Optivisão: Visão de futuro
Optivisão+ é o nome do novo conceito de lojas da Optivisão, que representa um passo em frente da rede de ópticas no que toca à experiência do consumidor, agora com um novo enfoque na tecnologia como um poderoso auxiliar na prevenção e saúde visual. Por enquanto apenas implementado na loja do ArrábidaShopping, em Vila Nova de Gaia, o conceito Optivisão+ promete moldar a óptica do futuro.
Assente no modelo phygital, a loja piloto Optivisão+ consiste num espaço 300 metros quadrados, com uma área totalmente visível do exterior, semiaberta, com equipamentos tecnológicos e zona de espera, que inclui espaço para crianças com equipamento de rastreio individual para o entretenimento dos mais pequenos e respectivas famílias. O espaço inclui ainda uma área de experimentação e selecção de armações com espelho virtual e tecnologia de exames visuais para personalizar totalmente as lentes prescritas com graduação à centésima, ao invés de quartos de dioptria, como acontecia até agora.
Pensado ao longo de três anos, o novo conceito de óptica pretende trazer uma nova experiência ao cliente através de uma interacção tecnológica e humana mais envolvente. «O retalho de óptica mundial tem sido muito igual ao longo dos anos e, desde que iniciámos o percurso na Optivisão, tínhamos a intenção de trazer um conceito ao sector que espelhasse a evolução que o consumidor tem revelado na última década. Acreditamos que os consumidores procuram uma maior envolvência na experiência em loja, com mais tecnologia e inovação, e foi isso que nos conduziu a este projecto», explica André Brodheim, administrador da Optivisão.
Assim, se numa óptica tradicional estamos habituados a ver as armações e os óculos de sol das marcas mais populares como veículo principal de posicionamento, na loja Optivisão+ o enfoque está nas lentes, no consultório de optometria de última geração e na tecnologia de rastreio visual para potenciar a saúde visual e melhor servir os clientes. Quanto à tecnologia de interacção disponível, serve, acima de tudo, para auxiliar na compra por parte do cliente ou para a equipa da Optivisão apresentar as características dos produtos, bem como o sortido existente. «Na visita à óptica, o cliente está no centro e a equipa de atendimento e de optometria só está focada em prestar um serviço de excelência, daí dizermos que se trata da “tecnologia ao serviço do cliente” e não “o cliente ao serviço da tecnologia”», explana André Brodheim. «O consumidor precisa cada vez mais de fazer uma compra informada e este espaço ajuda muito a que isso aconteça», reitera.
O conceito Optivisão+ arrancou há cerca de um ano na loja da marca no ArrábidaShopping, por cumprir todos os requisitos estabelecidos para esta abertura. «Teríamos de garantir que seria numa localização com muito tráfego, com clientes preocupados com a sua saúde (estamos próximos de um hospital), de classe social média e média- -alta e, preferencialmente, que tivéssemos um histórico de relação e fidelização para conseguirmos medir o sucesso com os indicadores comparativos face ao conceito anterior. Assim, a Optivisão no ArrábidaShopping revelou-se uma escolha adequada», justifica André Brodheim.
De acordo com o administrador da Optivisão, o objectivo da rede de ópticas passa por expandir o conceito, mas de uma forma orgânica, sem apressar o processo. «Antes da expansão, este projecto precisa de tracção no mercado e sucesso nos principais indicadores de vendas. Para isso, temos ainda muito que estudar e, com certeza, de afinar para melhor se ajustar ao quotidiano de quem lá trabalha e de quem nos visita. Contudo, tencionamos, a partir de 2022, ter um plano de expansão delineado para o futuro», adianta o responsável.
A marca de Cristina Ferreira
Além desta novidade, a Optivisão decidiu levar ainda mais longe a parceria com a Cristina Ferreira: em conjunto, lançaram uma nova marca de óculos de sol e armações, que só pode ser encontrada na rede de lojas Optivisão. Lançada no final do ano passado, a marca Cristina Eyewear apresenta uma colecção original e exclusiva, que foi desenhada a pensar nos consumidores mais atentos às últimas tendências de moda.
«O lançamento desta marca foi importante, pois somos a maior rede de ópticas em Portugal e muitos dos nossos clientes são fãs da Cristina Ferreira, o que suscitou mais tráfego nas nossas ópticas. O impacto nas vendas tem sido muito interessante, embora saibamos que ainda estamos no início, pois a marca tem somente seis meses no mercado nacional. Contudo, já apresenta resultados muito interessantes face às restantes marcas presentes na rede», revela André Brodheim.
De acordo com o administrador da Optivisão, o balanço desta parceria não poderia ser mais positivo. «Estamos muito satisfeitos com a parceria que estabelecemos com a Cristina Ferreira. De facto, para além de uma comunicadora de excelência, é também ela própria uma marca com muita força junto do público. Esta parceria tem como principal intenção apoiar a Optivisão na divulgação da importância da saúde visual na qualidade de vida das pessoas e isso tem sido feito com sucesso, através das suas redes de influência», frisa o responsável. E que novidades estão na calha? «Pretendemos que esta parceria seja longa e duradoura e, por isso, temos ainda muito mais para fazer acontecer e que ainda está no segredo dos deuses. Neste momento, pretendemos reforçar a comunicação e presença da marca Cristina Eyewear no mercado e mais para o final deste ano iremos ter mais novidades, mas ainda não podemos revelar», refere André Brodheim.
Além da marca Cristina Eyewear, a Optivisão passou a distribuir já este ano, e em exclusivo no mercado português, a marca Armani Exchange, que, apesar de estar ainda numa fase de lançamento, «já demonstra ter muito interesse por parte dos clientes». As duas marcas juntam-se assim a um portefólio já de si abrangente, onde constam ainda marcas exclusivas como Moss Eyewear (uma linha de originais Optivisão, lançada em 2008), Ted Baker e Benetton.
Serviços à distância
O conceito Optivisão+ e a marca Cristina Eyewear não foram as únicas novidades lançadas pela Optivisão em plena pandemia de Covid-19. Apesar de 2020 ter sido um ano desafiante, «tivemos uma desaceleração do negócio, pois os meses de Abril e Maio foram muito negativos, apesar de termos estado sempre abertos», a marca conseguiu acrescentar 17 novas ópticas à sua rede e apresentou diversos projectos importantes para reforçar o apoio aos seus clientes. É o caso do serviço de optometria à distância, que permitiu aos clientes, em pleno confinamento, e através de contacto telefónico, colocarem questões e tirarem dúvidas antes de se deslocarem às ópticas. «Foi muito positivo, pois conseguimos estar sempre próximos de quem precisou de nós. Recebemos inúmeras chamadas diariamente e resolvemos muitas questões aos nossos clientes sem terem de sair de casa», sublinha André Brodheim.
Além disso, a Optivisão criou alguns serviços ao domicílio, como a entrega de lentes de contacto e também de outros produtos, tais como líquidos, gotas hidratantes e, nalguns casos, óculos. «Apesar de numa dimensão muito inferior ao habitual, este projecto foi um sucesso, pois o nosso principal objectivo nos meses de Março, Abril e Maio foi sempre assegurar um serviço público de excelência e tínhamos de estar disponíveis para fazer tudo o que fosse necessário para o assegurar», conclui.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.