Sika: Mais soluções, mais proximidade
Sejam clientes finais ou parceiros de negócio, a Sika conta com soluções para todo o tipo de perfis, disponibilizando uma ampla oferta ao nível de impermeabilização, construção, tintas, coberturas ou paredes.
Apesar de ter um ADN ligado às tintas, a empresa, que soma mais de 60 anos em Portugal, conta com um portefólio que abrange várias áreas e que tem evoluído juntamente com as tendências do mercado.
«Algum público associa muito as tintas só a paredes e a cores/texturas. Eu diria que, em vez de tintas, o conceito já evoluiu para aquilo que é a diversidade de acabamentos de superfícies interiores e exteriores de edifícios, que permitem integrar as tintas decorativas, mas também outros revestimentos com muito protagonismo actualmente, como sejam os pavimentos e outros revestimentos interiores e exteriores para tectos e paredes », explica Gonçalo Carvalho, head of Marketing e head of Target Market Building Finishing da Sika, referindo que os produtos mais vendidos são os revestimentos para pavimentos e para as paredes exteriores.
A empresa encontra-se num crescimento contínuo, destacando-se, nesse campo, a aquisição da multinacional Parex, em 2019. Resultante dessa operação, a Sika explorou um novo mercado, o Building Finishing, onde tem vindo a crescer a dois dígitos.
Para chegar aos clientes, a empresa aposta em pontos de venda da sua marca e parceiros de negócio com experiência no sector. «A angariação de clientes tem sido feita através da criação de relações duradouras com o sector e da partilha de atributos únicos das soluções Sika, alicerçadas na melhoria constante dos seus produtos e do serviço prestado pela nossa marca», afirma Gonçalo Carvalho.
Apesar da preponderância do negócio B2B, a Sika tem alocado esforços à comunicação com o consumidor final, introduzindo o conceito “Sika Consigo”, posicionando-se como um parceiro com soluções para os vários tipos de trabalho.
Para este ano, os objectivos da marca passam por dar continuidade ao crescimento dos últimos anos, consolidando a sua posição no mercado, seja a nível geral ou como em alguns segmentos específicos.
Como descreve o mercado de tintas em Portugal? E como vê a sua evolução?
O mercado de tintas, visto como um mercado de acabamentos de superfícies coloridas interiores e exteriores, tem evoluído para outras abordagens no âmbito da arquitectura, que não se resumem apenas a tintas propriamente ditas. Hoje, este mercado é visto como de acabamentos de edifícios. Existem outros acabamentos que vão além das tintas e que podem ser soluções alternativas muito expeditas, como os microcimentos, os pavimentos confortáveis sem juntas, os epóxis – onde a Sika tem uma alavancada experiência -, os acabamentos bastardos base de cal, com cor incorporada para paredes, sendo que os acabamentos de paredes exteriores têm desenvolvido soluções novas também.
De que forma a Sika acompanhou a evolução desse segmento?
Na Sika, este mercado evoluiu muito, integrando também materiais que proporcionam não só cor, mas texturas com cor ou cores e exigência de desempenho a prazo. E também soluções decorativas, com poliuretanos, com revestimentos acrílicos e até argamassas bastardas para revestimentos que, no caso das fachadas, incluem soluções também impermeabilizantes e soluções de isolamento térmico. A proposta de valor da Sika é, assim, muito ampla e vai muito para lá da simplicidade e limitações das tintas. A nossa proposta é muito atractiva para os arquitectos, promotores imobiliários e particulares neste contexto.
Em 2019, a Sika adquiriu a ex-concorrente Parex, uma multinacional com 23 fábricas no mundo e com muita agilidade no fabrico de acabamentos interiores e exteriores para edifícios. Que resultados gerou esta decisão?
Trouxe-nos mais de mil milhões de euros de negócio a nível global, com a vantagem acrescida de fazermos cross-selling, penetração de mercado e de produto. Por essa razão, a companhia fez emergir um novo mercado-alvo dentro da estrutura organizativa – o Building Finishing -, que está actualmente em franca expansão, sendo já o segundo maior mercado-alvo no universo do volume de negócio da Sika a nível mundial. Em Portugal, em 2020, a Sika cresceu neste mercado a dois dígitos e, em termos de pavimentos, os revestimentos Sikafloor lideram há muitos anos o mercado, com grande preponderância nos epóxis e nos poliuretanos.
