Montepio Crédito: Foco na sustentabilidade
Uma nova solução financeira em que o Montepio Crédito disponibiliza aos seus clientes condições para financiamento da aquisição de viaturas eléctricas e híbridas. Chama-se Eco financiamento e é promovida via parceiros de negócio, bem como directamente ao cliente final.
«A economia verde e a defesa do ambiente em todos os sectores de actividade são actualmente o garante da sustentabilidade. Uma das soluções indispensáveis nos dias de hoje é o recurso à mobilidade eléctrica, nomeadamente a utilização crescente de viaturas eléctricas e híbridas», sublinha Tiago Teixeira, director de Marketing do Montepio Crédito. Ciente desta tendência, o Montepio Crédito, sempre na vanguarda das novas soluções de financiamento em vários segmentos de mercado, criou a marca Eco financiamento, que reflecte o posicionamento da instituição enquanto promotora da defesa do ambiente e como entidade de referência no financiamento de viaturas eléctricas e híbridas.
Para além das taxas competitivas e comissões reduzidas, «o Eco financiamento inclui outras vantagens, como é o caso da oferta de um carregador doméstico e da sua instalação, que permite efectuar o carregamento da viatura com toda a segurança e comodidade, ou, em alternativa, a oferta de um Cartão de Carregamento no valor de 500 euros, que poderá utilizar na rede pública de postos disponíveis», descreve. Estas ofertas de lançamento estão disponíveis desde 1 de Abril até 30 de Setembro de 2021.
Trata-se de uma solução que permite uma poupança nos custos e no ambiente. No actual contexto, Tiago Teixeira não tem dúvidas de que esta oferta responde às necessidades de financiamento de particulares e empresas, de uma forma transversal, considerando a importância e estímulos existentes para a consolidação de soluções de mobilidade verdes.
Assim, o Montepio Crédito vai investir de forma muito relevante em termos de comunicação. «Entendemos que devemos garantir um elevado conhecimento do mundo das vantagens deste produto e que certamente incentivarão mais clientes à adesão de mobilidade sustentável.» Para além de um plano de comunicação incluindo meios above e below, têm também prevista a associação a eventos que contribuam para a promoção e conhecimento desta nova realidade.
Mercado em contraciclo
Apesar de, em 2020, ter havido uma quebra de 35% nas vendas de veículos ligeiros de passageiros, Tiago Teixeira sublinha que «este é claramente um segmento com um comportamento distinto do mercado automóvel no seu geral», bastando para isso analisar a evolução de vendas de veículos eléctricos e híbridos em 2020. «No ano passado, do total de viaturas vendidas, 18,4% foram viaturas nesta categoria, sendo que, no último mês do ano, este valor foi de quase 30%. A procura existe e a necessidade de conversão do parque automóvel é uma realidade incontornável », assegura.
Na perspectiva deste profissional, a transição para a mobilidade eléctrica não é uma opção, mas uma necessidade. «Queremos contribuir para a exequibilidade desta opção para aqueles que pretendem associar uma solução de financiamento.»
Ou não fosse apanágio do Montepio Crédito o lançamento de novos produtos, nas suas diversas vertentes, e a contínua identificação de novas oportunidades de negócio. «São vectores merecedores de uma especial atenção, permitindo ao Montepio Crédito prosseguir o caminho de um crescimento sustentável da sua actividade.»
O mesmo responsável acredita que esta nova oferta, no âmbito da promoção da mobilidade verde, irá reforçar o posicionamento do Montepio Crédito, antes de mais enquanto especialistas em financiamento, nomeadamente automóvel, mas também enquanto entidade que reconhece a necessidade de contribuir para uma sociedade sustentável. E faz notar que, para além do financiamento automóvel, esta empresa portuguesa tem já diversas parcerias com entidades associadas às energias verdes, nomeadamente ao nível de soluções domésticas e industriais.
Em 2021 o Montepio Crédito está focado, assegura o director de Marketing, na prossecução do objectivo de reforço de quota nos diferentes segmentos em que opera, dando uma especial atenção aos temas da sustentabilidade e disponibilização transversal de soluções de financiamento para bens ou equipamentos que contribuam para este desígnio.
Digitalização de processos
A disponibilização de soluções financeiras em contexto digital é, sem dúvida, uma das principais tendências na área do crédito bancário. O Montepio Crédito, através da sua plataforma mycreditech, iniciou já esse processo no final de 2020. «Estamos actualmente a desenvolver um conjunto de plataformas vocacionadas para os nossos parceiros de negócio, que visam a simplificação e digitalização de todo o processo de financiamento end-to-end», conta o mesmo responsável.
O mycreditech assume-se assim como uma plataforma de financiamento inovadora, totalmente online e gratuita, destinada a qualquer pessoa singular, independentemente da sua instituição bancária. Permite ao utilizador obter uma simulação de crédito e proceder à sua contratação num formato 100% digital. Uma solução totalmente ecológica, não exigindo impressão de qualquer documentação e apenas é necessária a digitalização do cartão do cidadão ou chave móvel digital, obedecendo aos mais rigorosos critérios de autenticação. «O mycreditech é uma solução 100% digital», reforça. Aliás, o Montepio Crédito fez uma parceria com a OutSystems para acelerar o seu processo de digitalização. O objectivo é proporcionar aos nossos clientes formas rápidas, cómodas e 100% digitais de subscrição de contratos de crédito, assim como proceder à total digitalização do Montepio Crédito, através de soluções digitais inovadoras, internas e externas, incorporadas nos processos de vendas dos seus intermediários.
«Pretendemos, pois, a digitalização de todo o processo inerente ao crédito, aumentando a automação e melhorando a experiência do utilizador, com impactos muito positivos no aumento da eficiência e na segurança sobre os dados», explana o director de Marketing.
Os resultados desta estratégia estão à vista. As soluções digitais que adoptaram aceleraram, sem dúvida, os processos de solicitação e aprovação de crédito. E deixa um exemplo: «Através da plataforma mycreditech. com, os processos reduziram o tempo de solicitação e aprovação para menos de 30 minutos em vez de um dia ou mais – e são pelo menos 48 vezes mais rápidos.»
Aposta no desporto nacional
O Montepio Crédito fechou um acordo de patrocínio com Patrícia Esparteiro, atleta internacional de karaté que assinou contrato com o Sporting Clube de Braga.
Com o novo apoio, a instituição financeira dedicada ao crédito especializado pretende apostar na promoção do desporto nacional e dos jovens atletas.
«O Montepio Crédito tem como estratégia reforçar o apoio a jovens valores portugueses em áreas como a cultura e o desporto e a Patrícia Esparteiro é, sem dúvida, não direi uma promessa, mas uma jovem certeza do karaté nacional», comenta Tiago Teixeira, director de Marketing do Montepio Crédito.
Patrícia Esparteiro tem 26 anos e soma já uma medalha de Bronze nos Jogos Europeus, num total de cinco medalhas europeias e 14 nacionais. Neste momento, está a trabalhar na qualificação para os Jogos Olímpicos que se vão realizar em Tóquio.
«A Patrícia Esparteiro identifica-se com os valores do Montepio Crédito, de que destaco os princípios fundamentais para o desenvolvimento humano, como a ética e um estilo de vida saudável. Estes são valores muito importantes no karaté, que a Patrícia segue diariamente e que partilha com o Montepio Crédito», acrescenta, lembrando que o Montepio Crédito tem ainda um acordo de patrocínio com o jovem piloto Ricardo Sousa, que em 2020 foi campeão nacional de ralis juniores e vice-campeão nacional de Ralis 2RM.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.