CA Vida: De rosa pela prevenção do cancro da mama

Fazendo um flashback de 10 anos, recordamos o primeiro momento em que a CA Vida se uniu à luta contra o cancro da mama e que tomou verdadeira consciência do dramatismo que a doença causa na população feminina, tanto a nível nacional como mundial.

Segundo Susana Fava, directora de Marketing da CA Vida, em 2011, aquando do lançamento do seguro de vida CA Mulher, um seguro dedicado em especial às doenças oncológicas de foro feminino, a CA Vida analisou dados estatísticos da Direcção-Geral da Saúde sobre esta patologia em Portugal e confirmou que o cancro da mama é a doença mais temida entre as mulheres, quer pela sua frequência, quer pela elevada taxa de mortalidade que provoca na população feminina do nosso país, mas também das medidas de prevenção e tratamento praticadas.

«Dados estatísticos que não deixaram margem para dúvidas: o cancro da mama existe, mas, quando detectado precocemente, a taxa de sobrevivência é muito elevada. Infelizmente, o seguro CA Mulher não traz a cura, mas consegue apoiar financeiramente as mulheres a quem seja diagnosticada a doença. Desta forma, podem investir no seu tratamento físico e psicológico e também na melhoria da sua qualidade de vida, facilitando a aquisição, por exemplo, de próteses mamárias, cabeleiras, soutiens», explica Susana Fava.

A directora de Marketing relembra ainda que, com o lançamento deste produto, entrou- se numa realidade dura, à qual a companhia não podia ficar indiferente. Desde então, a CA Vida assume a causa da luta contra o cancro da mama como sua. Com uma comunicação positiva, é lançado anualmente um conjunto de iniciativas, que visam promover a prevenção, o rastreio e também a sensibilização desta doença junto de toda a população, com um reforço especial junto da comunidade Crédito Agrícola.

«2020 não poderia ser diferente! Ainda para mais num ano em que o Serviço Nacional de Saúde está focado no combate à pandemia. Neste sentido, é importante reforçar a sua prevenção. Por isso, a CA Vida uniu-se ao movimento Outubro Rosa dinamizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. E, mesmo com o distanciamento que nos é imposto, a companhia reforçou a sua postura solidária que, dando continuidade ao claim “Continuamos ON”, imprimiu um conjunto de iniciativas que visaram envolver os colaboradores da CA Vida, os colaboradores do Crédito Agrícola e o público em geral», reforça.

Para o Outubro Rosa, a preocupação da seguradora esteve assente em três pilares fundamentais: Sensibilizar, Informar e Apoiar. Foi com base nestes três vectores que foram desenvolvidas diversas iniciativas com vista a um impacto positivo junto da comunidade portuguesa.

Sensibilizar

Sem ser alarmista ou pessimista, a companhia reconhece que é cada vez mais relevante chegar às mulheres com uma mensagem positiva e que reforce a importância da prevenção do cancro da mama.

Primeiramente, é necessário lembrar que a doença existe e que está cada vez mais presente. Privilegiando os canais à distância, durante o mês de Outubro, a CA Vida adoptou a cor rosa como sua, pintou o seu edifício e a página no LinkedIn. E, para marcar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se celebra a 30 de Outubro, mobilizou toda a equipa da companhia numa reunião virtual via Zoom, dando corpo ao movimento #outubrorosa num mural, com todos os colaboradores vestidos de rosa.

Informar

Susana Fava alerta que não basta mostrar os números! Importa, cada vez mais, prestar informação útil que permita às mulheres tomar consciência dos factores de risco, das formas de diagnóstico e dos métodos de tratamento da doença, para que o seu combate seja mais eficaz e com menor impacto na vida de cada mulher.

Assente na informação disponibilizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, a CA Vida privilegia as Caixas de Crédito Agrícola como veículos de comunicação com a população local, para prestar informação aos clientes através de folhetos informativos em formato digital.

A Intranet da CA Vida, com um alcance de mais de 3000 colaboradores Crédito Agrícola, e a página do LinkedIn da seguradora foram os canais escolhidos para partilhar os webinars, infografias e vídeos informativos realizados no âmbito da campanha de prevenção do cancro da mama.

Apoiar

Susana Fava afirma que Portugal conta com instituições que fazem um trabalho meritório na promoção da saúde e na sensibilização da população, tanto ao nível do apoio prestado ao doente oncológico e famílias como na formação e investigação. A CA Vida não é indiferente, apoia o seu trabalho e reconhece a sua relevância na sociedade.

Em 2020, e à semelhança de anos anteriores, a CA Vida apoiou a Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com o Crédito Agrícola, através de uma campanha solidária promovida a nível nacional no passado dia 30 de Outubro, data que assinala o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. Nesse âmbito, foi realizado um donativo de 10 mil euros de contributo para o trabalho desenvolvido ao nível da investigação.

«Foi sob o claim “Para Ajudar, basta um click” que respondemos ao objectivo de alcançar a população em geral, sensibilizando e apelando ao seu contributo, visto que por cada click no banner da homepage do site CA seria doado um euro a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro», explica Susana Fava.

Outro destaque vai para a Associação Oncológica do Algarve (AOA) que promove, anualmente, um dos eventos desportivos e solidários mais marcantes na Região Sul do País. E este ano, apesar de não serem recomendados aglomerados de pessoas, a AOA não quis deixar de realizar esta iniciativa, principalmente pela causa solidária que representa, tendo organizado um evento desportivo virtual.

Numa parceria com a Caixa Agrícola do Algarve, a CA Vida marcou novamente presença no apoio a esta iniciativa, respondendo ao compromisso de sensibilização da comunidade feminina para a importância da prevenção do cancro da mama, também na região a sul de Portugal.

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