BP: Objectivo zero emissões

É clara a estratégia e objectivos da bp no que diz respeito à sustentabilidade das operações. No discurso que efectuou na Universidade de Sanford em 1997, Lord Browne (à data CEO da bp) foi o primeiro líder de uma empresa global de oil & gas a alertar para as alterações climáticas e o papel que estas companhias teriam que ter nessa agenda. E, já em Fevereiro, a bp definiu como ambição tornar-se numa empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2050, ou antes, e ajudar o Mundo a atingir o mesmo objectivo. Deste então, lançou uma estratégia a nível global que visa reformular os seus negócios dentro da próxima década, à medida que passa de uma empresa internacional de petróleo focada na produção de recursos para uma empresa integrada de energia focada no fornecimento de soluções para os clientes.

A ambição é ser diferente até 2030, à medida que aumenta o investimento em baixo carbono, reduz a produção de petróleo e gás em cerca de 40% e avança na redução de emissões. «A nova estratégia inicia uma década com passos concretos no sentido de suportar a nossa nova ambição. Todos estes aspectos realçam o nosso foco na sustentabilidade, porque esta é uma ambição transversal ao nosso ambiente externo e interno», explica Anabela Silva, directora de Marketing e Comunicação Externa da bp Portugal.

A missão da bp implica ainda um investimento de 500 milhões de dólares por ano em renováveis para 5.000 milhões de dólares de investimento por ano (10 vez mais) até 2030. «A bp não é exclusivamente uma petrolífera há vários anos, como tal criou um portefólio base (fóssil e renováveis) de geometria variável, que nos permite ajustar às diversas necessidades do mercado em cada momento e já fomos muito claros sobre que companhia seremos até 2030 e até 2050. É inegável que os combustíveis fósseis vão ficar cá ainda muitos anos. Eles têm é de ser utilizados de forma mais sustentada», esclarece.

Mas no âmbito da neutralidade carbónica (net zero) são vários os programas que já abraçou. “Vá de bicicleta ou de trotinete. Se não puder, vá com bp” é o posicionamento de uma campanha de comunicação lançada, que pretende ajudar os condutores a agir face ao carbono e a desempenhar o seu papel. Um programa dirigido aos clientes com o objectivo de ajudar a compensar mais de 2 milhões de toneladas de carbono por ano, o equivalente a retirar cerca de 400 mil carros das estradas. Trata-se de «uma iniciativa pioneira no mundo bp. E é com orgulho que vemos Portugal a ser seleccionado para ser o primeiro País a poder levar a cabo a iniciativa», reflecte Anabela Silva, segundo a qual o programa Drive Carbon Neutral tem um papel importante na jornada do mundo para atingir a neutralidade carbónica, para além de incentivar os clientes da empresa a agir face ao carbono. «Uma sensibilização que passa por despertar a consciência da comunidade para a relevância de adoptarem acções concretas para a redução das emissões. Esta iniciativa é parte integrante da proposta de valor da marca e tem o poder de ser considerada um “modus operandi” da indústria. A bp, por ter consciência das exigências de mais energia, tem vindo a trabalhar para continuar a ser um aliado dos seus clientes, com a criação de produtos com consumos mais eficientes com vista à redução de emissões de carbono e à criação de soluções energéticas alternativas. Sabemos que a resposta não pode ser singular, por isso, em todos os cenários que trabalhamos, apresentamos uma diversificação de portefólio e não apenas uma solução», diz.

A expectativa é que, depois do piloto em Portugal, a iniciativa passe a fazer parte da oferta e chegue a outros mercados.

Movimentos na pandemia

A chegada da pandemia da Covid-19 a Portugal foi um momento de adaptação e incerteza. Na bp, ficou claro desde o primeiro momento que “ficar em casa” teria um enorme impacto na sua actividade diária, uma vez que a grande maioria das pessoas deixaria de utilizar os seus veículos e, consequentemente, deixaria de abastecer. «Mas sabíamos também que não poderíamos deixar de estar na linha da frente, não só porque tínhamos de continuar a abastecer aqueles que se mantinham em actividade, como também as nossas lojas eram ponto de contacto com aqueles que precisavam de nós num momento tão difícil. O nosso programa de loyalty assumiu um papel determinante ao permitir continuar próximo dos nossos clientes, assim como acompanhá-los nas suas alterações de comportamento», recorda. Para além disso, consciente de que a certa altura se tornou mais difícil para os portugueses sair de casa para fazer as compras, a empresa associou- -se a plataformas de entregas como a Glovo e criou um sistema de encomendas nos postos Pingo Doce & Go. «O principal desafio tem sido a incerteza. Temos 500 postos de abastecimento e atendemos, diariamente, milhares de pessoas e as constantes alterações ao funcionamento a que somos obrigados, por via das decisões governamentais, leva a alterações à actividade diária.»

Pelo meio, e em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), disponibilizou um milhão e meio de máscaras de protecção individual através dos postos da empresa em Portugal. Com um custo de 2,50 euros a unidade, parte do valor angariado – 25 cêntimos – reverte para a resposta da Cruz Vermelha Portuguesa com uma contribuição final de 140 mil euros. Este valor entregue à CVP será direccionado para a angariação de cabazes alimentares, durante este Natal, que serão distribuídos na rede de emergência alimentar da CVP. Além disso, será viabilizado um apoio social para uma creche no Algarve (Creche Vila Nova de Cancela), permitindo o acesso destes serviços a cerca de 35 famílias carenciadas da região e a renovação de infra- -estruturas básicas na casa de acolhimento – A Gaivota – em Tavira, que apoia 16 crianças e jovens em risco.

Outra parceria foi a realizada com a Too Good To Go para evitar o desperdício alimentar. «Alimentos desperdiçados representam 8% das emissões de gases de efeito de estufa e a solução desse problema é um dos principais elementos do combate às alterações climáticas. No início de 2020, a bp anunciou o seu propósito e ambição: #bp- NetZero. Além de apoiar medidas sistemáticas, cada um de nós precisa de entender e comprometer-se em ajudar o meio ambiente – e é aqui que a parceria Too Good To Go se enquadra», esclarece.

Com dois meses de operação em 53 postos, já foram salvas 1006 Magic Boxes, evitando a libertação de 2,5 toneladas de CO2.

«Sabíamos que tínhamos de fazer a nossa parte indo além do que é o nosso negócio e, por isso, criámos uma Rede de Apoio bp, que fez chegar a hospitais, forças de segurança e emergência nacional, entidades e associações vários donativos, como equipamentos de protecção individual, cabazes de fruta e legumes e produtos das nossas lojas. No projecto das máscaras sociais, tivemos a preocupação de seleccionar só fornecedores nacionais, contribuindo para a dinamização da economia nacional. Colaborámos na promoção das medidas de combate à violência doméstica, que evidenciou sinais de agravamento durante a pandemia, através dos nossos canais de comunicação em toda a rede de postos bp e das redes sociais, e assinámos o Pacto contra a Violência Doméstica, promovido pelo Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e que visa a mobilização de respostas de urgência e suporte ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD)», enumera, enquanto destaca: «Na bp somos, cada vez mais, uma empresa que tem a sustentabilidade no seu core e que procura transmitir essa mensagem externamente, na atracção de novos talentos que procuram empresas sustentáveis com propósito, ambição, ideais e agilidade para enfrentar desafios, e internamente. A reestruturação que tem vindo a ser feita a nível internacional prende-se com isso mesmo. O foco é atingir os objectivos que acompanham a nossa ambição – zero emissões líquidas de carbono – e para tal, se precisarmos de nos reajustar, é precisamente isso que vamos fazer.»

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