Vila Galé: Menus para todos os gostos
O Grupo Vila Galé tem vindo a alargar e diversificar a sua oferta gastronómica para ir ao encontro dos gostos de todos os clientes, valorizando ao mesmo tempo a estadia nas suas unidades hoteleiras. Face ao contexto pandémico, o grupo criou novas opções para desfrutar de refeições ao ar livre, seja através de piqueniques a céu aberto, ou da inclusão de esplanadas nalgumas das suas unidades.
Disponíveis nos hotéis Vila Galé Clube de Campo (em Beja) e Vila Galé Collection Alter Real (na coudelaria de Alter do Chão), os piqueniques permitem aproveitar as zonas verdes destas unidades para fazer uma refeição ao ar livre em família e em comunhão com a Natureza. Ambos os hotéis disponibilizam duas opções de cestas de piquenique (Vila Galé e Vila Galé Premium), que incluem uma selecção de bebidas, pastelaria, charcutaria e frutas. Em breve, esta oferta deverá ser alargada aos hotéis Vila Galé Sintra, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Serra da Estrela e Vila Galé Douro Vineyards.
Para quem quiser optar por outras propostas ao ar livre, as pizzarias Massa Fina (localizadas nas imediações ou integradas nos hotéis do grupo) dispõem de esplanadas para apreciar, num ambiente descontraído e seguro, uma grande variedade de pizzas artesanais, mas também saladas, pastas, bruschettas, risottos, gelados e cocktails. Actualmente, são cinco os espaços Massa Fina em Portugal, todos com esplanada: junto ao Vila Galé Ampalius (Vilamoura), junto ao Vila Galé Collection Praia (Praia da Galé, Albufeira), no Vila Galé Naútico (Armação de Pêra), Vila Galé Lagos e Vila Galé Estoril. Estes espaços estão abertos a clientes externos.
«Uma marca hoteleira também se posiciona no mercado através da sua oferta gastronómica e na Vila Galé damos muita importância a esta vertente, porque queremos proporcionar aos nossos clientes diferentes experiências. Mas sempre tendo em conta a qualidade, a alimentação saudável e o equilíbrio nutricional, a diversidade e rastreabilidade dos alimentos, a regionalidade, a dieta mediterrânica e o que caracteriza e torna tão apreciada a gastronomia portuguesa. Por isso, praticamente todos os serviços estão disponíveis para os hóspedes dos hotéis, mas também para clientes externos», afirma Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador da Vila Galé. «O objectivo é atrair novos públicos, ganhar notoriedade e aumentar a rentabilidade da operação hoteleira», sublinha.
O elogio à gastronomia nacional
Mas estas não são as únicas propostas na “carta” da Vila Galé. Sabendo que a gastronomia é um dos cartões-de-visita do País, o grupo tem vindo a consolidar a aposta na cozinha tradicional nos seus restaurantes, onde é possível conhecer diferentes pratos e iguarias nacionais e regionais. Até porque cada restaurante integrado nas unidades hoteleiras da Vila Galé conta com fornecedores locais, privilegiando-os, por exemplo, na compra de queijos, enchidos, pão ou especialidades típicas de cada zona.
Para divulgar os sabores portugueses, a Vila Galé tem vindo a promover a iniciativa “12 Meses, 12 Pratos, 12 Euros”, que consiste em destacar, todos os meses, um prato típico de determinada região, que é assim acrescentado à carta de todos os restaurantes dos hotéis Vila Galé de 4 estrelas. Este mês de Agosto é dedicado ao Choco Frito, que será substituído em Setembro pelo Arroz de Pato à moda de Braga. Em Outubro, será o Bacalhau à Brás a integrar a carta dos restaurantes do grupo.
Além desta iniciativa, diferentes restaurantes dos hotéis Vila Galé oferecem diferentes tipos de buffets, que privilegiam as receitas e matérias-primas regionais. É o caso do Buffet do Mar, composto por opções como Feijoada de Búzios, Cataplana de Peixe ou Bacalhau com Broa, e que pode ser encontrado nas unidades Vila Galé Ericeira, Vila Galé Collection Alter Real e Vila Galé Clube de Campo; do Buffet Alentejano, que traz os melhores sabores regionais aos hóspedes dos hotéis do grupo no Alentejo (Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Évora e Vila Galé Clube de Campo); e o Buffet de Açordas, uma outra proposta de cariz regional, que destaca as tradicionais açordas alentejanas, disponível apenas no Vila Galé Collection Alter Real.
