Aegon Santander: Em casa, o Protecção Lar cuida de tudo
Este tem sido um ano de desafios, de criação de novos hábitos e um teste à capacidade de nos reinventarmos. A pandemia e os consecutivos confinamentos obrigaram a uma reorganização da rotina diária e, nesse contexto, a casa ganhou uma nova dimensão na vida das famílias. A casa passou a ser, para além de um local de bem-estar, o escritório, a escola ou até mesmo o ginásio. Os portugueses começaram a passar mais tempo em casa e a “utilizá-la” para diversos contextos.
A importância de cuidar da habitação passou a ser uma prioridade na vida das pessoas e os pequenos acidentes passaram a ter mais importância. Num período em que a casa era um espaço de protecção, era necessário mantê-la segura e funcional, caso algum acidente ocorresse. E esse foi o foco da seguradora Aegon Santander. Desde o desenho do produto à tecnologia de suporte e ao serviço pós-venda, o processo é pensado de forma integrada, mantendo-se constante o foco no cliente.
Assim, a Aegon Santander reforçou a sua oferta na área da habitação ao disponibilizar um seguro que inclui serviços úteis para os seus clientes e mais próximos das suas necessidades reais.
O seguro Protecção Lar da Aegon Santander oferece aos seus clientes, entre muitas outras coberturas, três horas grátis por ano em serviços de assistência ao lar, responsabilidade civil familiar com capital de 100 mil euros, furto qualificado ou roubo fora da habitação, participação de sinistros online e ainda videoperitagem aos danos causados por sinistros.
A Aegon Santander afirma que a videoperitagem é um dos serviços mais valorizados pelos clientes, sobretudo pela possibilidade de aceder aos locais de risco remotamente. Com este serviço, e apenas usando um equipamento móvel, como, por exemplo, o smartphone, o cliente permite o acesso à sua habitação para a visualização e quantificação de danos, sem que tenha de sair de casa, ou que um técnico se desloque ao local.
Este serviço já se encontrava disponível, mas a sua utilização aumentou exponencialmente durante a pandemia. Do ponto de vista de tramitação de sinistros e satisfação do cliente, a Aegon Santander realça que foi muito importante dispor desta opção, pois permitiu continuar a prestar serviço: gerir sinistros, minimizar danos, respeitando todas as medidas de segurança durante o período de confinamento.
A Aegon Santander afirma que tal só foi possível devido à visão tecnológica da empresa, que se reflecte na forma de trabalhar das equipas e nas ferramentas que utilizam no seu dia-a-dia.
Hoje, um cliente já consegue abrir um sinistro a partir do seu dispositivo electrónico e pode anexar todos os documentos importantes para accionar o seu seguro Protecção Lar. Assim, no total conforto da sua casa, o cliente realiza a participação do seu sinistro.
Para além de pequenos acidentes, os clientes Aegon Santander estão também protegidos de situações adversas como furtos, inundações, sismos, incêndios, danos causados por tempestades e por calor, fumo, neve e granizo.
Novo contexto, novas necessidades
Ao olharmos à nossa volta e ao que tem acontecido no âmbito da pandemia e confinamento, fica claro que nem sempre o que identificamos como o próximo desafio se revela o mais emergente. Contudo, e de uma forma global, as alterações climáticas e os danos que as mesmas podem causar nas habitações são uma preocupação nos dias de hoje. E, a pensar nessas possibilidades, o seguro Protecção Lar protege os clientes da Aegon Santander destes imprevistos.
Para além disso, o cliente pode beneficiar de um seguro com amplas coberturas e sem franquias (excepto na cobertura de fenómenos sísmicos, cuja franquia é de 5%). Este seguro adapta-se aos diferentes tipos de habitação (própria permanente, secundária, senhorio ou inquilino) e o cliente pode optar por proteger o edifício, o recheio ou ambos.
Importa realçar que, numa altura de confinamento, muitos portugueses decidiram remodelar as suas casas. Para além das coberturas mencionadas, os clientes de edifício têm incluído no seu seguro um pacote de três horas grátis por ano de serviços de bricolage (Multisserviços 1) que inclui, entre outros serviços, aplicação de papel de parede, montagem de móveis em KIT (IKEA), de prateleiras ou de quadros. Com este pacote, os clientes do Protecção Lar podem usufruir de serviços de remodelação para dar uma nova vida à casa e manter o equilíbrio do quotidiano familiar.
Diversas vantagens
Do conjunto de coberturas disponíveis do Protecção Lar, a Aegon Santander destaca a privação de uso que, no caso de arrendamento temporário da sua casa, garante armazenagem de objectos, estadia em hotel, em caso de retoma antes da data prevista, e serviços de lavandaria. Somam-se ainda coberturas de furto ou roubo dentro e fora da habitação, uso fraudulento de cheques e cartões, responsabilidade civil familiar até 100 mil euros, danos acidentais em electrodomésticos, protecção de objectos de valor especial e deterioração de bens refrigerados.
Esta última cobertura aplica-se, por exemplo, quando um frigorífico avaria e o cliente só chega a casa horas depois. No caso de os alimentos que estavam dentro do frigorífico (bens refrigerados) se estragarem, a seguradora assume a responsabilidade e cobre o valor dos estragos dos alimentos.
Noutro exemplo, se o filho de um cliente for a uma loja e, sem querer, fizer alguns estragos, o seguro Protecção Lar cobre estes danos através da cobertura de responsabilidade civil familiar, até 100 mil euros. No caso de o seu cão estragar as plantas do vizinho, por exemplo, esta cobertura também pode ser accionada.
Ao contratar apenas recheio, o cliente tem disponível o pacote de assistência ao lar, Multisserviços 2, que pode ser utilizado se o cliente precisar de reparar os estores da sua casa, limpar as chaminés ou instalar alarmes de segurança.
O cliente está ainda protegido, opcionalmente, no caso de danos em veículos de garagem e em bens de senhorio (se se tratar de uma casa arrendada).
Para além destas coberturas, tem direito a protecção em fenómenos da natureza, gastos de salvamento e abolição, actos de vandalismo, protecção jurídica, riscos eléctricos com um capital de 10 mil euros e a ambos os pacotes de serviços de assistência ao lar.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.