sensorialidade das fórmulas e quando não temos um ingrediente alternativo de origem natural», explica fonte da companhia.

Testes em animais e “vegan-friendly”

Empenhados no bem-estar animal desde muito cedo, a Clarins cessou todos os seus testes em animais muito antes do seu fim oficial ditado pela regulamentação da União Europeia, em 2013.

A Pesquisa Clarins recorre a métodos de ensaio alternativos e aos mais recentes avanços em ensaios de segurança não realizados em animais para garantir a excelência do produto. Fonte da Clarins explica que, no entanto, os regulamentos em alguns países exigem testes em animais a fim de verificar a segurança dos ingredientes ou produtos. «Estes testes são realizados pelas autoridades destes países e estamos empenhados em cumprir os seus regulamentos a fim de fornecer a todos os nossos clientes produtos seguros, onde quer que vivam», explica.

Para ir ainda mais longe no seu compromisso, a empresa colabora activamente com as autoridades destes países para que possam ser aceites métodos alternativos (tais como testes in-vitro).

Um exemplo deste compromisso remonta a 2019, aquando do lançamento da gama MyClarins, que afirma ser vegan-friendly. Tal deve-se ao facto de todas as fórmulas estarem livres de ingredientes derivados de animais (atestados por certificações especiais dos fornecedores) e porque decidiu não disponibilizar estes produtos em países que ainda realizam testes em animais.

E quanto às embalagens

Sendo um dos temas mais discutidos e combatidos actualmente, o plástico é uma prioridade para a Clarins, encontrando-se a trabalhar para reduzir a sua utilização nas embalagens em prol do ambiente.

Destacam-se cartonagens ajustadas, vidro mais leve, sem cunhas ou inserções e folhetos informativos. Além disso, algumas cartonagens já não são utilizadas quando a segurança do produto pode ser preservada. «A nossa embalagem é um foco constante de investigação para reduzir a nossa pegada ambiental», assegura a fonte da empresa, acrescentando que, desde 2014, todas as caixas de cartão ou de cartão canelado têm o certificado Forest Stewardship Council (FSC), atestando que são provenientes de florestas geridas de forma sustentável.

Actualmente, o vidro e as cartonagens recicláveis constituem 63% das embalagens da Clarins: 90% das embalagens de vidro incorporam, pelo menos, 25% de vidro reciclado.

É também dada prioridade à economia circular, utilizando materiais de fácil reciclagem e, quando a mesma não pode ser garantida (como o plástico), a Clarins inclui material reciclado PCR (pós-consumidor reciclado).

Tal como o Green Score que utiliza para os ingredientes, a Clarins desenvolveu a sua própria ferramenta para medir o desempenho ambiental das embalagens. Até 2025, 100% das suas embalagens serão avaliadas com o objectivo de melhorar cada renovação em 10%. Fiel ao seu compromisso de inovação sustentável, estuda constantemente novas oportunidades para aumentar a eficiência e sustentabilidade, tais como o processo de enchimento de certos produtos, ou a melhor forma de recolher resíduos.

«Para ir mais longe, a Clarins tem o compromisso de tornar-se neutra em termos de plástico até 2025. Este objectivo baseia-se no princípio semelhante ao carbono neutro. Inclui a implementação de novos programas de reciclagem e programas de compensação associados à redução da utilização do plástico em 30%», afirma fonte da marca.

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