Para quem prefere pratos confeccionados na brasa, vários hotéis do grupo disponibilizam opções grelhadas: no Vila Galé Cascais há barbecue aos sábados, enquanto no Vila Galé Clube de Campo há churrasco, que no Vila Galé Collection Elvas tem o nome de “churrasquinho alentejano”. Já no Vila Galé Collection Douro, aos domingos ao almoço não falta o tradicional Cabrito Assado em forno a lenha.
Para cada uma das opções, não falta também o acompanhamento ideal, ou não fosse a Vila Galé detentora das marcas de vinhos e azeites Santa Vitória e Val Moreira, que «possibilitam complementar a nossa proposta de hotelaria», mas também «apostar em experiências de enoturismo e em programas de vindimas ou apanha da azeitona », sublinha Gonçalo Rebelo de Almeida. «Acreditamos que temos vindo a contribuir para ultrapassar o estigma do restaurante de hotel, já que os clientes procuram cada vez mais estes espaços para fazer os seus eventos, sejam pessoais ou empresariais, pela conveniência, pela competitividade dos preços e pela qualidade reconhecida», reitera.
Aposta reforçada na conveniência
A oferta gastronómica dos restaurantes dos hotéis Vila Galé responde também cada vez mais a um princípio de conveniência, para se adaptar às necessidades de todos os clientes. Mesmo antes da chegada da pandemia de Covid-19 a Portugal e das várias restrições que foram impostas ao sector, alguns hotéis do grupo já faziam entregas de refeições em regime de delivery e/ou take away, que foram reforçadas com a crise sanitária.
Actualmente, é possível encomendar o serviço de take away de brunch nos hotéis Vila Galé Porto Ribeira, Vila Galé Ópera (Lisboa) e Vila Galé Ampalius (Vilamoura); no Vila Galé Porto Ribeira há ainda take away e delivery do pequeno-almoço de hotel todos os dias, bem como propostas para almoço e jantar; e também as pizzarias Massa Fina dispõem de serviço de take away. Os pedidos podem ser tratados directamente com os hotéis, através do telefone, ou via online.
Para proporcionar estadias mais descomplicadas e em segurança, a Vila Galé alargou também a oferta do regime Tudo Incluído a mais hotéis e com condições especiais em determinados períodos, sendo actualmente esta uma opção nos hotéis Vila Galé Cerro Alagoa (Albufeira), Vila Galé Lagos, Vila Galé Náutico (Armação de Pêra) e Vila Galé Santa Cruz (Madeira).
Destaque ainda para o formato Vila Galé Café, um espaço ideal para apreciar refeições ligeiras, com produtos frescos e decoração acolhedora e confortável, onde se pode trabalhar, estudar ou fazer uma pausa. Em Portugal, este formato existe no Vila Galé Ampalius e, mais recentemente, em Oeiras, junto à nova sede do Grupo Vila Galé.
Pratos para toda a família
O Grupo Vila Galé tem tido também uma preocupação crescente em adaptar a sua oferta gastronómica às necessidades de todos, contando com várias opções. A pensar nos mais novos, os restaurantes à la carte do grupo disponibilizam o menu infantil Nep (o nome da mascote dos kids clubs dos hotéis Vila Galé), composto por uma entrada, diferentes opções de prato principal, bebida e sobremesa, enquanto nos restaurantes com buffet há o corner Nep, também com propostas especiais para este target.
Os hotéis do grupo têm ainda a preocupação de responder a quem tem restrições alimentares, seja através da inclusão de pratos vegetarianos e sem glúten nas cartas dos restaurantes, ou da disponibilização, em todos os hotéis, de um pequeno-almoço para pessoas com intolerância ou alergia ao glúten, sem qualquer custo adicional.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 301) da Marketeer.