Capital MC: Tornar possível o que os clientes imaginam
A Capital MC é uma empresa portuguesa que assume o compromisso de tornar real aquilo que o cliente imagina. No mercado desde 2005, começou por apresentar-se como uma factory print e não abandonou a área gráfica até aos dias de hoje, mas juntou à sua actividade um conjunto de outras valências que lhe permitem apresentar aos seus clientes uma solução global. Entre os diversos serviços que a Capital MC disponibiliza, destacam-se: activação, que consiste em soluções de comunicação destinadas a activações de marca; eventos, onde a Capital MC intervém através da produção gráfica e da montagem e desmontagem de eventos e congressos; decoração de montras, viaturas e telas de grande e pequeno formato, entre outros; recorte de letras e objectos 3D em esferovite de alta e baixa densidade; corte, fresagem e gravação laser de diversos materiais; assistência técnica e manutenção de imagem corporativa; remodelações como pequenas obras, pinturas, canalizações, electricidade e electrónica; higienizações como desinfecções e limpezas industriais e de obra; e, por fim, serviços de jardinagem, nomeadamente limpeza de terrenos, manutenção, projecto e execução.
Com uma multiplicidade tão abrangente de actividades, Paulo Cardoso, director de Projectos Especiais da Capital MC, afirma que um dos factores de diferenciação da empresa no mercado reside não só nesta versatilidade de serviços e equipas multitasking, mas principalmente na «promessa de compromisso garantido, que tem vindo a revelar-se a melhor ferramenta de venda, nomeadamente por referenciação».
No que diz respeito à realização de eventos corporativos, a Capital MC apresenta soluções globais com o objectivo de potenciar a experiência de organizadores e participantes. Sendo envolvida no processo em fases iniciais dos projectos, enquanto as ideias ainda estão muito embrionárias, a equipa ajuda a viabilizar tudo do ponto de vista técnico, «mesmo o que parece, por vezes, impossível». Esta lógica de personalização nos eventos estende-se a muitos outros trabalhos que permitem aos clientes uma harmonização da sua identidade visual na decoração de pontos de venda, montras e viaturas, entre outros.
Ao participar dos projectos desde uma fase embrionária, a Capital MC consegue colocar-se no lugar do consumidor para tentar perspectivar a experiência que ele vai ter em determinado evento ou local. Paulo Cardoso afirma que «quando se faz este exercício, conseguimos perceber exactamente o que precisamos fazer. A partir daí, é uma questão de orçamentos e viabilidade».
Todas estas actividades estão integradas na solução global de manutenção de imagem corporativa da Capital MC. Para Paulo Cardoso, «esta é a área mais interessante e com maior evolução da nossa empresa. Começámos com pequenas obras e manutenções de embelezamento e já abrimos o leque para remodelações, pinturas, electricidade, canalizações, desinfecções, limpezas industriais e de obra, jardinagem, limpeza de terrenos e electrónica. Estamos também a desenvolver projectos de manutenção aliada à robótica, e não vamos parar por aqui. Os clientes querem tudo a funcionar bem, bonito e com bom-gosto, e deve ser esta a fórmula em termos de distinção no mercado».
Além disso, a Capital MC distingue-se de outras empresas que fazem este tipo de serviço porque o faz não apenas do ponto de vista da execução de obras, mas considerando o marketing. Assim, cada projecto é pensado para ser atractivo, mas principalmente para ser convidativo ao cliente. Por exemplo, num posto de abastecimento, toda a decoração é pensada de forma a convencer o cliente a sair do carro e entrar na loja.
Paulo Cardoso afirma que «o nosso dia-a-dia consiste sempre em inovar, não só pela exigência dos clientes e dos seus projectos, mas também porque temos a obrigação de apresentar novas soluções para lacunas e necessidades que surgem no próprio mercado. Estamos mesmo em fase de inovação diariamente».
Para este negócio, um dos desafios começa a ser a escassez de talento. Neste sentido, o responsável acredita que pode ser útil estabelecer uma ponte entre os universitários e as novas empresas para evitar que comecem a criar-se lacunas no mercado. Este problema pode tornar-se crítico porque pode obrigar à deslocação de equipas de um ponto para outro do país por não ser possível ter equipas locais.
Para este ano, o responsável elenca como objectivos aumentar a equipa e «criar vários pontos de estaleiro geograficamente bem distribuídos no território nacional e ilhas. Por outro lado, estamos a tentar “invadir” o território dos nossos vizinhos espanhóis, já que eles têm um país muito grande e conseguimos assegurar os serviços até 100 km fora de fronteira, sendo mais competitivos do que eles». A ideia de ter diversos «estaleiros» espalhados em pontos geográficos estratégicos tem por objectivo reduzir um dos custos mais importantes desta actividade: as deslocações. Com vários locais onde existem materiais e soluções, a Capital MC pretende reduzir a necessidade de percorrer grandes distâncias e, assim, potenciar a sua capacidade de desenvolver soluções em qualquer ponto do País.
Além destes objectivos imediatos, Paulo Cardoso tem ambições de crescimento e afirma que a empresa vai «continuar a criar, formar e agilizar equipas de trabalho com as mesmas características multifacetadas que temos vindo a desenvolver, devidamente certificadas, e com isto continuar a ter uma grande diferenciação no mercado».
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 333) da Marketeer.