BP: Um posto de estabilidade

Num ano atípico, marcado pela incerteza gerada pela pandemia da Covid-19, a bp pretende, mais do que nunca, ser um pilar de estabilidade e sustentabilidade na vida dos portugueses. Mesmo durante os meses de Março e Abril, com o País em confinamento, os cerca de 500 postos de abastecimento da marca nunca fecharam portas e encontraram inclusive novas formas de ir ao encontro das necessidades dos seus clientes.

Neste âmbito, a bp disponibilizou a extensão do prazo do benefício do desconto de combustível para os meses de Maio e Junho, dando a possibilidade aos aderentes do cartão Poupa Mais de poderem usufruir desta vantagem no período pós-confinamento. Nos postos de abastecimento com loja Pingo Doce, a marca implementou a possibilidade de encomenda via telefone com levantamento em loja; e, em 10 desses postos, lançou, durante o período de confinamento, uma parceria com a Glovo, que permitiu aos clientes adquirirem produtos sem saírem de casa.

«Acompanhamos constantemente as necessidades dos nossos clientes, oferecendo- -lhes novas oportunidades de escolha. Sabemos que no actual contexto valorizam, cada vez mais, a conveniência e a comodidade do serviço. Através desta parceria com a Glovo pretendemos estar ainda mais perto dos nossos clientes, para que possam ter acesso aos produtos e bens essenciais em qualquer momento », sublinha Anabela Silva, directora de Marketing e Comunicação Externa da bp. «O principal desafio tem sido a incerteza. Temos 500 postos de abastecimento e atendemos diariamente milhares de pessoas e as constantes alterações ao funcionamento a que somos obrigados, por via das decisões governamentais, leva a alterações à actividade diária dos nossos postos. Temos procurado desde sempre adaptar-nos para que seja possível manter uma resposta adequada e a satisfação dos nossos clientes, cumprindo todas as recomendações de segurança», reitera.

Neste contexto de maior dificuldade, o programa de fidelização da bp assume também uma importância acrescida, nas suas várias vertentes, ou não impactasse «diariamente mais de 75% das famílias portuguesas com soluções inovadoras de poupança».

Descontos dos combustíveis à electricidade

Criado há mais de sete anos, o cartão Poupa Mais resulta de uma parceria entre a bp e o Pingo Doce e permite aos aderentes acumularem descontos imediatos em combustível bp – por cada 40 euros em compras no Pingo Doce, acumulam de imediato dois euros de saldo em combustível -, bem como descontos exclusivos em supermercado. «O cartão Poupa Mais surgiu com o objectivo de adicionar uma maior diferenciação à nossa oferta no mercado de combustíveis. Em conjunto com o Pingo Doce procurámos criar uma alternativa de poupança integrada nos combustíveis de qualidade e na distribuição alimentar, oferecendo aos nossos clientes um instrumento de poupança imediata e simplificada», afirma Anabela Silva.

De acordo com a responsável, «desde o início que a evolução tem sido sempre positiva, com taxas de crescimento anual bastante relevantes e tanto a bp como o Pingo Doce reconhecem a sua importância para o consumidor e para as marcas». «Esta parceria tem um impacto muito positivo na bp, pois permite- -nos reforçar a fidelização dos nossos clientes, aumentar a proximidade à marca e a valorização da relação que têm connosco através de uma crescente utilização do cartão a seu favor », acrescenta.

Com o intuito de alargar o programa de fidelização a outras áreas relevantes do cabaz de gastos mensais dos portugueses, a bp estabeleceu em Fevereiro do ano passado uma parceria com a EDP, que permite aos aderentes do cartão Poupa Mais obterem descontos na factura de electricidade: por cada 40 litros acumulados de combustível na bp, recebem dois euros de desconto na factura da EDP Comercial, podendo chegar até aos 10 euros por mês.

Já para os clientes que conduzam veículos eléctricos e que abasteçam num posto bp com o cartão EDP Mobilidade Eléctrica, recebem, por cada Kwh consumido, três pontos no seu cartão Poupa Mais, atribuídos no mês seguinte ao consumo.

Ainda no âmbito da mobilidade eléctrica, a bp estabeleceu uma parceria com a EDP para a colocação de pontos de carregamento eléctrico rápido nos postos de abastecimento da rede bp. Até ao momento, este projecto resultou na criação de 16 pontos de carregamento rápido nas bombas da bp, sendo que «nos próximos meses prevemos a inauguração de mais 14 postos de carregamento rápido, de norte a sul do País», adianta a directora de Marketing e Comunicação Externa da bp.

«A bp é uma empresa que procura desde sempre responder às necessidades dos seus clientes e, se essas necessidades mudarem, adaptamo-nos. O mercado dos veículos eléctricos tem crescido de ano para ano e é actualmente uma opção cada vez mais desejada pelas famílias. Esta parceria com a EDP é um passo muito importante na nossa política de sustentabilidade e de mobilidade, que nos permite enriquecer a nossa oferta junto do cliente», frisa a responsável.

E também nos medicamentos

Mais recentemente, a bp lançou também uma parceria com a ANF – Associação Nacional de Farmácias que permitirá, já a partir de Novembro, aos clientes com cartão Poupa Mais ou bp premierplus trocarem os seus pontos por descontos em compras na rede Farmácias Portuguesas.

Com este novo parceiro (ANF), a bp associou- se também ao programa Abem, da Associação Dignitude, uma iniciativa que ajuda pessoas em situação de carência económica a acederem aos medicamentos de que necessitam sem custos. Ainda na área da saúde, a empresa criou uma linha de máscaras sociais certificadas pelo CITEVE, produzidas em Portugal, em que 25 cêntimos da sua aquisição revertem directamente para a Cruz Vermelha Portuguesa (uma máscara reutilizável custa 2,5 euros, 500 pontos ou 1,50 euros + 200 pontos).

Segundo Anabela Silva, todas estas acções demonstram a capacidade de adaptação que a bp teve para acompanhar as necessidades dos portugueses. «É inegável que o momento mais determinante de 2020, e também o mais desafiante, foi a chegada da pandemia da Covid- 19 a Portugal, que nos remeteu a todos, de um dia para o outro, para o confinamento. Foi um momento de adaptação e incerteza, tanto para pessoas como para negócios. Na bp, estávamos conscientes desde o primeiro momento que “ficar em casa” teria um enorme impacto na nossa actividade diária, uma vez que a grande maioria das pessoas deixaria de utilizar os seus veículos no dia-a-dia e, consequentemente, deixaria de abastecer», refere. «Mas sabíamos também que não poderíamos deixar de estar na linha da frente, não só porque tínhamos de continuar a abastecer aqueles que se mantinham em actividade, como também as nossas lojas eram pontos de contacto com aqueles que precisavam de nós num momento tão difícil. O nosso programa de loyalty assumiu um papel determinante ao permitir continuar próximo dos nossos clientes, assim como acompanhá-los nas suas alterações de comportamento e tentando sempre responder às suas necessidades», conclui Anabela Silva.

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