AP Hotels & Resorts: De portas abertas

Pela primeira vez na sua história, o Grupo AP Hotels & Resorts terá oito das suas nove unidades hoteleiras em pleno funcionamento neste Inverno. Com uma presença muito consolidada no Algarve, mas também com unidades no Alentejo e em Viana do Castelo, o grupo hoteleiro português tomou esta decisão estratégica pelo aumento da procura que tem registado nos meses mais frios e o decréscimo da sazonalidade no sector.

«Temos notado uma procura cada vez mais estável e consistente nos meses de Inverno. Notando isso, desde há alguns anos que iniciámos um programa de investimentos em facilidades », confirma Lino Martins, director comercial da AP Hotels & Resorts. Este investimento materializa-se sobretudo na aposta no segmento corporativo, nomeadamente através da abertura de novas salas de conferência, com destaque para o AP Adriana Beach Resort (Praia da Falésia, Albufeira), que conta agora com um moderno centro de conferências; mas também o reforço da aposta nas unidades focadas no segmento desportivo, onde se destaca o AP Victoria Sports & Beach (Praia da Falésia, Albufeira), que tem nesta temporada específica de Inverno «ocupações bastante elevadas».

A diversidade geográfica é outro factor que tem contribuído para a rentabilidade das unidades do grupo nesta época do ano, com muitas unidades a beneficiarem de localizações no centro das cidades. É o caso do AP Dona Aninhas, em Viana do Castelo, do AP Eva Senses, na cidade de Faro, e do Sinerama, em Sines, este último em pleno processo de renovação, após o qual passará a ter novos quartos, facilidades de lazer, como spa e piscina, bem como um moderno centro de conferências.

É, assim, significativa a aposta da AP Hotels & Resorts na designada “época baixa” do Turismo. Tanto que, este Inverno, todas as unidades do grupo estarão operacionais, com excepção do AP Adriana Beach Resort, em Albufeira, que encerrará entre 23 de Novembro de 2024 e 30 de Janeiro de 2025. Um encerramento temporário – «o mais curto na vida desta unidade» –, que será aproveitado para a realização de algumas melhorias.

Além disso, e pela primeira vez, o AP Cabanas Beach & Nature, em Tavira, estará de portas abertas nesta altura do ano. «Trata-se de uma unidade que abriu no Verão de 2021, ou seja, tem apenas três anos, e sentimos que já é o momento de testar e lançar a unidade no mercado de Inverno. Assim sendo, teremos a unidade aberta todo o ano. Estamos convictos que nos preparámos bem e temos uma estratégia que passa pela captura de eventos, forte aposta no segmento do golfe, além das sinergias com os operadores turísticos tradicionais que nos trarão bons resultados», vaticina Lino Martins.

OCUPAÇÃO A CRESCER

O investimento que o Grupo AP Hotels & Resorts tem dedicado ao período de Inverno tem tido correspondência na performance das suas unidades hoteleiras. As unidades citadinas, em particular, «apresentam sempre taxas de ocupação mais robustas do que as que estão mais ligadas ao lazer», refere o director comercial da AP Hotels & Resorts.

Mesmo no Algarve, onde o grupo detém nada menos do que seis unidades hoteleiras, e que, por norma, é associado a um destino tradicionalmente de sol e praia, a AP Hotels & Resorts faz um balanço positivo da operação nos meses mais frios. Por exemplo, o AP Eva Senses (Faro) registou 93% de ocupação em Outubro e em Novembro «terá um valor semelhante »; o AP Maria Nova (Tavira), mesmo em meses como Dezembro, regista valores acima dos 50% de ocupação; e o AP Cabanas Beach & Nature (Tavira) fechará igualmente Novembro com uma taxa de ocupação a rondar os 50%.