Qual é hoje o seu posicionamento?
A Sika resolve vários problemas em simultâneo, pois tem um espectro de soluções muito vasto e com grande inter-relação de produtos e sistemas numa óptica da utilidade excepcional e durabilidade a longo prazo. A nossa venda é muito consultiva e essa é a nossa grande vantagem no mercado, porque resolvemos vários problemas aos clientes com total disponibilidade e proximidade, quer através de aplicadores especializados, quer através de uma rede de retalho formada pela Sika e com mais de 350 pontos de venda física em todo o País. Ao nível estratégico, a companhia desenvolve capacidades dinâmicas que lhe permitem agilizar e implementar boas práticas e reconfigurá-las rapidamente, o que se traduz em vantagens competitivas sustentáveis demonstradas, por exemplo, nas 505 novas patentes registadas nos últimos cinco anos e nos 21 centros tecnológicos globais em todo o mundo.
Quais os mais recentes lançamentos?
Nos pavimentos decorativos com baixos odores durante a aplicação, o Sika Comfortfloor Marble FX é um revestimento de poliuretano elástico e auto-alisante, resistente a UV, que promove efeitos decorativos de mármore, com um acabamento mate e macio, confortável, resistente, sem juntas e de baixa manutenção. Para paredes higiénicas, Sikagard Wallcoat com resistência à limpeza tem grande utilidade no âmbito da pandemia (clean rooms); as soluções de epoxy de base aquosa Sika Multidur WS para pavimentos mais user-friendly com grande resistência ao fogo e baixos odores; e os pavimentos Sika–floor 2640, com menor degradação da cor, permitem uma rápida secagem e utilização.
Ao nível de paredes, destacam-se os revestimentos bastardos SikaMur-150 Pearl à base de cal, já com cor incorporada e impermeáveis, com efeito de pérola para interior ou exterior, para obra nova ou de reabilitação. Destaque também para uma inovação em acabamentos acrílicos coloridos exteriores – Sika Aquasol –, um revestimento contínuo de última geração que repele a água, é descontaminante, reflectivo e com alta resistência à sujidade, que permite o uso de tons mais fortes e mais duráveis.
Ao nível de comunicação, foi lançado o conceito “Sika Consigo”. Em que consiste?
Significa que com Sika “consigo” resolver qualquer problema e “consigo” fazê-lo facilmente, seja profissional ou particular, em vários âmbitos da construção (Sika Consigo pinta, sela, impermeabiliza, reveste, isola, cola, entre tantas temáticas em que temos competências). E este é um lema que define o nosso amplo posicionamento, estreitando simultaneamente relações de trabalho que se pretendem duradouras e que completam as problemáticas associadas a paredes, pavimentos e tectos, enquadrando todos os problemas correlacionados com cor e com o desempenho da cor nas suas superfícies, falando apenas de acabamentos.
A Sika conta com clientes de várias dimensões e segmentos. No caso da área B2C, tem preponderância no negócio?
Cada vez mais a nossa comunicação passa por nos dirigirmos directamente ao cliente final e Sika Consigo manifesta bem essa proximidade. Porém, continuamos a privilegiar as relações comerciais directas com os nossos parceiros de negócio (B2B) que revendem depois as nossas soluções e produtos ao consumidor final, sejam empreiteiros ou lojas de soluções para a construção.
Quais os objectivos para este ano?
O objectivo é alcançar maior penetração de mercado e de produto no universo local nacional, continuando a crescer a dois dígitos em Building Finishing, assim como nos pavimentos. Atingirmos os nossos objectivos de sustentabilidade, partilharmos com o mercado a aplicação das novas e inovadoras soluções que lançamos. Queremos também divulgar, de uma forma abrangente, os atributos “Sika Consigo” a todo o espectro de consumidores.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Tintas”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.