Continente: O one stop shop do material escolar

Até 18 de Setembro, decorre mais uma campanha de regresso às aulas do Continente, com descontos imediatos em milhares de produtos para o arranque do ano lectivo – uma feira onde o cliente encontra, num só local, tudo o que precisa para o regresso às aulas com os melhores preços.

Como nos anos anteriores, o objectivo é garantir que o Continente é a one stop shop para a missão escolar – desde o pré-escolar ao ensino universitário, desde os manuais escolares a todos os materiais essenciais para o sucesso escolar.

«O Continente quer continuar a apresentar uma proposta completa para a missão escolar – desde todo o material da lista aos manuais – e apoiar as famílias portuguesas com uma variedade de artigos escolares, com presença das principais marcas, e sempre a preços baixos», afirma Paulo Neves, director de Unidade de Negócio de Cultura da Sonae MC.

O Continente mantém a aposta na oferta de manuais escolares – reforçando a oferta do “Leva-me Já” nas lojas note! (possibilidade de o cliente comprar, no momento, os livros do primeiro e segundo ciclos) e reforço da disponibilidade de reserva e compra via noteonline.pt e Continente Online. Somam-se ainda, nas lojas físicas, campanhas de promoção em cadernos de actividades e manuais de apoio escolar.

A missão do Continente consiste em democratizar o acesso a produtos de qualidade às famílias, com preços apelativos, com foco em promoções diferenciadoras e artigos exclusivos. Esta campanha procura o equilíbrio entre o desejo dos filhos de regressarem em grande às aulas e a intenção de obter a melhor proposta económica por parte dos pais.

Tal como nos outros anos, ao longo da campanha, o Continente irá criar várias dinâmicas promocionais e publicitárias para ir ao encontro das necessidades e procura dos nossos clientes.

«Vamos ter várias novidades, como a introdução do caderno Inteligente Talia e do estojo Pop Up; as principais marcas de marroquinaria – Eastpack, Adidas, Miss Lemonade, Marshmallow, Minecraft, Disney e uma colecção exclusiva de marca note!; ideias de mobiliário para home office e home school; reforço de material de arte e pintura e de gama de marroquinaria para universitários; e ainda a campanha de manuais escolares e do Continente Online com uma proposta reforçada de gama», conta Paulo Neves. Relativamente a objectivos para este ano, o Continente pretende continuar a ir ao encontro das necessidades dos seus clientes e a ser a loja de eleição no regresso às aulas de todos os portugueses.

«Queremos proporcionar-lhes os melhores produtos com a melhor qualidade, diversidade e o melhor preço, da forma mais conveniente, em alinhamento com as listas de material escolar que vão sendo divulgadas para que consigamos ser o parceiro de confiança dos pais, crianças e jovens num dos momentos de compras mais importantes do ano. Queremos ser fundamentalmente a one stop shop para tudo o que é material escolar (papelaria, manuais e apoio escolar, incluindo também os livros técnicos do PNL – Plano Nacional de Leitura) em loja e online», refere o director de Unidade de Negócio de Cultura da Sonae MC.

Paulo Neves sublinha ainda que, com a pandemia e respectivo confinamento, os hábitos dos portugueses mudaram, alterando também as suas compras. No caso do Continente, os clientes têm procurado mais mobiliário para home office e home school, bem como arquivos modulares. «A procura por material de pintura e arts & crafts também aumentou, o que acreditamos ter sido potenciado pela pandemia», afirma o responsável, acrescentando que, para fazer frente ao ensino à distância, o Continente tem investido fortemente em reforçar a oferta do Continente Online e na gama de mobiliário de escritório com a introdução de várias linhas.

note! volta a estar em destaque

Este ano, o foco do Continente estará, uma vez mais, na note!, marca que tem vindo a merecer cada vez mais atenção por parte dos clientes, nomeadamente os artigos promocionais que estão exclusivamente à venda nas lojas da insígnia.

«É uma marca já bastante reconhecida pelo nosso cliente e que cada vez mais aumenta a sua recorrência. Em média são lançados mais de 300 novos artigos de moda escolar em cada campanha de regresso às aulas da marca note!, o que permite perceber a aposta relevante que o Continente tem vindo a realizar nas suas marcas. A par disto, grande parte dos produtos materializa ideias inovadoras e as últimas tendências de mercado », sublinha Paulo Neves.

O director conta ainda que, relativamente ao último regresso às aulas, os cadernos note!, os artigos exclusivos da Oxford e as colecções Pastel e Eco da note! foram os produtos mais vendidos.

Campanha em ano desafiante

Na última campanha de regresso às aulas, em 2020, a comunicação dirigiu-se aos alunos, com um conceito que demonstrou o quão diferente foi esse Verão. No vídeo desenvolvido, podia ver-se alunos que ainda estavam no modo “férias de Verão”, levando uma geleira para o cacifo, estando com óculos de mergulho na aula de Ciências e fazendo Educação Física de chinelos e toalha de praia no ombro. O objectivo foi demonstrar, num registo humorístico, que foi um Verão muito diferente, não tendo sido possível aos jovens aproveitá-lo em pleno.

«O ano de 2020 foi fortemente marcado pela indecisão no arranque escolar, o que levou a alterações de consumo dos clientes. No entanto, o Continente reforçou a sua posição enquanto líder de mercado com ganho de quota e enquanto destino de referência no início do ano lectivo e ao longo de todo o ano para compra de material escolar. Para esse reforço contribuiu a nossa proposta numa campanha que cobre toda a missão escolar», explica o responsável da Sonae MC.

No último ano, a campanha de regresso às aulas do Continente coincidiu com a nova identidade gráfica da note!, marca que lançou mais de 300 produtos.

«A nossa marca exclusiva note!, que já representa mais de 40% das vendas, tem vindo a ganhar, ano após ano, maior relevância na campanha, resultado da melhoria do design e qualidade dos produtos, com a garantia dos melhores preços», refere Paulo Neves, acrescentando que, com a mudança de imagem, a note! teve ajustes no packaging, que diminuiu o seu impacto ambiental e aumentou, claramente, a notoriedade da marca.

Sustentabilidade chega a todas as idades

Também no ano passado, o Continente lançou a colecção Eco, uma linha com maior preocupação em torno da sustentabilidade. Segundo Paulo Neves, este lançamento resulta da tendência crescente e uma maior preocupação dos clientes por produtos mais sustentáveis. «No Continente estamos sempre a procurar alternativas mais sustentáveis e, por isso, vamos ter uma nova linha de mochilas com PET reciclável», afirma o responsável do Continente.

Esta tendência não se verifica apenas nos consumidores adultos. O director de Unidade de Negócio de Cultura da Sonae MC afirma que os jovens também demonstram estar cada vez mais consciencializados no que respeita à sustentabilidade.

«Felizmente, os consumidores mais jovens estão cada vez mais preocupados com as suas escolhas e com aquilo que representam em termos de sustentabilidade. Vamos continuar a estar atentos às preocupações e necessidades dos nossos clientes para poder lançar novos produtos, sempre com foco na sustentabilidade e na redução de materiais poluentes», finaliza.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Regresso às Aulas”, publicado na edição de Agosto (n.º 301) da Marketeer.

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