Os números demonstram que a sazonalidade tem, hoje, menos impacto na região algarvia do que acontecia no passado. «Diria que temos registado uma forte melhoria nos últimos anos. Temos mais ligações aéreas e apostamos nos segmentos que procuram estas épocas para viajar. Posicionamos as nossas unidades nos segmentos de golfe, em particular, e do desporto, em geral, com uma forte aposta e investimento em facilidades, bem como no segmento das conferências. Estamos a recolher bons resultados dessa estratégia e a sazonalidade tem estado a decrescer», afirma Lino Martins.

Além disso, esta época do ano representa também uma oportunidade para atrair novos perfis de clientes para as unidades da AP Hotels & Resorts. Nos últimos anos, a conectividade aérea tem crescido em regiões como o Algarve, Lisboa e Norte, promovendo a chegada de turistas de outros mercados, além dos já estabelecidos, como o Reino Unido, França ou Alemanha. «Temos tido o cuidado de diversificar e estabilizar a nossa contratação em mercados como a Polónia, República Checa, entre outros», frisa o responsável.

O facto de passar a ter oito unidades hoteleiras em pleno funcionamento nos meses de Inverno será também crucial para a implementação desta estratégia de diversificação. «A manutenção das unidades em pleno funcionamento é um tema muito querido no nosso grupo e iniciámos esse caminho há vários anos. Temos muito claro que temos benefícios na gestão dos recursos humanos, a gestão das equipas é sobremaneira mais estável e os vínculos que se estabelecem são mais fortes e duradouros. Acreditamos igualmente muito no impacto positivo que esta medida tem nos territórios onde estamos implementados», reitera Lino Martins.

PROGRAMA DE FESTAS

Com o aproximar do final do ano, o Grupo AP Hotels & Resorts prepara ainda programas especiais para o Natal e Passagem do Ano nas suas unidades hoteleiras. Com excepção do AP Adriana Beach Resort, que estará encerrado, todas as restantes unidades do grupo disponibilizam pacotes integrados, que combinam estadias de duas ou três noites com muita animação, sendo que em todas elas haverá almoço ou jantar de Natal.

Já para o Réveillon, «os menus foram meticulosamente trabalhados, desde há muitos meses, sendo que existem inclusivamente unidades onde teremos duas festas, com dois ambientes diferentes. É o caso do AP Lago Montargil, que terá uma gala no Clube Náutico e um jantar buffet no restaurante principal do hotel, bem como o AP Cabanas Beach & Nature, que segue o mesmo formato, com uma gala mais formal e uma outra festa mais “light” em formato buffet. Com esta decisão, não queremos frustrar de todo a forte procura que antecipamos para este ano», convida o director comercial da AP Hotels & Resorts. «Nos anos anteriores, todas as unidades do grupo têm registado ocupações na casa dos 100% e esse é o objectivo para 2024», acrescenta.

Esta oferta variada visa atrair tanto os clientes nacionais quanto internacionais. Apesar de ainda faltar algum tempo para as festividades, as reservas têm decorrido de forma positiva, mesmo da parte dos clientes portugueses, que «até costumam reservar um pouco mais tarde», preferindo unidades como o AP Lago Montargil, no Alentejo. Contudo, o portefólio da AP Hotels & Resorts inclui duas unidades hoteleiras especialmente procuradas pelo mercado internacional, nomeadamente o AP Oriental Beach, com uma magnífica localização sobre a Praia da Rocha, em Portimão, e o AP Maria Nova, no centro de Tavira. Nestes dois casos, os jantares de Passagem do Ano têm já vendas superiores a 50%, prevendo-se assim «casa cheia».

Dito isto, a expectativa do Grupo AP Hotels & Resorts passa por terminar com “chave de ouro” um ano que tem sido bastante positivo. «2024 está a ser um ano excelente, em que os resultados estão acima das expectativas e, claro, bem acima de 2023. Alguns dos principais indicadores, como ADR [tarifa média diária] e taxa de ocupação, estão transversalmente acima do ano passado», conclui Lino Martins.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.

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