Vila Galé: Tem saudades de dormir numa cama de hotel?

Foi em Maio de 2020, em plena pandemia, que a Vila Galé se abriu a uma nova área de negócio com a criação de uma mercearia online, disponibilizando vários artigos básicos. «Começámos por ter apenas produtos alimentares e os nossos vinhos e azeites Santa Vitória», recorda Catarina Pádua, directora de Marketing da Vila Galé. Em Julho a oferta seria alargada e a loja passaria a incluir também alguns artigos que têm nos hotéis, como colchões, almofadas, têxtil-lar, mobiliário, televisões ou aparelhos de ginástica. «Muitos clientes pediam-nos informações sobre as almofadas ou os colchões dos quartos, por exemplo. E percebemos que podia ser uma boa oportunidade, sobretudo porque, devido ao confinamento, as pessoas também começaram a dedicar-se mais às suas casas e a procurar ter mais conforto», explica a mesma responsável. Daí que tenham lançado esta loja, permitindo que os clientes levem para casa o mesmo bem-estar que sentem num quarto de hotel.

A adesão tem sido óptima e a procura tem vindo a crescer, garante a responsável, o que também acaba por trazer notoriedade à marca. «As almofadas já são um best-seller », assegura.

Tecnologicamente foi um projecto totalmente desenvolvido in house, com a equipa de tecnologias de informação do grupo, em poucas semanas.

Outra das apostas recentes da Vila Galé foi no serviço de refeições take away, com possibilidade de encomendas online. Nesta fase, existe take away ao almoço e ao jantar no hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, e no Vila Galé Porto Ribeira, no Porto, sendo que neste caso disponibilizam também o serviço de delivery. E começaram recentemente a fazer também take away do verdadeiro pequeno- almoço de hotel todos os dias, «porque sentimos que as pessoas têm muitas saudades dos nossos pequenos-almoços», comenta Catarina Pádua. Aos domingos, também passaram a ter take away de brunch nestes hotéis e no Vila Galé Ampalius, em Vilamoura. «Temos tido pedidos diariamente, mas o pequeno-almoço de hotel e o brunch são os mais pedidos.»

Além disso, vão tendo menus especiais para datas importantes (muito solicitados) como Dia dos Namorados, Dia do Pai, Páscoa, Dia da Mãe. «Cada vez mais as pessoas valorizam estas propostas e a procura tem correspondido às expectativas», assegura a directora de Marketing. Por exemplo, no Dia dos Namorados tiveram mais de 100 pedidos no Vila Galé Porto Ribeira.

O serviço de take away destina-se a todos os consumidores, havendo pedidos de clientes que habitam próximo dos hotéis Vila Galé e de outros que já usufruíam dos mesmos. Destaque ainda para os membros do clube de fidelização, que podem acumular descontos com estas compras. «Tentamos ter uma ementa completa para as pessoas poderem variar.» A verdade é que, com o passar dos dias, que se transformam em semanas e em meses, começou a faltar imaginação para cozinhar em casa e assim também se fica com mais tempo para outras tarefas, seja para trabalhar ou para aproveitar os tempos livres para relaxar ou estar com as crianças.

Apesar do sucesso destas apostas, as quebras no sector hoteleiro ao longo destes meses de pandemia foram bastante acentuadas, pelo que estas novas propostas acabam por não ter um grande impacto na atenuação dos números. «São uma ajuda, claro, e contribuem para termos as equipas a funcionar e a criar novas soluções, mas são sobretudo uma oferta que quisemos desenvolver para facilitar a vida aos nossos clientes e às famílias portuguesas.»

Transformação digital em marcha

Não há dúvidas de que o ano de 2020 foi marcado por uma forte transformação digital e uma maior preponderância do comércio electrónico. Algo que não apanhou o grupo português desprevenido, já que na Vila Galé tinham já uma componente forte de reservas online, quer através do site, quer através de plataformas especializadas e dos operadores parceiros. No entanto, a pandemia veio intensificar as reservas directas.

Ao mesmo tempo, acelerou o desenvolvimento de alguns projectos, como a criação da web app My Vila Galé, através da qual os clientes podem fazer check in, check out, ver cartas de restaurantes e bares, ver as propostas de animação ou consultar as propostas de spa ou o lançamento da loja online.

A marca está ainda a preparar a possibilidade de aquisição de vouchers presente através do website, que deverá ser lançada muito brevemente, tanto em Portugal como no Brasil. Aliás, este é precisamente um dos focos do grupo no campo do e-Commerce, a par da melhoria da experiência da loja online.

Catarina Pádua refere que o lançamento do Portal My Vila Galé e da loja online foram os principais desenvolvimentos, quanto ao contacto mais digital com o cliente. Mas, sublinha, «internamente, fizemos bastantes melhorias no processo de digitalização e de desmaterialização operacional e na comunicação interna, além da nossa convenção geral que, pela primeira vez, foi integralmente online e reuniu os 2500 colaboradores do grupo, em Portugal e no Brasil, e vários convidados externos».

Vamos observar as estrelas

Dentro de algumas semanas serão anunciadas novas experiências temáticas, que, este ano, pela primeira vez, terão como embaixadores algumas das caras portuguesas mais conhecidas da televisão, da cultura, do desporto, entre outras áreas. «Temos algumas experiências novas como caminhadas, apanha de cogumelos ou da azeitona, observação de estrelas, aulas de equitação, além das que já tínhamos, como aulas de surf, passeios de tuk tuk, massagens para casais, passeios de balão de ar quente, participação nas vindimas ou provas de vinhos», enumera Catarina Pádua.

Mas o trabalho não pára e há toda uma estratégia de captação de clientes a decorrer através dos canais digitais a pensar no Verão. «Lançámos uma campanha especial para reservas antecipadas com descontos que podem chegar aos 20%. Para reservas de sete ou mais noites, há um desconto de 5%. Para reservas de dois ou mais quartos, também há um desconto de 5%, que são cumulativos. E oferecemos também três garrafas dos nossos vinhos regionais do Alentejo, da marca Versátil», explica a directora de Marketing. Quem for membro do clube Vila Galé, ou queira entretanto aderir – basta preencher o formulário no site -, pode acumular ainda com os habituais 10% de desconto e ainda beneficia da oferta de seis garrafas de vinho e de 50% de desconto numa massagem.

Uma campanha que é válida para reservas até 30 de Abril e para estadas até ao dia 31 de Outubro de 2021.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “E-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.

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