MDS no Top 150 mundial
No ranking recentemente publicado pela consultora internacional Insuramore, a MDS é o único grupo ibérico no Top 250 das maiores empresas de corretagem do mundo.
Com uma receita estimada em 79,4 milhões de dólares, a empresa afirma que a 141.ª posição no ranking mundial espelha um sólido percurso com mais de 35 anos e o desempenho nos vários mercados em que se encontra presente a nível global.
Desde muito cedo que a MDS assumiu a ambição de se tornar num broker verdadeiramente internacional, assumindo-se actualmente como a referência na consultoria de seguros e riscos no espaço lusófono. A MDS é líder de mercado em Portugal, um dos maiores players no Brasil e Angola, e está também directamente presente em Moçambique, Espanha, Malta e Suíça. Através da Brokerslink, empresa global de corretagem fundada pela MDS em 2004 e da qual é um dos principais accionistas, está presente em mais de 122 países.
Mais do que um corretor de seguros
A MDS é um grupo multinacional especialista em consultoria e gestão de seguros e riscos. A MDS também fez da diversificação das linhas de negócio um dos pilares de crescimento, actuando em diferentes áreas:
- RCG: Risk Consulting Group, uma referência na análise de riscos, controlo de perdas, plano de continuidade de negócios e enterprise risk management;
- MDS RE: companhia especializada em resseguro, que presta serviços na Europa, América e África;
- HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), que oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros;
- Outras empresas na área de gestão de benefícios flexíveis – 838 Soluções e Ben’s (Brasil) e Flexben (Portugal).
#1 em Portugal
Em 2020, a MDS refere ter confirmado a liderança destacada em Portugal, com receitas superiores a 37,5 milhões de euros. De destacar que todas as unidades da MDS em Portugal registaram desempenhos positivos, com a maioria das empresas a apresentar um crescimento de dois dígitos das receitas e somando ainda um nível de retenção de cliente superior a 90%.
A MDS presta serviços de consultoria de risco e de corretagem de seguros a um conjunto muito vasto de empresas, que representam os mais importantes sectores de actividade em Portugal. Desde o turismo, à indústria, passando pelo retalho automóvel e pela distribuição alimentar, considera deter conhecimento profundo das principais actividades económicas do País.
A MDS em Portugal, na área de mediação e corretagem de seguro e resseguro, integra as empresas MDS Corretor de Seguros, MDS Auto, Moneris Seguros, Buzzee Insure (MDS Expat), Accive Insurance (MDS Accive), Iberosegur (MDS Special Insurance), MDS Link Solutions, Win Broker, MDS RE e RS Reinsurance Solutions.
Grupo MDS
- 650 milhões de euros em prémios
- 75 milhões de euros de receita
- 880 colaboradores
Ranking da corretagem mundial
Os 250 maiores brokers mundiais geraram receitas de 91,4 mil milhões de dólares em 2020, com destaque para o maior mercado: o norte-americano. O ranking conta com 26 brokers americanos no Top 50 e 112 no Top 250, e 55 brokers europeus, dos quais 28 de origem francesa e 11 de origem alemã, o que reflecte a dimensão dos respectivos mercados.
Brokerslink
A Brokerslink conta com vários representantes no ranking. A receita agregada destes brokers totaliza 3,45 mil milhões de dólares, o que colocaria a Brokerslink na 5.ª posição do Top 250 mundial.
Fullcover
Lançada em 2009, a Fullcover, revista do Grupo MDS, assume-se como publicação única e amplamente reconhecida, que ilustra perfeitamente o alcance global do sector, com contributos de reputados especialistas de todo o mundo. Na Fullcover podem ser encontrados artigos sobre as últimas tendências e soluções no mercado segurador, riscos emergentes, entrevistas com líderes do sector e de áreas relevantes como a economia, a gestão, o direito, os recursos humanos, a tecnologia e muitas mais.
Na Fullcover #14, a MDS pediu a diversos especialistas que partilhassem as suas perspectivas sobre a forma como a pandemia afectou o nosso mundo, construindo uma visão de 360°. Geopolítica, aviação, economia, saúde, urbanismo, são alguns dos temas abordados por especialistas como Bernardo Pires de Lima, Cristina Casalinho, Ludovic Subran, Pedro Simas, Carlos Moreno e António Gameiro Marques, apenas para citar alguns.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Agosto (n.º 301) da Marketeer.