GBSO: Conquistar mercado pela relevância

A GBSO – Global Brands Solutions começou a operar no mercado no início de 2015 e, desde então, têm tido sempre crescimentos muito acentuados a dois dígitos, pela via da inovação e também pelo crescimento dos negócios actuais.

«Neste momento representamos em Portugal em exclusividade 14 empresas estrangeiras, 24 marcas e gerimos mais de 900 produtos», comenta Rita Palma, directora de Marketing e sócia fundadora da GBSO.

A GBSO representa marcas estrangeiras em 13 categorias na área da beleza e bem-estar: cuidado de corpo, rosto, acessórios de beleza, cuidado masculino, bebé, higiene oral, cabelo, depilação, perfumaria, maquilhagem, solares, primeiros socorros e suplementos alimentares. Com origem, na sua maioria, em França, há também as marcas que são provindas de países como Noruega, Espanha e Reino Unido.

Neste percurso desde a sua criação, a empresa tem um momento muito importante que marcou a sua história. Prende-se com o lançamento da sua própria marca de higiene corporal, a Soft & Co. A marca 100% produzida em Portugal chegou ao mercado em Julho de 2017 e este ano ganhou já o prémio de Produto do Ano como linha de corpo Vegan, o que muito orgulha aqueles que a lançaram.

Olhando para trás, Rita Palma recorda que toda a equipa que se juntou em 2014 tinha muita experiência na distribuição e comercialização de marcas de cosmética e higiene pessoal na grande distribuição, era muito unida e tinha muita vontade de trazer coisas novas ao mercado português. Após seis anos no mercado, o balanço não poderia ser mais positivo, espelhado não só no volume de facturação como na confiança e reconhecimento de todos os seus parceiros de negócio, desde os parceiros donos das marcas, passando pelos clientes até aos consumidores finais.

Desde o início da actividade, a GBSO teve um posicionamento de mercado assente em inovação, flexibilidade e grande rapidez de implementação dos projectos. Um conjunto de premissas que lhe tem permitido um grande ritmo de lançamentos, trazendo inovação à grande distribuição. «Esta rapidez e flexibilidade são ainda mais críticas em períodos de crise e incerteza como os que vivemos, o que nos permite fazer um balanço positivo da nossa performance nos últimos meses, continuando a inovar e comprometidos com os nossos valores», comenta Rita Palma.

Com a pandemia a empresa teve um mix de vendas atípico: os produtos de beleza (como a maquilhagem ou a perfumaria) tiveram um natural decréscimo e os de higiene um acréscimo, acompanhando a evolução e crescimento de vendas nos hipers e supermercados, destacando-se a limpeza de corpo (mãos incluídas), depilação e higiene oral.

«O ano que passou e este foram muito atípicos em termos de acções: trocámos as acções em loja por acções e parcerias digitais com os nossos clientes», revela a directora de Marketing. E salienta: «A rapidez e a nossa capacidade de adaptação e dos nossos parceiros foram a chave, não só ao nível do mix de produtos como de formas de comunicar.»

Rita Palma lembra ainda que a pandemia, ao criar diferentes condicionantes nos vários países, veio reforçar a importância de uma abordagem mais local em termos de comunicação: envolvimento em parcerias locais, responsabilidade social, formas de comunicar alternativas, entre outras. «Isto originou que os nossos parceiros se tenham apoiado mais em nós e no nosso know-how do mercado para propor planos de marketing estratégico adaptados à realidade local, como forma de aproveitar algumas oportunidades e maximizar investimentos», revela.

Apesar de continuarem a chegar várias propostas para distribuição de produtos em Portugal e da GBSO estar atenta a todas as oportunidades, o seu enfoque está sobretudo em linhas sustentáveis e/ou relevantes e diferenciadoras para o mercado português. «Esta pandemia veio trazer problemas graves de consumo e performance nos mercados locais de origem e as várias marcas procuram, através da exportação e dos mercados internacionais, colmatar esses retrocessos. Por isso estamos num período de muitas solicitações. Temos que ser muito criteriosos e sobretudo saber escutar o mercado.»

Sucessos de prateleira

A directora de Marketing salienta que são muitos os sucessos ao longo destes seis anos. «Partimos do zero para a representação de 24 marcas em exclusividade no mercado português e o lançamento de uma marca própria. Fomos os primeiros a trazer para a grande distribuição produtos que só havia em canais selectivos, como as máscaras de tecido, produtos específicos para a barba entre outros.»

A responsável destaca, pela dimensão, o lançamento em Portugal da marca Jordan, que desafiou as grandes marcas de higiene oral na grande distribuição, fechando o ano como líder de mercado nas escovas manuais no segmento infantil e impondo-se pela diferenciação como a marca de higiene oral mais sustentável no mercado português, recebendo o prémio de produto do ano.

Um ano que ficou, ainda, marcado pelo lançamento, da marca própria, em Julho, a Soft & Co. «A marca impôs-se no mercado difícil do cuidado corporal, onde concorre com as grandes multinacionais; as vendas têm vindo a duplicar a cada ano e o feedback dos consumidores é espectacular e muito encorajador », assegura. O facto de ser uma marca 100% portuguesa e a sua constante inovação, com uma excelente relação qualidade/preço, têm sido factores críticos de sucesso.

O primeiro prémio que a empresa recebeu, em 2020, foi o de Produto do Ano, como o melhor creme corporal. Agora, em 2021, recebeu o de melhor linha de corpo Vegan. Tratam-se de reconhecimentos que enchem de orgulho os responsáveis da GBSO. Rita Palma destaca ainda o projecto das marcas sustentáveis que tem vindo a ser desenvolvido desde o início da empresa, que é tornar acessível uma série de produtos sustentáveis (eco, orgânico, vegan) a todos os consumidores, seja ao nível de pontos de vendas, quer ao nível do posicionamento de preço. «Neste momento já temos uma oferta de marcas e categorias significativa e é por essa área que temos trazido a inovação.»

Cada parceiro com as suas necessidades

A directora de Marketing e sócia fundadora da GBSO assegura que o que garantem aos parceiros é um comprometimento total com as marcas e serviços que têm no portefólio. «Proporcionamos aos parceiros de negócio soluções integradas com padrões de excelência na distribuição das suas marcas não alimentares no mercado português, com abordagem inovadora, altamente eficiente e eficaz para atingir um elevado nível de compromisso com os seus consumidores.»

Tudo com uma equipa assente em valores como paixão, eficácia, determinação, eficiência, confiança, criatividade, ética e comprometimento. «Oferecemos a nossa longa experiência no mercado português, contribuindo para o crescimento de marcas internacionais em Portugal, valorizando parcerias fortes e de longo prazo. Conhecimento sobre categorias, marcas e organização interna de diversos parceiros internacionais.» Além disso, garantem uma excelente presença e distribuição no mercado português, bem como o trabalho com os melhores ao nível da distribuição multicanal, dando ao parceiro a melhor cobertura possível do mercado. «Tudo isto com uma transparência total numa política de parceria», garante.

Para além dos serviços de distribuição exclusiva de marcas em Portugal, também apoiam na prestação de serviços de marketing, qualidade e logística. O modelo é adaptado a cada parceiro consoante a marca, posicionamento e as suas necessidades no mercado, garante Rita Palma.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.

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