Auchan Retail Portugal: Qualidade e sustentabilidade

As equipas de produto da Auchan identificam necessidades de desenvolvimento de produtos de marca própria, tendo em consideração estudos externos, dados internos, prospecção de mercado, identificação de tendências, análise de concorrência e escutas ao cliente, de acordo com Filipa Rebelo Pinto, directora de Produto da Auchan Retail Portugal, em entrevista à Marketeer.

O leque de marcas é considerável, e cada uma tem a sua missão. Nas áreas alimentares, higiene e beleza, a Polegar é uma marca transversal de entrada de gama, com a garantia do preço mais baixo. Já a Auchan e as temáticas Auchan Bio, Auchan Baby, Auchan Better Life, Auchan Veggie e a Cosmia, na beleza, garantem a melhor relação qualidade/preço. Para produtos premium a um preço acessível, podemos contar com a Auchan Collection e Auchan à Mesa, destinadas a necessidades e targets específicos, sem esquecer a Vendôme, com chocolates de gamas sazonais.

Já nas áreas não alimentares, a Actuel oferece ideias simples e inspiradoras para criar uma casa cheia de vida, a um preço acessível; a One Two Fun é uma marca de brinquedos, com a promessa “Brincar sem parar”; a Gardenstar é defensora de uma nova visão do mundo exterior da casa, inseparável do interior; a Airport permite viajar com simplicidade e tranquilidade, oferecendo o melhor custo/benefício; quem procura roupas feitas para pessoas reais, na vida real, conta com a InExtenso; já a Qilive possui o essencial para electrodomésticos e multimédia, com um design intuitivo, atractivo, duradouro e económico.

Em relação à recente aquisição dos supermercados Minipreço, Filipa Rebelo Pinto explica que, «embora esteja assumido que a marca passará a ser Auchan, temos equipas dedicadas a identificar diferenças qualitativas entre produtos Dia e Auchan, garantindo que prevalece a satisfação de todos os nossos clientes, e que todas as nossas decisões de substituição de artigos têm como foco oferecer o melhor produto, e, claro, ao melhor preço».

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade tem sido uma preocupação constante no desenvolvimento dos produtos das marcas Auchan. Além da exigência na selecção dos parceiros, definição das características dos produtos e aspectos qualitativos a garantir, também a responsabilidade social e o ambiente são considerados como pilares de selecção. «Além de sermos certificados socialmente com o referencial SA8000, estimulamos os nossos parceiros a evoluírem nesse sentido», refere a directora de Produto.

Uma das fortes apostas na área da sustentabilidade são os produtos fileira “Cultivamos o Bom”, fruto do trabalho experiente de agricultores e produtores que, em conjunto com a Auchan Retail Portugal, traçam uma visão comum no respeito pelo ambiente, pelas pessoas e pelo bem-estar animal, sempre com qualidade reconhecível.

Como a saúde também é sustentabilidade e uma alimentação saudável é efectivamente eficaz, todas as marcas alimentares Auchan apresentam um Nutriscore que ajuda os clientes a fazerem escolhas mais conscientes.

«Para além de iniciativas gerais e transversais de guerra aos plásticos, como a venda a granel de variadíssimos produtos, para que o consumidor apenas leve o que precisa, temos nas nossas marcas exemplos de evolução no sentido de serem mais saudáveis, com menos aditivos, e temos uma lista de ingredientes que proibimos, sobretudo alguns identificados na nossa lista de substâncias controversas. A título de exemplo, além dos produtos Auchan “Cultivamos o Bom”, também os produtos Auchan não têm organismos geneticamente modificados (OGM)», defende Filipa Rebelo Pinto. «Dentro das nossas políticas de sustentabilidade estão medidas exemplares de protecção da biodiversidade. Por exemplo, não comercializamos nas nossas marcas espécies ameaçadas de tubarões.»

