Brisa: Um exemplo a seguir
Conciliar um crescimento equilibrado do negócio e ter em conta temas ambientes e sociais é um dos principais eixos da Brisa. Aliás, a empresa mostra-se atenta a temas como a transição energética das operações, facilitação da descarbonização da mobilidade, desenvolvimento de soluções de circularidade na cadeia de valor, protecção dos ecossistemas e a valorização dos respectivos serviços. E os mesmos permitem traçar uma estratégia que a coloca no topo dos exemplos a seguir no tema da sustentabilidade.
A estratégia da empresa foi reconhecida além-fronteiras, tendo sido eleita, no ranking GRESB 2020, como a operadora de infra-estruturas rodoviárias mais sustentável da Europa e a segunda a nível mundial.
«O ranking ESG GRESB é o principal referencial de sustentabilidade do sector de infra-estruturas e a classificação da Brisa como operadora de auto-estradas mais sustentável de Europa é a confirmação de que a nossa estratégia é válida. Para conquistar estre prémio, o desempenho geral da empresa é importante. Este ano, o factor acrescido foi o trabalho que estamos a desenvolver para transformação dos nossos processos e das nossas operações no sentido do “carbono zero”, com objectivos concretos e ambiciosos para esta década que agora começa», afirma Franco Caruso, director de Sustentabilidade da Brisa. E cita ainda António Pires de Lima, presidente executivo da companhia. «Este resultado não teria sido possível sem o esforço dos nossos 3000 trabalhadores que, no dia-a-dia, através de iniciativas e soluções concretas, mantêm a cultura da sustentabilidade na nossa empresa.»
No critério ambiental do ranking, a Brisa obteve a pontuação máxima, que Franco Caruso justifica devido à evolução da empresa, fixando objectivos quantitativos concretos para as diferentes áreas e unidades de negócio. E consegue demonstrar que está a implementar projectos e outras medidas para os atingir. «No caso da Brisa, a importância do desempenho não-financeiro começa a convergir com a importância do desempenho financeiro», reforça.
Para a Brisa, a classificação no ranking GRESB é um reconhecimento que motiva a prosseguir este caminho e a lançar iniciativas que permitam manter a empresa na liderança ESG da indústria de infra-estruturas.
Ao longo deste ano, as principais actividades no plano ambiental prenderam-se com novos patamares em termos de gestão de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), de consumos de energia e de água, bem como o arranque de iniciativas no domínio da economia circular. Do lado da oferta aos clientes, o trabalho desenvolvido focou-se na criação, para o próximo ano, de uma nova rede de carregamentos eléctricos rápidos e ultra-rápidos como forma de facilitar a transição em Portugal para a electrificação da mobilidade rodoviária.
«Todos os projectos referidos irão implicar uma redução de emissões de carbono, tema que cada vez mais é uma missão de todos e que afecta positivamente todo o País. A rede de postos de carregamento eléctricos, para além do impacto nas emissões, terá impacto na vida dos clientes, ao facilitar a transição para veículos eléctricos, que lhes permitirá contribuir também para essa redução de emissões», afirma Franco Caruso.
Sobre a percepção dos portugueses acerca da estratégia ambiental da empresa, o responsável afirma que a comunicação da Brisa trará resultados a curto prazo. «Gostamos de comunicar o que estamos efectivamente a entregar aos portugueses. Os nossos esforços começarão, em breve, a ser melhor conhecidos », vinca o director.
No próximo ano, os objectivos da empresa passam por dar um forte impulso à descarbonização da mobilidade rodoviária, dando novos passos para construir uma operação cada vez mais livre de carbono.
Dar resposta aos desafios
Para além da componente sustentável, a Brisa não descura o factor humano, motivo pelo qual, no plano social, foca-se no desenvolvimento das pessoas da empresa, bem como num envolvimento com toda a comunidade. E, para com esta, tem um projecto de desenvolvimento social focado assente em três pilares: segurança rodoviária, qualidade do serviço prestado e responsabilidade social.
No primeiro parâmetro, concretiza a sua missão através de uma rigorosa política de gestão activa do tráfego, da manutenção e conservação das infra-estruturas e da melhoria contínua dos sistemas/procedimentos. Também inclui uma componente forte na comunicação, centrada na segurança rodoviária, através de campanhas de informação e sensibilização.
No que respeita à qualidade do serviço prestado, materializa esse eixo através do atendimento e da assistência e socorro aos clientes e utilizadores das auto-estradas.
Por último, no campo da responsabilidade social, a empresa dedica-se a firmar parcerias sociais com instituições, dando apoio financeiro, e na participação activa em projectos sociais, no domínio educativo e no plano do voluntariado, dando suporte no terreno a instituições de solidariedade social.
Em 2020, nas auto-estradas, a Brisa manteve todos os seus operacionais no terreno (cerca de 1200 pessoas) para garantir a segurança rodoviária de todos os clientes e utilizadores das auto-estradas. Tal foi feito com base num plano de acção que assegurasse todas as condições necessárias para que os colaboradores mantivessem o desempenho da sua actividade com toda a confiança e protecção.
No âmbito deste plano foram implementadas acções de sensibilização de norte a sul do País, com foco nas regras de distanciamento e higiene pessoal, de forma a dotar os colaboradores das operações com recursos para lidarem com esta nova realidade.
«Em todas as áreas de atendimento ao público (as unidades Colibri nas áreas de serviço, os centros de inspecção e as lojas Via Verde) foi feito um trabalho de reorganização dos espaços e da forma de trabalhar, com o objectivo de garantir o cumprimento das medidas de segurança adequadas e preparar os colaboradores e as instalações para receberem os clientes em segurança», conta Franco Caruso.
Alguns exemplos das medidas gerais implementadas pela empresa consistiram no distanciamento e ajuste dos espaços, limite máximo de pessoas nos locais de atendimento, uso obrigatório de máscara, incentivo ao takeaway (unidades Colibri). Foram também criados diversos materiais de comunicação relacionados com a Covid-19.
O ecossistema Via Verde reforçou ainda a sua infra-estrutura de selfcare, com vista a dar acesso aos serviços de apoio aos clientes da marca, sem necessidade de deslocação a lojas para atendimento presencial, assegurando o mesmo nível de serviço prestado.
Uma década de ajuda
Franco Caruso afirma que a Brisa tem uma prática de 10 anos na implementação de um modelo de relação com instituições de solidariedade social, através das quais concentra o seu apoio às comunidades. Este apoio estrutura-se sobre duas linhas de acção: prestação de donativos pecuniários e voluntariado. «No voluntariado, a Brisa procura dar suporte técnico à gestão das instituições, apoiar com as competências específicas dos colaboradores que são voluntários e acrescer com mão-de-obra às actividades das instituições», conta o director, explicando que a actividade de voluntariado da Brisa surge integrada no Programa de Voluntariado do Grupo José de Mello.
O responsável de Sustentabilidade da Brisa refere que 2020 foi um ano atípico em que os voluntários da Brisa tiveram, na sua maioria, de suspender a sua actividade nestas instituições, ainda que tenha havido algumas excepções.