CTT: Parceiros na transformação digital

Os CTT posicionam-se como um dos principais players para ajudar as empresas portuguesas a fazerem a sua transformação digital e acreditam que têm o portefólio mais completo do mercado.

«Este portefólio inclui soluções que vão desde garantir a presença online das empresas através do CTT Criar Lojas Online, passando pelo CTT Logística, às soluções de Pagamentos ou de Publicidade, permitindo às empresas ter um parceiro único capaz de as apoiar de forma integrada em toda a cadeia de valor», enumera Alberto Pimenta, director de e-Commerce dos CTT.

Com o serviço de Entregas Expresso os CTT asseguram a componente logística de distribuição dos clientes empresariais para outras empresas ou consumidores particulares. Os serviços expresso dos CTT permitem as opções Expresso para Hoje, Expresso para Amanhã e Expresso em 2 Dias.

Já com foco nas necessidades dos clientes finais e em particular daqueles que compram online, existe a oferta CTT Expresso e-Commerce. Trata-se de uma plataforma de serviços modular, flexível, dinâmica e interactiva. Esta oferta «confere aos clientes online a melhor experiência ao nível das entregas: com data e hora preditiva (dia/hora certos e janelas horárias de recolha e entrega); visibilidade e interactividade informativa (notificações por SMS e email sobre o estado da entrega, contacto telefónico com estafeta, possibilidade de alteração do percurso da encomenda em termos de hora ou local de entrega); e conveniência, mediante a disponibilização de mais opções de locais de entrega e de soluções de devolução», explica Alberto Pimenta.

Já numa perspectiva mais local e urbana, os CTT dispõem, e no âmbito da oferta Expresso para Hoje, de um serviço de instant delivery ou delivery on demand, de entregas rápidas em menos de duas horas assente na app CTT Para Hoje online, com live tracking que permite ao cliente seguir o objecto através do smartphone.

Para facilitar o processo de recepção de correspondência e encomendas, os CTT disponibilizam os serviços Nova Morada, Alterar Morada, Alterar Entrega e Cacifos 24H.

Ao todo, os CTT contam já com 75 Cacifos 24H, localizados em plataformas de transporte intermodais, centros comerciais, campus universitários, redes de retalho físico ou empresas. Esta solução permite que os clientes possam levantar as suas encomendas, em cacifos colocados em locais de grande circulação, disponíveis para recolha até 24 horas por dia, todos os dias da semana.

«Os locais públicos são seleccionados tendo em conta a jornada diária dos potenciais clientes», explana o responsável.

Os Cacifos 24H destinam-se a quem compra e vende online, a quem prefere gerir o seu próprio tempo e a quem está familiarizado com as novas tecnologias. Todo o processo é automatizado e gerido por um sistema de reserva integrado nas operações dos CTT.

Transformação do CTT Comércio Local

Com a pandemia surgiram – com a chancela dos CTT, do marketplace Dott (participada CTT) e de várias entidades municipais – versões digitais das habituais feiras físicas que decorrem por todo o País, possibilitando aos produtores e expositores de feira o posicionamento dos seus produtos. Desta forma, asseguram a sua promoção e escoamento de forma directa para o consumidor final, com a logística de entrega ao domicílio a ser assegurada pelos CTT.

Os CTT lançaram desde o início da pandemia vários serviços e campanhas para empresas, permitindo que estas continuem, em segurança, a gerir os seus negócios remotamente e em contexto cada vez mais digital. Estes serviços têm por objectivo último quebrar algumas das barreiras à evolução da digitalização e venda online, garantindo a exposição de produtores e comerciantes em plataformas nacionais de e-Commerce e facilitando o processo logístico subjacente.

Um desses serviços foi o Comércio Local. Trata-se de um serviço de compra e venda online suportado por uma plataforma digital geolocalizada, dinamizada em articulação com os municípios, que assegura também aqui todas as componentes transaccionais de compra e venda dos comerciantes e clientes finais, num contexto de marketplace.

Para os comerciantes as vantagens passam por terem um novo canal de vendas que permite a angariação de novos clientes e de rendimentos complementares à loja física; uma solução completa e extremamente simples de utilizar com extrema facilidade na criação da loja, dos produtos e na recepção e confirmação de encomendas; apoio no processo de onboarding; e integração assegurada com os meios de pagamento e sistema de entregas dos CTT.

Por outro lado, e por todo o País, os CTT têm ajudado na criação de lojas online. A oferta das lojas online permite às PME criarem lojas virtuais individualizadas com integração de todas as componentes transaccionais de pagamentos, recolhas no produtor/ /comerciante e entregas ao domicílio.

Os CTT têm prestado apoio para agilizar a transição dos lojistas para o digital. «Alguns lojistas têm apresentado algum receio, mas a simplicidade que esteve presente no desenvolvimento dos serviços e o apoio prestado tem ajudado a ultrapassar estas barreiras e a tornar a utilização um sucesso.»

Neste momento há 1825 lojas registadas que responderam por mais de 78 mil produtos transaccionados distribuídos em mais de 40 mil entregas. De realçar que todos os distritos, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, apresentam lojas online criadas na plataforma dos CTT.

Com o confinamento os clientes recorrem mais ao e-Commerce para entregas no domicílio, estando os CTT a trabalhar com níveis de peak season desde o início da pandemia e tendo sido necessário ajustar o processo operacional aos vários níveis da empresa: operações, recursos físicos, distribuição, serviço ao cliente, sistemas de informação.

Essa adequação dos recursos está em constante avaliação, conforme as necessidades. Os CTT expandiram a capacidade implementando mais dias de trabalho, nomeadamente aos sábados e feriados, para garantir as entregas. Foram contratadas várias dezenas de trabalhadores para responder ao elevado volume de tráfego. Aumentaram o número de centros onde se pode realizar o tratamento destes objectos, em alguns períodos o processamento de encomendas é também realizado nos sete dias da semana.

O crescimento do comércio electrónico coloca pressão na cadeia logística, sobretudo no que diz respeito ao last mile, mas os CTT têm sabido adaptar-se a estes desafios e novas tendências e, acima de tudo, às novas exigências dos clientes.

Com a solução de e-fulfillment, CTT Logística, conseguem apoiar as PME com um serviço online para a gestão logística, onde tratam de toda a parte logística destas empresas, do armazenamento à entrega, para que as empresas possam estar focadas no seu negócio e no cliente.

Por outro lado, também a preocupação com a sustentabilidade é importante e uma prioridade para os CTT. «Sentimos que há uma pressão cada vez maior por parte dos nossos clientes na procura de produtos e serviços menos poluentes e carbonicamente neutros. Assim, é de esperar uma evolução positiva a este nível», vacticina o director de e-Commerce dos CTT.

Para o futuro, «os CTT pretendem continuar a liderar o desenvolvimento do ecossistema do e-Commerce em Portugal e acreditamos que temos a melhor oferta para o fazer», finaliza o mesmo responsável.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “E-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.

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