A directora de Produto explica também que «todos os desenvolvimentos de marca própria passam por um processo rigoroso de qualidade e procedimentos que são garantidos pelas equipas Auchan. Incluímos aqui também as questões de embalagem, onde temos feito uma enorme evolução de carácter ambiental, e nutricional, com reduções graduais de açúcar e sal nos nossos produtos. Na fase de desenvolvimento do produto, temos laboratórios externos que se responsabilizam pela organização de provas organolépticas. A nossa equipa de qualidade garante o cumprimento de todas as regras definidas internamente e, durante a vida útil dos produtos, faz controlo laboratorial, auditorias e um acompanhamento próximo, garantindo que a qualidade dos produtos se mantém».

As marcas Auchan são uma alavanca para a diferenciação, atracção e retenção/fidelização de clientes, apostando fortemente na relação qualidade/preço. «A Auchan tem também uma grande variedade de produtos Bio, e isto é sobejamente conhecido pelos nossos clientes. A Auchan é o retalhista com mais produtos Bio em Portugal, contando com mais de 1700 artigos», refere Filipa Rebelo Pinto.

INOVAÇÃO, TENDÊNCIAS E O FUTURO

As marcas próprias da Auchan também contribuem para a missão da empresa: ser Militante do Bom, do São e do Local. “Bom”, no sentido de ter garantia de qualidade e rastreabilidade, ao conhecer a origem; “São”, porque deve ser saudável para o cliente e para o ambiente; e “Local”, porque procuram soluções com os parceiros locais de longa data para construir as suas marcas.

Este lado, mais ligado à tradição, convive com artigos inovadores, como, por exemplo, o “Bolonhesa em Frasco 315 g Auchan Veggie”, uma versão vegetariana do tradicional molho à bolonhesa. Pode ser usado da mesma forma que a bolonhesa tradicional, servindo como acompanhamento para massas, recheio para lasanhas, ou mesmo como base para outros pratos vegetarianos. Ao optar por produtos vegetarianos ou veganos, estará a fazer uma escolha mais sustentável em termos de impacto ambiental, pois a produção de alimentos de origem vegetal geralmente requer menos recursos. Além disso, ao estar disponível em frasco de 315 g, torna-se um produto para uso rápido, facilitando a preparação de refeições rápidas e nutritivas.

Outro exemplo de artigo inovador é o refill nos cremes de beleza da Cosmia, com uma recarga a ser uma opção mais responsável, pois contém menos 92% de plástico e é 30% mais barata.

Já sobre tendências de consumo, em relação à conveniência, o Arroz de Peixe ultracongelado da Auchan é ideal para quem busca uma refeição rápida, nutritiva e saborosa. É prática, o que, aliado aos benefícios nutricionais do peixe e dos vegetais, faz deste produto uma adição valiosa a uma dieta equilibrada.

«Os consumidores priorizam cada vez mais a qualidade e a conveniência nas suas escolhas culinárias, com os artigos de despensa a terem um grande crescimento. O consumidor não procura apenas ingredientes básicos, mas produtos que combinem autenticidade com inovação, oferecendo experiências gourmet», argumenta a directora de Produto. «Também se tem verificado um aumento da procura por doces que satisfaçam os desejos, sem comprometer a nutrição. A Auchan oferece artigos de marca própria que combinam indulgência com um toque saudável», continua Filipa Rebelo Pinto. «Outra tendência continua a ser a proteína, foco principal em muitas dietas. Há uma tendência crescente para fontes de proteína puras e de alta qualidade, que oferecem benefícios nutricionais e sabor excepcional. Existe um aumento de procura por produtos que não apenas tenham um óptimo sabor, mas também respondam a uma variedade de necessidades e restrições dietéticas (sem glúten, sem lactose…). A Auchan está a intensificar a oferta para fornecer alternativas seguras e deliciosas para todos.»

O consumidor valoriza cada vez as marcas próprias, confiando e reconhecendo a sua qualidade, a um preço acessível. «Nos últimos anos, o peso da marca própria no mercado português aumentou significativamente, e acreditamos que vai continuar a ter um papel importante a cumprir, pois estes produtos são cada vez menos “cópias” de produtos existentes, sendo desenvolvidos para responder a tendências. São inovadores», considera Filipa Rebelo Pinto. «Continuaremos a apostar e a garantir novidades em todas as nossas marcas Auchan, reforçando a sua qualidade, a um preço acessível.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas próprias”, publicado na edição de Setembro (n.º 338) da Marketeer.

Artigos relacionados