Cada português perde 28€ mensais com o seu desperdício alimentar

O desperdício alimentar custa 28 euros mensalmente a cada português, em média. Esse valor aumenta quando a resposta é dada pelos inquiridos entre os 18 e os 24 anos, chegando aos 33 euros mensais. Estes valores foram apurados num estudo desenvolvido pela Appinio para a Too Good To Go, aplicação que permite que os consumidores salvem refeições de restaurantes, supermercados ou mercados, a um preço reduzido.

Fazendo as contas ao ano, as más práticas de gestão alimentar resultam num desperdício de 336 euros por ano, um valor que na faixa etária entre os 18 e os 24 anos sobe para os 396 euros. Considerando a população total nacional o desperdício alimentar cifra-se nos 3,36 mil milhões de euros.

Na verdade, segundo o mesmo estudo, o aumento do custo de vida aumentou também a consciência quanto à necessidade de evitar gastos desnecessários. Daí que 55,7% dos inquiridos se assumam muito mais atentos aos alimentos que consomem. Apenas 14,3% das pessoas não mudaram os seus hábitos, na sequência da espiral inflacionista. 75% dos portugueses admitem que os preços mais elevados tiveram como resultado a diminuição dos desperdícios, bem como uma percepção do real valor dos produtos alimentícios.

Um cuidado que, de resto, resultou num aumento da utilização das soluções Too Good To Go. Segundo comunicado da app, até Julho deste ano subiu o número refeições salvas, num incremento de 46,6%, quando comparado com os primeiros 7 meses de 2022. Nesse período, cresceu também o total de inscritos na aplicação (mais 37,8%).

«Os portugueses estão cada vez mais atentos relativamente ao desperdício alimentar. E este período de regresso às aulas é uma óptima oportunidade para nos focarmos na poupança, seja a nível orçamental, seja na forma como a comida é aproveitada. Devemos estar sensibilizados para os tempos complexos que vivemos. É que, se sabemos que vamos ter mais gastos com os mais novos, então encontremos alternativas, por exemplo, nos nossos comportamentos alimentares. Cientes dos impactos que trará, por exemplo, para a nossa carteira e, numa perspectiva mais alargada, para o planeta», comenta María Tolentino, Country Director da Too Good To Go.

A app chegou a Portugal em Outubro de 2019 e conta já com mais de 1,6 milhões de utilizadores e mais de 3.900 estabelecimentos. No total esta comunidade já salvou mais de 3 milhões de Surprise Bags por todo o País.

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